A guerra de preços das marcas chinesas e a necessidade de mostrar força no mercado internacional têm levado a uma prática um tanto quanto abusiva. Sem citar uma fabricante em específico, mas apontando para os resultados globais da BYD, a Reuters levantou um estudo sobre como as marcas chinesas estão enganando o mercado.
Diversas fabricantes têm faturado carros zero quilômetro para serem considerados vendidos e inflar o número de vendas dentro da China. Depois, os vendem ainda como zero, mas para o governo ele é considerado um carro usado. Essa estratégia tem sido feita internamente, mas também para exportação.
Países como Rússia, Ásia Central e Oriente Médio podem receber carros usados chineses para venda – ao menos do ponto de vista legal. Contudo, todos esses modelos são zero quilômetro. Com isso, a venda é computada na China e no país em que esse carro é registrado, dobrando os emplacamentos globais.
![Roewe D7 [divulgação] marcas chinesas](https://uploads.automaistv.com.br/2025/06/Roewe-D7.webp)
“Esse é o resultado de uma guerra de preços que já dura quatro anos, a qual tornou as marcas chinesas desesperadas para fechar qualquer venda”, afirma Tu Le, consultor na Sino Auto Insights em entrevista para a Reuters. E essa ação tem sido vista internacionalmente como prejudicial até para as próprias marcas chinesas, que tem vendido carros quase sem lucro para aumentar volume.
Além disso, a estratégia do usado zero quilômetro fez com que os números de exportações das marcas chinesas também tenha sido inflado. “Dos 436 mil carros chineses usados exportados em 2024, é estimado que 90% sejam, na verdade, zero quilômetro”, afirma Wang Meng, consultora da China Automobile Dealers Association.

Ou seja, as fabricantes chinesas estão vendendo seus carros a exportadores, os registrando como carros usados antes de enviar a outros países. Ainda não se sabe se essa estratégia tem sido usada para as marcas chinesas instaladas por aqui. Contudo, nosso país proíbe a exportação de carros usados com menos de 30 anos.
Você concorda com essa prática das marca chinesas? Conte nos comentários.


