Vendas e Preços

Renault e dona da Volvo fecham parceria para criar motores

Renault e Geely fecharam uma parceria inédita para criar uma empresa que vai desenvolver, produzir e fornecer motores

Renault [divulgação]
Renault [divulgação]

A Renault anunciou uma nova parceria a nível mundial para o desenvolvimento de motores para seus futuros carros. A parceria foi selada com a Geely, que é dona de marcas como Volvo e também a Lotus. O acordo foi anunciado pela francesa e pela gigante chinesa vai criar uma empresa que será responsável por criar motores híbridos.

A parceria prevê a criação dessa empresa que, além de fornecer motores para a Renault e a Geely, também vai poder fornecer motores para terceiros futuramente. Isso porque, além do desenvolvimento e produção, essa parceria visa vender os conjuntos mecânicos para outras montadoras ou startups. Os motores não foram citados quais serão, mas ambas confirmaram que serão conjuntos de alta eficiência energética.

Cada uma das empresas terá 50% de participação, fabricando motores híbridos de última geração e com desenvolvimento de tecnologias de baixa emissão. Até o momento, já foi confirmado que essa parceria vai fornecer motores para Renault, Dacia, Geely, Volvo, Lynk & Co, Proton, além de Nissan e Mitsubishi. Essa nova empresa terá um total de 17 fábricas em três diferentes continentes, contando com 19 mil funcionários.

Geely [divulgação]
Geely [divulgação]
Inicialmente, se prevê que as fábricas vão poder produzir cerca de 5 milhões de motores ao ano, entre eles os conjuntos a combustão interna, híbridos e híbridos plug-in. Esses motores estarão em 130 países, podendo oferecer soluções para cerca de 80% do mercado global de carros a combustão. De acordo com a Renault, a cooperação com a Geely vai iniciar a partir de 2023, com o início do desenvolvimento em conjunto.

“Vamos ter condições de oferecer motores e soluções eletrificadas de ponta para várias montadoras de automóveis em todo o mundo, expandindo o potencial de mercado desta tecnologia de baixas emissões”, disse Luca de Meo, CEO da Renault. “O acordo firmado hoje com o Renault Group vai permitir criar a empresa líder mundial em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas de alta eficiência energética para montadoras de automóveis de todo o mundo”, destaca Eric Li, Presidente do Conselho do Geely Holding Group.

Renault Korea e Geely [divulgação]
Renault Korea e Geely [divulgação]

>>Adeus Renault Zoe: elétrico não terá uma nova geração

>>Geely quer tudo da Mercedes e compra 7,6% da Aston Martin

>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone