Home » Destaque » Sucessor do Ford EcoSport ganha motor 1.0 turbo de 170 cv

Destaque

Sucessor do Ford EcoSport ganha motor 1.0 turbo de 170 cv

Ford Puma ST Powershift, sucessor do EcoSport,  traz o motor 1.0 mais potente em produção no mundo com 170 cv

3 min de leitura

Batendo seu próprio recorde, a Ford revelou o motor 1.0 mais potente do mundo debaixo do capô do sucessor do EcoSport. Com impressionantes 170 cv, o novo Puma ST Powershift chega como uma nova opção para a variante esportiva do SUV compacto europeu. 

Até então, o motor 1.0 mais potente do mundo era o EcoBoost da Ford com 140 cv usado no New Fiesta. Contudo, a nova variante do três cilindros turbinado ganhou sistema micro-híbrido. Com a adição de um pequeno motor elétrico de 10 cv que reduz o esforço do 1.0 três cilindros, a Ford pode chegar aos números mais altos.

São impressionantes 170 cv e 25,3 kgfm de torque. Isso significa que ele é mais potente e tem quase o mesmo torque que o motor 1.4 TSI da Volkswagen, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. No Brasil, o 1.0 turbo mais potente é o da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm, exatos 40 cv e 4,9 kgfm a menos que o motor da Ford.

Ford Puma ST Powershift [divulgação]
Ford Puma ST Powershift [divulgação]

Para quem não gosta de 1.0

Vale lembrar que o Ford Puma ST segue sendo oferecido também com motor 1.5 EcoBoost três cilindros turbo de 200 cv e 32,6 kgfm de torque. A nova versão ganha o sobrenome Powershift porque é equipada somente com a transmissão de dupla embreagem com sete marchas, diferente da que já foi usada no EcoSport.. O 1.5 pode usar câmbio manual.

Apesar de menos potente, ele não faz feio. São precisos 7,4 segundos para atingir os 100 km/h – apenas 0,6 segundo mais lento que o modelo 1.5 turbo. Em compensação,  tem média de consumo de 15,9 km/l considerando trechos de cidade e de estrada. Fora o motor, não foram feitas modificações extras em relação ao Puma ST padrão. 

EcoSport
Ford Puma ST Powershift [divulgação]
Apresentado em 2020, o sucessor do EcoSport não recebeu mudanças visuais e nem chances de chegar ao Brasil. Ele segue com o mesmo estilo já presente no ST 1.5. Isso inclui para-choques exclusivos com aberturas de ar maiores, plásticos pretos substituídos por elementos na cor da carroceria, interior escurecido com detalhes em vermelho, volante com base reta e bancos concha.

>>Esse é o EcoSport que a Ford jogou fora e nunca lançou

>>Antes do Yuan Plus, BYD clonou e eletrificou o Ford EcoSport

>>Ford Bronco Sport vira viatura no litoral de SP

YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar