Se antigamente a Citroën era conhecida por ser uma marca de vanguarda, hoje em dia ela é a porta de entrada da Stellantis. Essa estratégia levou à criação de uma família de carros de baixo custo, conhecida como C-Cubed a qual conta com Citroën C3, C3 Aircross e Basalt. Só que as vendas do trio Citroën não vão para a frente na Índia, enquanto no Brasil ainda falta força.
Considerando apenas o volume de vendas de janeiro e fevereiro, a Citroën conseguiu emplacar 738 carros na Índia, segundo dados do V3 Cars. Já no Brasil, a situação é bem melhor, com 6.008 carros vendidos, de acordo com a Fenabrave. Só que a grande questão é o volume de vendas do Aircross.
No Brasil e na Índia, o SUV de sete lugares não vende o que era esperado pela marca. Por lá, o SUV teve 107 unidades vendidas em janeiro e apenas 43 unidades em fevereiro. Ele só não é o SUV compacto menos vendido da Índia porque o Basalt teve resultados ainda piores. No Brasil, os números também não são muito promissores.
![Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/Citroen-C3-Aircross-7-Shine-13-1320x792.jpg)
Foram emplacados 510 Citroën Aircross em janeiro e 484 unidades em fevereiro. Dentre as marcas generalistas, o sete lugares da Stellantis foi o SUV compacto menos vendido do Brasil. Ou seja, nos dois países em que o modelo foi lançado, ele não pegou. Na Europa, o Aircross já foi revelado, mas as vendas não começaram.
Citroën Basalt tem situação bem diferente
Quando falamos do Citroën Basalt, a história é outra. Na Índia, ele foi o SUV compacto menos vendido do país. Foram 61 unidades em janeiro e míseras 37 vendas em fevereiro. Isso porque ele havia sido o carro mais vendido da marca em setembro do ano passado. Contudo, veio de uma fortíssima queda e agora perde até para o C3 elétrico.

No Brasil, por conta da política agressiva de preços e do custo-benefício frente a outros modelos do segmento, o Basalt vai bem. Ele é o 19º SUV mais vendido do país tendo média de emplacamentos superior ao seu primo Peugeot 2008. Considerando apenas modelos da Stellantis, ele vende mais até que o Jeep Commander, o que é um feito.
Ao todo, foram vendidos 1.206 Basalt em janeiro, enquanto em fevereiro ele cresceu para 1.701 unidades. Seu crescimento no país é constante e ele já é o carro mais vendido da marca por aqui. Um contraste com a Índia, onde ele é considerado um fracasso e é o preterido da família.

Caso do Citroën C3
Quando falamos de Citroën C3, há uma proximidade. Como a Suzuki domina a Índia largamente, carros compactos de entrada tendem a vender mal se não forem da japonesa. Os resultados do Citroën C3 são bem fracos na Índia, com 302 unidades vendidas em janeiro e 187 em fevereiro.
Vale lembrar que a versão elétrica do Citroën C3 emplacou 137 unidades das 489 unidades totais do modelo vendidas em 2025. Aqui no Brasil, ele teve uma leve queda nas vendas, mas se estabelece em uma posição confortável no segmento de hatches de entrada. Está muito longe de modelos como Renault Kwid e Fiat Mobi, no entanto.
![Citroën ë-C3 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Citroen-e-C3-3_edited-1200x719.jpg)
Foram 952 unidades em janeiro e 999 unidades em fevereiro. Será que a solução para que as vendas de toda família Citroën C3 suba no Brasil e na Índia é adotar o visual do modelo europeu? Fica o questionamento.
Dentre C3, Aircross e Basalt, qual carro da Citroën te agrada mais? Conte nos comentários.



