Depois de apresentar a nova geração do RAV4 no final do mês de maio, a Toyota já prepara o próximo passo para sua linha de SUVs híbridos. A marca trabalha em um novo modelo com design cupê, que deve marcar o retorno do Venza (novamente) ao mercado norte-americano em 2027.
Segundo informações do site japonês Best Car, a ideia da Toyota é oferecer uma alternativa mais sofisticada do RAV4 tradicional e aproveitar a base do modelo para posicioná-lo acima. A nova geração do Venza também deve permanecer baseada no famoso Harrier, SUV vendido no Japão que compartilha plataforma e parte dos componentes com o RAV4.
Uma projeção divulgada pelo perfil do Instagram @theottle dá uma noção do que podemos esperar da nova geração do Venza/Harrier, diante da nova identidade visual da Toyota em seus carros.

O Toyota Venza e o Toyota Harrier são, na prática, o mesmo carro, só que destinados a mercados distintos. O Harrier é o nome usado no Japão, onde o modelo existe há décadas como uma opção mais refinada que o RAV4. Já Venza é adotado para esse mesmo SUV quando à venda na América do Norte.
A segunda geração do Venza, lançada em 2020 nos EUA, nada mais é do que o Harrier japonês rebatizado, com leves ajustes visuais e uma proposta mais voltada ao público americano. Ambos compartilham a mesma base (TNGA-K), o mesmo conjunto híbrido e até o interior. A principal diferença está no nome e em alguns pacotes de equipamentos específicos de cada região em que é comercializado.
![Toyota Harrier [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/toyota_harrier_587_edited-1066x800.jpg)
Desta forma, não devemos esperar muitas diferenças entre a nova geração do Harrier e do Venza. O Harrier deve estrear com visual mais fluido e estilo cupê, entre-eixos de 2,77 metros (80 mm a mais que o atual) e um teto mais baixo, com 1,55 m de altura. O comprimento total ficará em 4,75 metros, o que aproxima o SUV de modelos como o Mercedes-Benz GLC Coupé e o BMW X4.
Por dentro, a proposta também será mais premium. São esperadas melhorias no acabamento, painel com tela de 12,9 polegadas e recursos de conectividade mais avançados, com atualizações remotas e novos equipamentos de segurança.

No Japão, a nova geração do Harrier deverá adotar um inédito motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com opções híbrida e híbrida plug-in. Ainda não há confirmação se essa motorização chegará aos Estados Unidos, mas é provável que o novo Venza continue sendo oferecido apenas como híbrido, assim como o RAV4.
A previsão inicial era lançar o novo Venza em 2026, mas atrasos causados por um escândalo de segurança envolvendo a Toyota no Japão acabaram adiando o cronograma. Agora, a estreia está prevista para 2027, quando o atual Venza já terá completado sete anos de mercado.
Trajetória não tão feliz
O Toyota Venza tem uma trajetória um tanto instável nos Estados Unidos. Lançado originalmente em 2008 como um crossover entre sedan e SUV, o modelo foi descontinuado em 2015 por conta das baixas vendas e da dificuldade em se posicionar no mercado.

Mas em 2020, a montadora japonesa decidiu ressuscitar o nome Venza como um SUV exclusivamente híbrido, baseado no Harrier japonês — com visual mais refinado e interior mais sofisticado que o RAV4, mas sem versões a combustão ou com tração traseira.
Essa segunda geração, no entanto, também não teve o desempenho esperado em vendas e foi retirada do mercado norte-americano no final de 2024. A saída abre espaço para o Crown Signia, SUV maior e também híbrido que assumiu o posto como opção mais premium dentro da linha da marca.
Acha que a volta do Venza vai dar certo agora? Deixe sua opinião nos comentários!



