O SUV mais barato do Brasil hoje é o Fiat Pulse, que parte de R$ 99.990. Apesar do preço mais acessível para a categoria, quando falamos de IPVA, o valor pode assustar. Isso porque cada estado define a própria alíquota que varia entre 2% e 4%. Em São Paulo, por exemplo, o imposto é o mais caro do país, chegando aos 4% do valor do veículo.
Para se ter uma ideia, o Pulse exige um desembolso de R$ 3.999,60 apenas em IPVA. Mas dentro do mercado de 0 km, existem SUVs que combinam bom espaço interno com impostos que não chegam a valores exorbitantes. O Auto+ separou cinco SUVs espaçosos com IPVA que não é absurdo pagar pelo o que leva.
Citroën Basalt 1.0 Feel – IPVA R$ 4.059,60

Com preço de R$ 101.490, o Citroën Basalt é um SUV que aposta em um bom custo-benefício e na democratização de espaço no segmento olhando para os rivais. Mede 4,34 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos e oferece um ótimo espaço interno e um porta-malas generoso de 490 litros.
O motor é o 1.0 aspirado Firefly flex de 71/75 cv e 10,5 kgfm, aliado a um câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 13,2 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) na cidade, chegando a 14,3 km/l e 10,1 km/l na estrada.
Nissan Kicks Play Active Plus – IPVA R$ 4.719,60

O Nissan Kicks Play surgiu após a chegada da nova geração em 2025 e segue produzido em Porto Real (RJ). Ele custa R$ 117.990 e traz motor 1.6 flex aspirado de 110/113 cv e 14,9/15,2 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas.
Mede 4,31 m de comprimento, com entre-eixos de 2,61 m, oferecendo boa acomodação para quem vai atrás. O porta-malas é de 432 litros, com boa comodidade de malas. O consumo chega a 11,3 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade, além de 13,7 km/l e 9,4 km/l na estrada.
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT – IPVA R$ 4.796,00

Um dos SUVs mais vendidos do país, o Chevrolet Tracker custa R$ 119.900 e traz motor 1.0 turbo flex de 116/116 cv e 16,3/16,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.
Mede 4,30 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas tem 393 litros, dentro da média do segmento. O consumo é de 11,5 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol) na cidade, chegando a 13,8 km/l e 9,9 km/l na estrada.
Caoa Chery Tiggo 5X Sport – IPVA R$ 4.799,60

O Caoa Chery Tiggo 5X custa R$ 119.990 e se diferencia por trazer suspensão independente nas quatro rodas, o que ajuda bastante no conforto quando comparado com os modelos da lista com eixo de torção. O motor é 1.5 turbo flex de 147/150 cv e 21,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT que simula nove marchas.
Mede 4,33 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,63 m e porta-malas de 340 litros. No consumo é onde ele mais perde por fazer 10 km/l (gasolina) e 6,5 km/l (etanol) na cidade, 12,1 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) na estrada.
Fiat Fastback 1.0 turbo Sem Nome – IPVA R$ 4.799,60

Com o mesmo preço do Tiggo 5X, o Fiat Fastback é hoje um SUV compacto que oferece um espaço mediano mas apavora no porta-malas. Tem 4,44 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, com belos porta-malas de 516 litros, o maior da categoria.
O motor é 1.0 turbo flex de 125/130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas. O consumo é de 12,1 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) na cidade, chegando a 14,3 km/l e 10,1 km/l na estrada.
Você pagaria quase R$ 5 mil de IPVA para ter mais espaço em um SUV ou buscaria um hatch mais em conta? Deixe seu comentário!




Faltou publicar VW NIVUS
Ainda sim é muito caro o IPVA no Brasil
KKK 5K de IPVA não dói no bolso??? Só para os políticos…
Acorda Brasil e SP que somos explorados há décadas…
Estou! Não fói no seu bolso!