A picape média zero km mais barata do Brasil hoje é a Fiat Titano Endurance, que parte de R$ 233.990. Com esse cenário, quem precisa de uma caminhonete para o trabalho ou mesmo para uso misto com a família pode recorrer ao mercado de usados, onde ainda é possível encontrar poucas, mas boas opções até R$ 60 mil.
Nesse valor e entre as picapes médias, quem mais aparece são modelos fabricados entre 2008 e 2010. Mas mesmo que antigas, muitas dessas picapes oferecem estrutura robusta, boa capacidade de carga e motores confiáveis — além de serem mais simples de manter. Com base na Tabela Fipe, o Auto+ listou cinco modelos com esse perfil.
Ford Ranger XLT 2.3 CD 2010 — R$ 55.293

A Ford Ranger chegou ao Brasil em 1994 e, em 2010, ainda fazia parte da sua primeira geração. Mesmo antiga, a versão XLT é bem equipada e tem boa reputação de confiabilidade. Vem com motor 2.3 a gasolina de quatro cilindros, que entrega 150 cv e 22,1 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas e tração traseira 4×2.
A aceleração de 0 a 100 km/h leva 13,9 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h. A caçamba leva 844 litros, com carga útil de 764 kg. Pode não ser a mais potente, mas cumpre bem a proposta de ser uma picape média resistente e com manutenção simples.
Chevrolet S10 Advantage 2.4 CD 2010 — R$ 56.792

Rival direta da Ranger, a Chevrolet S10 de primeira geração é uma velha conhecida do brasileiro. O modelo Advantage 2010 vem com motor 2.4 flex quatro cilindros, que entrega 141/147 cv e 21,9 kgfm (gasolina/etanol), também com câmbio manual de cinco marchas e tração traseira 4×2.
Apesar da idade, tem desempenho até que razoável e esperado pela época: 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 150 km/h. A caçamba leva 860 litros, com carga útil de 748 kg. O motor da Família II é famoso pela durabilidade e custo de manutenção baixo.
Mitsubishi L200 GL 2.5 4×4 2010 — R$ 56.647

A única da lista com tração 4×4, a Mitsubishi L200 2010 da quarta geração é um tanque. Essa versão GL usa o motor 2.5 turbodiesel de 121 cv e 26,2 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas e tração integral temporária.
O desempenho fica longe de ser rápido — 0 a 100 km/h em 15,8 s —, mas o consumo é interessante: 10,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. A caçamba tem 1.080 litros e a carga útil também é de 1.080 kg, a maior da lista. A manutenção é um pouco mais cara, mas o conjunto é confiável e muito robusto.
Volkswagen Saveiro Robust 1.6 CS 2020 — R$ 55.614

Saindo das médias e indo para as compactas, a Volkswagen Saveiro Robust 2020 é ótima para quem precisa carregar com economia. Com motor 1.6 flex EA111, ela entrega 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.
Seu ponto fraco é a suspensão traseira com eixo de torção, que limita a robustez com carga total. Mas tem bom desempenho, indo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e velocidade máxima de 176 km/h. A caçamba leva 924 litros, com carga útil de 712 kg.
Fiat Strada Hard Working 1.4 CS 2020 — R$ 58.517

A Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil nos últimos anos e, na geração anterior, ainda usava o confiável motor 1.4 Fire, com 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Seu grande trunfo está na capacidade de carga — 1.220 litros de caçamba e 705 kg de carga útil, além da suspensão traseira com eixo rígido, que encara bem o batente cheio. Faz de 0 a 100 km/h em 12,2 s e chega a 176 km/h.
Qual dessas picapes até R$ 60 mil te atende melhor? Você prioriza a robustez, a tração 4×4 ou a manutenção mais barata? Deixe seu comentário!




Eu já dirigi a Triton L200 por 4 anos e gostei muito da Camionete, apesar dos perigos de Capotamento. Acredito que os modelos novos ofereça mais segurança que anterior a 2020. Meu desejo é adquirir uma de 2020 a 2023. Ou uma S10 até 2019 ou 2020.