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Sucessor do Ford EcoSport ganha motor 1.0 turbo de 170 cv

Ford Puma ST Powershift, sucessor do EcoSport,  traz o motor 1.0 mais potente em produção no mundo com 170 cv

EcoSport
Ford Puma ST Powershift [divulgação]

Batendo seu próprio recorde, a Ford revelou o motor 1.0 mais potente do mundo debaixo do capô do sucessor do EcoSport. Com impressionantes 170 cv, o novo Puma ST Powershift chega como uma nova opção para a variante esportiva do SUV compacto europeu. 

Até então, o motor 1.0 mais potente do mundo era o EcoBoost da Ford com 140 cv usado no New Fiesta. Contudo, a nova variante do três cilindros turbinado ganhou sistema micro-híbrido. Com a adição de um pequeno motor elétrico de 10 cv que reduz o esforço do 1.0 três cilindros, a Ford pode chegar aos números mais altos.

São impressionantes 170 cv e 25,3 kgfm de torque. Isso significa que ele é mais potente e tem quase o mesmo torque que o motor 1.4 TSI da Volkswagen, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. No Brasil, o 1.0 turbo mais potente é o da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm, exatos 40 cv e 4,9 kgfm a menos que o motor da Ford.

Ford Puma ST Powershift [divulgação]
Ford Puma ST Powershift [divulgação]

Para quem não gosta de 1.0

Vale lembrar que o Ford Puma ST segue sendo oferecido também com motor 1.5 EcoBoost três cilindros turbo de 200 cv e 32,6 kgfm de torque. A nova versão ganha o sobrenome Powershift porque é equipada somente com a transmissão de dupla embreagem com sete marchas, diferente da que já foi usada no EcoSport.. O 1.5 pode usar câmbio manual.

Apesar de menos potente, ele não faz feio. São precisos 7,4 segundos para atingir os 100 km/h – apenas 0,6 segundo mais lento que o modelo 1.5 turbo. Em compensação,  tem média de consumo de 15,9 km/l considerando trechos de cidade e de estrada. Fora o motor, não foram feitas modificações extras em relação ao Puma ST padrão. 

EcoSport
Ford Puma ST Powershift [divulgação]
Apresentado em 2020, o sucessor do EcoSport não recebeu mudanças visuais e nem chances de chegar ao Brasil. Ele segue com o mesmo estilo já presente no ST 1.5. Isso inclui para-choques exclusivos com aberturas de ar maiores, plásticos pretos substituídos por elementos na cor da carroceria, interior escurecido com detalhes em vermelho, volante com base reta e bancos concha.

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