O Volkswagen Atlas é um SUV extremamente famoso na América do Norte que nunca deu nem os pés no Brasil. Acima do Tiguan, ele é um SUV gigante de três fileiras que ainda está com o visual e interior desatualizado em relação a outras linhas da montadora. Mas ele vai mudar em breve, como a marca já apresentou imagens do modelo camuflado que estreia oficialmente em abril, no Salão de Nova York de 2026.
Inspiração chinesa
Mesmo sob forte camuflagem, já dá para perceber que a nova geração do Atlas seguirá a mesma base do SUV chinês da Volkswagen, o Teramont Pro. As proporções praticamente não mudam, com o entre-eixos tendo 2,98 metros, o mesmo da geração atual, e até o teto será mantido. A diferença está nas chapas externas, todas redesenhadas.
Na dianteira, o SUV adota uma grade dividida de grandes dimensões que vem junto com faróis de LED com assinatura em formato de C. O para-choque traz entradas de ar verticais. Ou seja, adota justamente a nova identidade visual global da marca, porém ainda com aquela cara parruda do Atlas, como os farois bem largos.

Nas laterais, podemos perceber as molduras plásticas nas caixas de rodas e para-lamas mais musculosos. A linha de cintura sobe em direção à traseira. A parte traseira segue escondida, mas já é possível notar um aerofólio integrado e uma provável barra de LED unindo as lanternas.
Interior deve seguir outros modelos
Por dentro, a Volkswagen ainda não divulgou imagens, mas a expectativa é que o Atlas tenha o mesmo conceito do Teramont Pro. Isso significa painel digital, uma bela central multimídia flutuante de 15 polegadas e até uma tela dedicada ao passageiro, uma tendência da própria Volkswagen.
Motor de Jetta GLI atualizado

Na parte mecânica, a nova geração do Atlas vai usar a plataforma MQB Evo, uma evolução da arquitetura já conhecida do grupo, que dará origem aos modelos nacionais de nova geração por aqui, como o T-Cross e Nivus, mais para o final da década.
Com isso seu motor será o 2.0 EA888 Evo5, geração mais recente do quatro-cilindros turbo que também equipa o Tiguan em alguns mercados. Nos Estados Unidos, a versão mais forte desse motor entrega 268 cv e 35,6 kgfm de torque. No Teramont Pro chinês, o torque pode chegar perto de 40 kgfm. Hoje, o modelo atual usa o EA888 evo4 com 269 cv e 37,7 kgfm.
E você, gostaria de ver o Volkswagen Atlas em nosso mercado? Deixe seu comentário!




