Home » Vendas e Preços » Toyota convoca recall de 1 milhão de carros por causa de airbag

Destaque

Toyota convoca recall de 1 milhão de carros por causa de airbag

1 milhão de veículos do Grupo Toyota estão sendo chamados para um recall muito importante: por falha em sensor, airbag pode não abrir.

2 min de leitura

Obrigatórios há anos, inclusive no Brasil, os airbags são um ponto crucial na segurança atual de vários veículos. Por conta disso, problemas envolvendo as bolsas de ar são seríssimos, e é exatamente o que está acontecendo com a Toyota. Devido a uma falha de segurança, os airbags de aproximadamente 1 milhão de carros da marca podem não funcionar.

O Grupo Toyota está convocando proprietários de vários veículos da empresa para comparecerem a uma campanha de recall. Modelos da Toyota e da Lexus (marca de luxo da montadora) foram afetados. Porém, no Brasil a montadora de origem japonesa ainda não confirmou se as unidades estão com o mesmo problema.

Toyota com problema no airbag

O problema envolvido com a segurança dos ocupantes está no sensor do sistema de classificação de ocupantes no banco do passageiro dianteiro. Em todos os modelos de ano-modelo entre 2020 e 2022, esse sensor pode entrar em curto-circuito, em razão de um defeito na fabricação do mesmo.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]

Caso isso de fato aconteça, a Toyota diz que o airbag do passageiro dianteiro “pode não disparar conforme projetado” em determinados tipos de acidentes. Entre os anos-modelos 2020/2021, estão o Corolla, Avalon, Avalon Hybrid, Highlander, Highlander Hybrid, RAV4 e RAV4 Hybrid.

O Sienna Hybrid 2021 também está incluso no recall. Além dele, Camry e Camry Hybrid de 2020 a 2022 foram igualmente convocados na campanha. Há ainda os modelos da marca Lexus: ES250 2021; ES350, RX350 e RX350H 2020-2021; e ES300H 2020-2022.

Lexus RX350 [divulgação]
Lexus RX350 [divulgação]

Resolução do problema

De acordo com a Toyota, os proprietários dos veículos envolvidos devem ser comunicados até meados de fevereiro de 2024. Uma análise será feita no componente em questão, e caso o problema seja constatado, o sensor será substituído gratuitamente.

Toyota RAV4 [divulgação]
Toyota RAV4 [divulgação]

Você acha que os modelos brasileiros também serão comunicados? Conte nos comentários.

>> Toyota apresenta novo SUV elétrico com autonomia de 600 km

>> Marca da Toyota é acusada de mentir sobre segurança nos carros

>> Toyota Yaris Cross tem venda suspensa por problema de segurança

Deixe um comentário