Ter um carro confortável no Brasil é quase uma questão de sobrevivência com o tanto de buracos, remendos e irregularidades no asfalto. E, para quem busca mais espaço e altura livre do solo, os SUVs já viraram moda há alguns anos. Mas nem todo SUV entrega o mesmo nível de conforto — e um dos pontos que faz bastante diferença é o tipo de suspensão traseira.
A suspensão independente multilink é mais sofisticada que o eixo de torção, comum nos SUVs compactos e intermediários. Enquanto o eixo de torção usa uma barra rígida que conecta as rodas traseiras, transmitindo impactos de um lado para o outro, o multilink permite que cada roda se mova de forma independente. Isso ajuda a absorver melhor os desníveis do piso, melhora a estabilidade em curvas e aumenta o conforto para quem está a bordo.
O Auto+ separou cinco SUVs com suspensão traseira multilink mais baratos do Brasil, todos na faixa de até R$ 175 mil, para você saber quais oferecem esse diferencial.
Jeep Renegade Sport 1.3 – R$ 118.290
![Jeep Renegade Sport [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Jeep-Renegade-Sport-2_edited-1200x720.jpg)
O Jeep Renegade é um SUV com bom custo-benefício e, mesmo na versão de entrada Sport, já vem bem equipado. O motor é o 1.3 turbo flex T270, com 176 cv e 27,5 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira, multilink com molas helicoidais, o que garante conforto no dia a dia sem abrir mão da robustez para encarar pisos ruins.
Caoa Chery Tiggo 5X Sport – R$ 119.990

Entre os SUVs mais visados na categoria de custo-benefício, o CAOA Chery Tiggo 5X Sport oferece de série bancos de couro, painel de instrumentos digital, acabamento interno de boa qualidade e piloto automático. O motor é 1.5 turbo flex com 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula até nove marchas. A suspensão independente nas quatro rodas ajuda a entregar rodagem mais confortável e estável.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 1.5 – R$ 139.990
![CAOA Chery Tiggo 7 Sport cinza parado em fundo branco [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/chery_tiggo_7_691_edited-1320x791.jpg)
O CAOA Chery Tiggo 7 Sport segue a mesma proposta do irmão menor, mas entrega mais espaço interno e acabamento mais refinado. Tem bancos de couro, iluminação interna, multimídia de 10,25 polegadas e painel digital. O motor é o mesmo 1.5 turbo flex de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT que simula até nove marchas. A suspensão multilink traseira ajuda a oferecer o conforto mesmo em viagens longas.
Jeep Compass Sport 1.3 – R$ 169.990

O Jeep Compass também aparece na lista e mantém a suspensão multilink já na versão de entrada Sport — algo que seu rival Toyota Corolla Cross não oferece em todas as versões. O motor é o mesmo do Renegade, 1.3 turbo-flex T270 de 176 cv e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. É um dos SUVs médios mais vendidos do Brasil e agrada quem busca conforto e estabilidade sem abrir mão de equipamentos.
Mitsubishi Eclipse Cross Rush – R$ 173.990
![Mitsubishi Eclipse Cross Rush [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Mitsubishi-Eclipse-Cross-07_edited-1320x792.webp)
Fechando a lista, o Mitsubishi Eclipse Cross na versão Rush é um SUV que muita gente esquece na hora da escolha, mas que entrega bom pacote de equipamentos e suspensão multilink. O motor é 1.5 turbo a gasolina, com 165 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT que simula oito marchas. É um modelo com comportamento dinâmico equilibrado e conforto acima da média para o segmento.
E aí, algum outro modelo você levaria nessa faixa de até R$ 175 mil ou ficaria com um da nossa lista? Conta pra gente nos comentários.
![CAOA Chery Tiggo 7 Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/chery_tiggo_7_383_edited-1320x792.jpg)


O título da matéria ficou muito tosco, pra não dizer sem noção. Todos os carros tem suspensão nas 4 rodas.
Eu li a matéria só de curiosidade para comprovar o erro e logo de cara já vi que se tratava de suspensão independente.
Qual o motivo de não deixar isso claro no título?
Levaria 1 outro tiggo 7 mais donos revela alguns poblema mais caros aparentemente mais confortável jeep compas acho que devo ficar com ele
O Tigo tem a direção pesada e ele faz um barulhão quando tá na pista. Prefiro o Jeep compass
Esse barulho é por conta do pneu 18′ e a baixa calibragem em 33 libras.
O único q salva é o eclipse,o resto é tudo bomba
Por 169.900,00 eu levo o Tiggo 7 Pro Max Drive. Melhor custo-benefício disparado, põe todos os outros da lista no chinelo.
Existe algum Suv que não tem suspensão nas quatro rodas?
Foi a mesma coisa que fiquei me perguntando. Será possível que não tem ninguém pra fazer revisão de texto nessa redação?
Eles estão dizendo suspensão independente nas 4 rodas, a maioria é semi independente na traseira, menos confortável.
Não conheço, eu estava a 190 kmh e passou um Tiggo com mais de 200 km por hora
Tenho Tigo 7 Sport. O único defeito é o consumo de combustível.
Eclipse no ato!