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SUVs 0 km são piores para o mundo que carros velhos

Sucesso de vendas atualmente, os SUVs ainda poluem bastante o meio ambiente, por mais que tenham modificações para emitir menos gases
Chevrolet Tracker Midnight 2024 [divulgação]
Chevrolet Tracker Midnight 2024 [divulgação]
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Hoje nas ruas, os modelos mais vistos são os SUVs, sejam eles compactos, médios ou grandes. Por isso, não se pode negar que o carro mais altinho conquistou de vez o público. Mesmo com diversas opções diferentes nas categorias, eles possuem um problema comum: eles são mais poluentes e prejudiciais ao mundo do que carros de passeio com 10 anos de uso.

Quem chegou nesta conclusão foi um estudo realizado pelo grupo de campanha climática Possible. Os integrantes da equipe puderam entender que as emissões desses modelos são maiores até do que comparada com modelos mais velhos. O relatório teve como base o padrão de vida do público inglês.

No relatório, foi comprovado que quem tem a renda mais alta, opta por comprar um SUV, ao invés de um carro elétrico e roda mais quilômetros diariamente do que alguém com renda mais baixa. Dessa forma, as emissões de gases poluentes acabam por serem mais elevadas. Ainda nesse estudo, foi percebido que o número de SUVs circulando nos bairros do Reino Unido subiram notavelmente nos últimos anos, atingindo a marca de mais de um terço das vendas de veículos.

Honda HR-V Touring [divulgação]
Honda HR-V Touring [divulgação]

SUVs vendem muito no mundo todo

É inegável que desde 2015 até hoje, a categoria de carros com carroceria mais alta só subiu e ganhou cada vez mais integrantes. Atualmente, existem montadoras que oferecem mais de uma opção desses modelos em seu portfólio. Com o objetivo de diminuir essa alta das emissões, o grupo ambiental sugeriu que fosse criado um imposto diferente, o qual cobriria dos condutores desses veículos uma taxa maior do que a de modelos mais velhos.

Outra ideia da equipe da Possible, é que os motoristas de SUVs paguem uma taxa de estacionamento maior do que a de modelos com até 10 anos de fabricação. Isso serviria de estímulo para a compra de modelos com menos emissão de gases nocivos e também um incentivo na procura por automóveis elétricos ou híbridos.

Jeep Renegade sem nome [Auto+/ João Brigato]

O que você achou do resultado desse estudo? Prefere SUVs, sedãs ou hatches? Conte nos comentários

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Sobre o autor

Felipe Yamauchi

Um comentário

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  • Não sou fã de carros altos e, por isso, dificilmente eu teria um SUV ou uma minivan. Acho interessante a ideia de fazer os SUVs pagarem impostos mais altos. Isso talvez poderia reverter a excessiva presença desses modelos nas ruas e fazer o público voltar a comprar modelos menos poluentes (peruas, sedãs e hatches) mesmo que ainda com motor a combustão.

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