A Fiat do Brasil vai soprar as velinhas de 50 anos no ano que vem. Além de ser uma data recheada de comemorações, a marca vai iniciar um intenso processo de renovação que terá como seu principal protagonista o Fiat Grande Panda, chamado internamente de novo Uno 2026. E agora contamos tudo que já sabemos sobre o modelo no Brasil.
Uno ou Panda?
A Fiat ainda não oficializou o nome do seu novo hatch compacto aqui no Brasil. Contudo, indícios mostram que o nome novo Uno pode ser usado. Ou até mesmo Grande Uno, seguindo o que foi feito na Europa. O batismo Panda ou Grande Panda foi descartado, assim como Argo.
Entretanto, durante uma coletiva de imprensa, Frederico Battaglia, diretor da Fiat no Brasil, afirmou que o nosso país tem autonomia para escolher os nomes que quiser para seus carros, incluindo resgatar algum clássico. Para não confundir os modelos, trataremos nesse texto o modelo brasileiro como novo Uno 2026 e o modelo europeu como Grande Panda.

Motores totalmente diferentes
Enquanto na Europa o Fiat Grande Panda usa motores de origem PSA, por aqui ele terá outro conjunto. No Velho Continente ele traz o 1.2 PureTech três cilindros turbo com sistema semi-híbrido entregando 101 cv ou 110 cv, a depender da versão. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou de dupla embreagem com seis velocidades.
Aqui no Brasil, o novo Fiat Uno 2026 terá motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque. A segunda opção será o 1.0 T270 três cilindros turbo já com sistema semi-híbrido entregando 130 cv e 20,4 kgfm. No modelo aspirado, câmbio manual de cinco marchas, enquanto o turbo fica com o automático do tipo CVT.

O motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque não é a prioridade para o novo Fiat Uno 2026 brasileiro, mas pode pintar como uma alternativa de mais cilindros. Afinal, esse motor será usado pelos irmãos de plataforma feitos pela Peugeot e Citroën. Versão elétrica também pode ser produzida por aqui.
Plataforma de C3
O Fiat Grande Panda é produzido sobre a plataforma modular Smart Car. Hoje, a base é usada por Citroën C3, Basalt e Aircross, além do Opel Frontera. Em sua versão mais sofisticada, a CMP, ela dá vida a Peugeot 208 e 2008, além do futuro nacional Jeep Avenger e vários modelos gringos como Opel Corsa, DS 3 e Alfa Romeo Junior.

Visual não vai mudar
Já reparou que a reestilização de Toro e Cronos apresentou elementos verticalizados e luzes em formato de pixel? O culpado é o Grande Panda. Ele determinou como será o estilo de todos os novos carros da Fiat daqui para a frente. Para o Brasil, a parte externa mudará apenas em detalhes.
O nome Panda estampado diretamente no metal na lateral será abolido. Além disso, há chances de que os logotipos da Fiat sejam centralizados no modelo nacional, visto que o gringo os colocou deslocados. Inclusive, a Fiat pode usar o logotipo na traseira feito como um emblema, não estampado no metal.

Por dentro, tudo será alterado. Segundo clínicas feitas com clientes potenciais da marca, a cabine foi considerada infantil demais. Isso é culpa dos detalhes em verde neon e dos plásticos em azul marinho estilo Ford Maverick. Para o Brasil, tons de preto e cinza vão dominar.
Além disso, a manopla de câmbio igual à dos modelos elétricos da Peugeot será trocada pela nova manopla da Fiat Toro. Outra alteração será no freio de estacionamento, que é eletrônico no Grande Panda, enquanto no novo Fiat Uno 2026 será tradicional. Esperamos que a faixa de tecido no painel permaneça. A qualidade dos plásticos será igual.

Ansioso pela chegada do novo Fiat Uno / Grande Panda em 2026 no Brasil? Conte nos comentários.



Pelo que fiquei sabendo o carro está vendendo muito bem na Europa. Porém é preferido por consumidores que querem mais a utilidade, carros de passeio mais arrojados com Polo e Clio ainda são as preferências do público mais familiar. Os motores PureTech franceses estão sendo um problema por lá, e câmbio automatizado no Brasil é bucha, nem chance mesmo por aqui, e ainda bem. Agora o design, não gostei muito, os escritórios de engenharia da Fiat do Brasil são muito bons e talentosos, poderiam deixá-los “brincar” bastante no visual, só teríamos a ganhar com isso.
Estou anciosa pela chegada, será minha proxima aquisição na Fiat, aliás de onde são todos os carros desde que comecei a dirigir. Obrigada Fiat
Quanto custa o fiat panda