Vendas e Preços

88% dos sedãs médios vendidos em janeiro eram Toyota Corolla

Dominação do Toyota Corolla é tão forte que nenhum dos seus concorrentes vendeu sequer 10% do que ele conseguiu

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]

Se existe uma categoria na qual um carro domina sem deixar qualquer espaço para outro concorrente, é a de sedãs médios. Prova disso é que o segmento teve 88% do seu total de vendas representado pelo Toyota Corolla. Dessa vez, nem mesmo se as vendas de todos os rivais fossem somada, chegariam perto do sedã japonês.

Com 2.238 unidades comercializadas em janeiro, o Toyota Corolla teve um tombo de cerca de 2 mil unidades em relação a dezembro. A queda fortíssima já era esperada, visto que janeiro é um mês fraco de vendas no setor automotivo. Só que, mesmo quase perdendo metade de seu volume de vendas, nenhum rival chegou perto.

O segundo colocado, Chevrolet Cruze, não chegou sequer a 100 unidades vendidas. Segundo dados da Fenabrave, o sedã produzido na Argentina teve apenas 86 emplacamentos. Ele é seguido pelo CAOA Chery Arrizo 6, que vem importado da China e chegou a 46 novas garagens no primeiro mês de 2023. 

CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]
O Honda Civic ressurgiu no segmento com a chegada da nova versão híbrida, que já tem 42 emplacamentos e ficou abaixo do Audi A3 Sedan, o líder entre os premium. Com preço semelhante, o Volkswagen Jetta GLI ficou em sétimo lugar com 15 unidades vendidas, fechando a turma dos que venderam mais de 10 carros.

Kia Cerato e Nissan Sentra fecham a lista com apenas 5 unidades emplacadas. No caso do Sentra, ainda não é venda de fato – provavelmente as unidades emplacadas, já do novo modelo, serão usadas na frota de imprensa e no evento de lançamento do modelo, que se aproxima.

Nissan Sentra [divulgação]
Nissan Sentra [divulgação]

Sedãs médios mais vendidos do Brasil

1. Toyota Corolla – 2.238 unidades
2. Chevrolet Cruze – 86 unidades
3. CAOA Chery Arrizo 6 – 61 unidades
4. Audi A3 Sedan – 46 unidades
5. Honda Civic – 42 unidades
6. Mercedes-Benz CLA – 24 unidades
7. Volkswagen Jetta – 15 unidades
8. BMW Série 2 Grand Coupé – 9 unidades
9. Kia Cerato e Nissan Sentra – 5 unidades


>>Nissan Sentra 2023 não é flex e bebe mais que o Toyota Corolla

>>Toyota Corolla Hybrid vs Honda Civic e:HEV na ficha técnica

>>Civic híbrido é o melhor Civic, mesmo eletrificado | Impressões