A Citroen errou a mão ao achar que apenas o preço baixo perante os rivais fariam o mercado engolir essa família pobre… De uma certa forma tentou copiar a Renault com os Dacia em 2007/2008, mas esqueceu de fazer a lição de casa: Sandero e Logan eram mais equipados que os rivais na época.
Eu ACHO o Aircross o mais bonito dos 3, entretanto o maior problema dele é a falta de incentivos para a compra! Ele é um carro imponente, espaçoso e robusto, mas falta acabamento de melhor qualidade, maiores equipamentos…
Estamos falando de um veículo de mais de 110.000 e nessa faixa existem outros veículos novos e usados bem mais equipados do que ele e não adianta falar muito sobre famílias grandes, já que elas estão ficando cada vez menores.
O C3 vende o que pode, se colocar o 1.3 vai dar um incremento bom nas vendas;
Basalt também está bem posicionado;
Já sobre o Aircross, falta um maior "incentivo" e "carinho" com o produto! Se colocar mais equipamentos, melhorar o acabamento, colocar comandos dos vidros nas portas e mais alguns itens, ele tem tudo pra crescer por aqui e por lá também.
Citroën achou que qualquer tranqueira ia vender por aqui sem esforço algum, tomou na cara tanto aqui como na India, que sirva de lição pra nunca mais tentar tratar o consumidor brasileiro como se fosse de quinta, os tempos mudaram e tentar fazer essa segregação entre o modelo Brasileiro e Europeu, vender produto mediocre, pelado a preço de carros muito melhores é inaceitavel.
Comprei Basalt Shine,espetacular
Acho muito bem feito! A Citroën subestimou tanto o consumidor brasileiro quanto o indiano com essa linha. Ok o carro ter um acabamento mais espartano desde que tenha preço codinzente, mas é cada economia porca que a marca fez… Vocês tem noção que na terra dos Tuk Tuks eles são duramente criticados por serem simples demais? E isso considerando que lá eles são mais completos que as versões brasileiras.
O maior problema do Aircross se chama Basalt. As versões turbo do Basalt possuem literalmente a mesma lista de equipamentos do Aircross de 5 lugares. Porém, o Aircross é consideravelmente mais caro, não tendo nenhuma justificativa pro consumidor pegar ele, a não ser se for a opção de 7 lugares. Tanto que as vendas dizem isso, o Basalt tá até tendo vendas interessantes, enquanto o Aircross é um desastre.
O irmão maior merecia tomar um banho de loja, ganhar mais refinamento interno e mais equipamentos pra se distanciar do Basalt, e assim justificar seu preço maior. Do jeito que ele está hoje, considero a pior opção do segmento.
Na verdade, o Basalt é muito mais equipado que o Aircross (nas versões de 5L).
Sim, concordo com você, o Aircross merece um banho de loja com acabamento melhorado e maior quantidade de equipamentos, ele tem potencial para se transformar no carro mais caro e refinado da família por aqui.
Não consigo entender como a Citroën não viu até agora o quanto a precificação do Aircross tá errada. Não é possível que ninguém dentro da marca percebeu que se um cliente entrar na loja procurando o Aircross, é óbvio que ele vai olhar pro lado e preferir o mais barato e melhor equipado Basalt!
Eles ficam tentando empurrar as versões de 5L por 100.000 mas a versão bem apenas com 2 airbags, e o básico, do basico, do básico…
O Basalt está com precificação excelente e além disso é tão grande quanto a Aircross por dentro, então fica nítida a escolha.
O maior erro da Citroen, na minha opinião, é o fato de se juntar a Stellantis! Tenho horror a Fiat e ver a Citroen nesse balaio me dói o coração! Já tive um c3 no passado e era um excelente carro. Os c3 atuais já vem com problemas crônicos! Quem compra um c3 hoje, sabe que se não der pau na central multimídia, vai ser no vidro elétrico ou no módulo eletrônico. Tristeza!!!
O C3 não é feio, ele é um sucessor espiritual do uno, mas é pelado demais pra ser um Citroen e com convicção se fosse um uno estaria no top 10 de vendas do jeito que está apenas mudando grades e logos… A. Stellantis quer subir a Fiat e descer a Citroen, jogada pra lá de errada ja se ve a tempos, se tivesse mantido do jeito que estava a história seria outra, o C3 europeu aqui pra nós e o C3 nosso como uno…