Home » Vendas e Preços » O que é a Tabela Fipe e por que ela é tão importante no mercado de carros

Vendas e Preços

Sabia dessa?

O que é a Tabela Fipe e por que ela é tão importante no mercado de carros

Ferramenta criada em 1973 é referência para compra, venda, seguros e impostos de veículos no Brasil

4 min de leitura

Se você acompanha as listas produzidas pelo Auto+, já deve ter reparado que falamos bastante da Tabela Fipe. Mas afinal, o que é e por que ela aparece tanto no universo automotivo? A Tabela Fipe é literalmente a principal referência de preços de veículos usados e seminovos no Brasil e aqui vamos explicar a importância dela. 

Como foi criada

Criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à USP, ela nasceu como um estudo acadêmico para entender os preços médios de automóveis no país. Por mais que muitos associam o nome diretamente à tabela de preços de carros, a fundação nasceu com o intuito de apoiar atividades de ensino e pesquisa em economia dentro da universidade. 

Desde o início, a Fipe se formou como uma organização privada e sem fins lucrativos, mas com atuação também fora do meio acadêmico, já que ofereceu consultoria e desenvolveu indicadores econômicos e financeiros para empresas privadas e também órgãos do governo.

Venda de automóvel (divulgação)

A Tabela Fipe que conhecemos, no entanto, só veio bem depois, em 1998. A ideia surgiu de forma curiosa, numa conversa entre amigos. O jornalista Eugênio Bucci, que na época era editor da revista Quatro Rodas, comentava sobre a dificuldade de ter uma referência confiável para preços de carros usados no Brasil. 

O amigo em questão era Fernando Haddad, o atual Ministro da Fazenda do Governo Lula (PT), e então professor da USP que colaborava com a Fipe. Foi ele quem levou a demanda para dentro da fundação.

Venda de carros (divulgação)

Pouco tempo depois, os economistas da instituição começaram a estruturar um levantamento mensal de preços de veículos em todo o país e assim foi criada a Tabela Fipe. 

E desde 1998 até os dias atuais é assim que a Tabela Fipe funciona: para negociações de compra e venda, avaliações de veículos e como base para cálculo de impostos como o IPVA, e até servir de base em financiamentos. 

Como funciona a Tabela Fipe

Palio Pitbull
Fiat Palio [divulgação]

O cálculo da Tabela Fipe é feito a partir de dados reais de mercado. A Fipe coleta milhares de preços anunciados e praticados em transações, elimina valores que não fazem sentido e chega a uma média considerada justa para cada veículo. Esse levantamento é atualizado todos os meses e vale para carros, motos, caminhões e micro-ônibus.

Ou seja, dependendo da valorização ou desvalorização do veículo, os números de referência da Fipe podem ser alterados de mês a mês. Porém não é uma obrigação comercializar o veículo pelo valor anunciado na Fipe. É o vendedor que decide, mas quanto mais perto da Fipe, mais fácil para vender.

Como consultar

Honda Civic LXS [Divulgação]

Para fazer a consulta de quanto custa seu veículo na Fipe é bem fácil. A pesquisa é feita no site oficial da Fipe, onde o usuário seleciona o tipo de veículo, informa a marca, modelo e ano. A única complicação fica na escolha de versão do modelo, pois ele aparece agrupado e é preciso procurar com atenção a versão correta.

Vamos pegar um exemplo prático. Imagine um Honda Civic LXS 2016. Ao entrar no site da Fipe, selecionamos a marca Honda, depois Civic juntamente com a versão e então o ano. O valor de referência exibido atualmente para esse modelo é de R$ 74.303.

carros
Volkswagen Gol Turbo [divulgação]

Esse número não significa que todos os Civics 2016 serão vendidos exatamente por esse preço, mas sim que ele é a média nacional. Na prática, o valor real pode variar para mais ou para menos, dependendo de fatores como quilometragem, estado de conservação, histórico de manutenção e até região do país.

Já usou a Tabela Fipe para negociar um carro ou ficou surpreso com o valor que ela apontou? Deixe seu comentário!


YouTube video

1 comentário em “O que é a Tabela Fipe e por que ela é tão importante no mercado de carros”

  1. Paulo César

    Essa Fipe virou Fake… a maioria dos carros usados, na hora de comprar, custa mais do que a FIPE. Quem ganha com isso são as seguradoras, que pagam um valor que não te permite comprar um carro igual, caso deseje.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar