Ao vivo
Home » Vendas e Preços » 5 SUVs espaçosos com IPVA que não dói no bolso

Vendas e Preços

Qual você leva?

5 SUVs espaçosos com IPVA que não dói no bolso

Modelos oferecem bom espaço interno e ainda conseguem manter o imposto dentro de uma faixa menos pesada

4 min de leitura

O SUV mais barato do Brasil hoje é o Fiat Pulse, que parte de R$ 99.990. Apesar do preço mais acessível para a categoria, quando falamos de IPVA, o valor pode assustar. Isso porque cada estado define a própria alíquota que varia entre 2% e 4%. Em São Paulo, por exemplo, o imposto é o mais caro do país, chegando aos 4% do valor do veículo.

Para se ter uma ideia, o Pulse exige um desembolso de R$ 3.999,60 apenas em IPVA. Mas dentro do mercado de 0 km, existem SUVs que combinam bom espaço interno com impostos que não chegam a valores exorbitantes. O Auto+ separou cinco SUVs espaçosos com IPVA que não é absurdo pagar pelo o que leva.

Citroën Basalt 1.0 Feel – IPVA R$ 4.059,60

Citroën Basalt Feel CVT visto de lado
Citroën Basalt Feel CVT [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Com preço de R$ 101.490, o Citroën Basalt é um SUV que aposta em um bom custo-benefício e na democratização de espaço no segmento olhando para os rivais. Mede 4,34 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos e oferece um ótimo espaço interno e um porta-malas generoso de 490 litros. 

O motor é o 1.0 aspirado Firefly flex de 71/75 cv e 10,5 kgfm, aliado a um câmbio manual de cinco marchas. O consumo é de 13,2 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) na cidade, chegando a 14,3 km/l e 10,1 km/l na estrada.

Nissan Kicks Play Active Plus – IPVA R$ 4.719,60

Nissan Kicks Play Active Plus preto, visto de lado e com fundo branco
Nissan Kicks Play Active Plus [Divulgação]

O Nissan Kicks Play surgiu após a chegada da nova geração em 2025 e segue produzido em Porto Real (RJ). Ele custa R$ 117.990 e traz motor 1.6 flex aspirado de 110/113 cv e 14,9/15,2 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas. 

Mede 4,31 m de comprimento, com entre-eixos de 2,61 m, oferecendo boa acomodação para quem vai atrás. O porta-malas é de 432 litros, com boa comodidade de malas. O consumo chega a 11,3 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) na cidade, além de 13,7 km/l e 9,4 km/l na estrada.

Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT – IPVA R$ 4.796,00

Chevrolet Tracker AT Turbo branco
Chevrolet Tracker AT Turbo [Divulgação/Chevrolet]

Um dos SUVs mais vendidos do país, o Chevrolet Tracker custa R$ 119.900 e traz motor 1.0 turbo flex de 116/116 cv e 16,3/16,8 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. 

Mede 4,30 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. O porta-malas tem 393 litros, dentro da média do segmento. O consumo é de 11,5 km/l (gasolina) e 8,1 km/l (etanol) na cidade, chegando a 13,8 km/l e 9,9 km/l na estrada.

Caoa Chery Tiggo 5X Sport – IPVA R$ 4.799,60

Caoa Chery Tiggo 5x Sport 2026 estático na cor cinza
Caoa Chery Tiggo 5x Sport [Auto+/Luiz Forelli]

O Caoa Chery Tiggo 5X custa R$ 119.990 e se diferencia por trazer suspensão independente nas quatro rodas, o que ajuda bastante no conforto quando comparado com os modelos da lista com eixo de torção. O motor é 1.5 turbo flex de 147/150 cv e 21,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT que simula nove marchas. 

Mede 4,33 m de comprimento, tem entre-eixos de 2,63 m e porta-malas de 340 litros. No consumo é onde ele mais perde por fazer 10 km/l (gasolina) e 6,5 km/l (etanol) na cidade, 12,1 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol) na estrada.

Fiat Fastback 1.0 turbo Sem Nome – IPVA R$ 4.799,60

Fiat Fastback T200 2026 cinza parado de frente com fundo neutro
Fiat Fastback T200 2026 [Divulgação]

Com o mesmo preço do Tiggo 5X, o Fiat Fastback é hoje um SUV compacto que oferece um espaço mediano mas apavora no porta-malas. Tem 4,44 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, com belos porta-malas de 516 litros, o maior da categoria. 

O motor é 1.0 turbo flex de 125/130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT que simula sete marchas. O consumo é de 12,1 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) na cidade, chegando a 14,3 km/l e 10,1 km/l na estrada.

Você pagaria quase R$ 5 mil de IPVA para ter mais espaço em um SUV ou buscaria um hatch mais em conta? Deixe seu comentário!


YouTube video

4 comentários em “5 SUVs espaçosos com IPVA que não dói no bolso”

  1. Evandro Lisboa

    Faltou publicar VW NIVUS

    • Gideone Francisco

      Ainda sim é muito caro o IPVA no Brasil

  2. George

    KKK 5K de IPVA não dói no bolso??? Só para os políticos…
    Acorda Brasil e SP que somos explorados há décadas…

    • Lelo

      Estou! Não fói no seu bolso!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar