Destaque Novidades

Subaru Crosstrek quer ser SUV, não mais Impreza aventureiro

Já chamado de Outback Sport, Impreza XV ou somente XV, novo Subaru Crosstrek quer se separar do irmão hatch
Subaru Crosstrek [divulgação]
Subaru Crosstrek [divulgação]
Compartilhar

Em uma tentativa de separar o Impreza de sua versão aventureira, a Subaru lançou a nova geração do Crosstrek totalmente apartada do irmão. Vendido no passado como Outback Sport, Impreza XV, XV ou também como Crosstrek, o modelo agora é tratado como SUV de entrada da marca japonesa.

A fórmula é exatamente a mesma de Fiat Pulse/Fastback em relação ao Argo ou de Volkswagen Nivus para o Polo: transformar um hatch em SUV. Só que dessa vez a Subaru tratou de diferenciar o modelo ainda mais em relação ao antecessor, tanto que o novo Impreza ainda não foi lançado e não tem sinal de que chegará tão cedo.

As medidas são praticamente idênticas à da geração anterior do Crosstrek (vendida no Brasil como XV), já que a plataforma foi mantida. O comprimento cresceu, mas em míseros 1,5 cm. Ele tem 4,48 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,58 m de altura. São medidas que o colocam no mesmo porte de um Jeep Compass, apesar de ser um pouco mais baixo.

Subaru Crosstrek [divulgação]
Subaru Crosstrek [divulgação]
Debaixo do capô ele conta com o mesmo motor 2.0 e-Boxer quatro cilindros híbrido de antes, só que sem números de potência ou torque divulgados. Haverá também um motor menor que o 2.0 para alguns mercados, enquanto os EUA seguirão com o 2.5 boxer de antes. Para todas as variantes, a transmissão é automática do tipo CVT.

Hatch aventureiro ou SUV?

O visual é moderno, com faróis bem finos integrados à grade frontal por um bigode cinza. Por falar na grade, ela é formada por colmeias grandes que chegam a invadir o para-choque. Molduras pretas ganham destaque na dianteira ao ladear a luz de neblina. Nas laterais, os plásticos ajudam a dar uma sensação de robustez.

Subaru Crosstrek [divulgação]
Subaru Crosstrek [divulgação]
Por ser derivado de um hatch médio, o Subaru Crosstrek tem visual traseiro mais esportivo. O teto desce suavemente e o vidro traseiro é um tanto quanto inclinado para um SUV não cupê. As lanternas ganharam desenho mais interessante, com parte interna fomrando uma lança como no Forester.

A cabine ganhou linhas mais modernas, com central multimídia vertical dominando toda porção central. Um contraste com o painel de instrumentos parcialmente digital. Console central novo elevado traz tecido da manopla de câmbio imitando fibra de carbono. Vendas do modelo no Brasil ainda são dúvida, vista a pouca movimentação da CAOA com a Subaru por aqui.

Subaru Crosstrek [divulgação]
Subaru Crosstrek [divulgação]

>>Quer saber do que o Subaru WRX STI é capaz? | Vídeo

>>Subaru Forester e XV ganham motor híbrido e partem de R$ 193.900

>>CAOA lança óleo e amplia negócios além de Chery, Hyundai e Subaru

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa