O segmento de carros elétricos acessíveis está repleto de opções e vai ganhar mais um componente em breve. O que acontece é que um protótipo do Volkswagen T-Cross elétrico foi visto em testes. Os executivos da fabricante esperam que seu lançamento ocorra já em 2026 e ele terá a companhia do ID. Polo, o hatch compacto também movido a bateria. Será que algum deles virá para cá?
Batizado de ID. Cross, o SUV compacto foi visto pela equipe do Carscoops. Mesmo com a camuflagem pesada, já dá para ter noção de como ele será. Em relação ao tamanho, o novato contará com cerca de 4,16 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 m de altura. Além disso, o SUV será fabricado a partir da plataforma MEB+.
Visualmente, o Volkswagen T-Cross elétrico terá o mesmo estilo da variante a combustão que os brasileiros tanto amam. Ele opta por linhas mais retas, ar quadrado e pegada robusta. A iluminação dianteira e traseira deverá ser interligada, item que está na moda hoje. Para-choques encorpados, capô amplo, linha de cintura alta e janelas amplas vão compor seu visual.

Humilha modelos brasileiros
As rodas terão cerca de 21 polegadas. Internamente, o ID. Cross vai se destacar pelo ar futurista e pelos diversos itens de série. O público pode esperar por painel de instrumentos digital, ampla central multimídia e diversos botões físicos. Em relação ao espaço interno, o SUV apresentará cabine ampla e porta-malas de 450 litros.
Ele terá ainda um espaço abaixo do banco traseiro com cerca de 40 litros e mais o frunk, o porta-malas dianteiro, com 25 litros. Ou seja, o Volkswagen T-Cross elétrico terá mais espaço para bagagens do que os modelos a combustão como o T-Cross e o Nivus vendidos no Brasil. Outra diferença entre eles tem a ver com o acabamento.

A variante elétrica apostará em materiais mais sofisticados e que denotam maior qualidade. Os plásticos deverão aparecer em pequenas regiões. O conceito apresentado este ano tinha uma pegada de spa, mas isso não deve se repetir na variante a ser produzida em larga escala. Carregador de celular por indução e diversos porta-objetos atrairão olhares.
E o conjunto mecânico?
Sob o capô, o Volkswagen T-Cross elétrico terá um motor de 211 cv e tração dianteira. A bateria não teve sua capacidade divulgada. Contudo, os engenheiros da montadora confirmaram que sua autonomia pelo ciclo WLTP será de 420 km. Versões mais mansas são esperadas, assim terão valores mais acessíveis.
Tanto o ID. Cross quanto o ID. Polo serão lançados oficialmente no próximo ano e eles terão preços nos arredores de US$ 30 mil, ou cerca de R$ 160 mil. Ainda não há confirmação da vinda deles para o Brasil. Por aqui, o T-Cross elétrico seria um rival direto do BYD Yuan Plus e ficaria abaixo do ID.4.


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