Vendas e Preços

Stellantis derruba fake news com investimento em fábrica no RJ

Após algumas notícias falsas sobre o fim da fábrica de Porto Real, a Stellantis anunciou um investimento milionário na planta fluminense

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

A Stellantis colocou um ponto final nas notícias falsas sobre o fim da fábrica de Porto Real (RJ). Nesta sexta-feira (22), o grupo dono de Citroën, Peugeot, Fiat e Jeep anunciou um investimento de R$ 2,5 bilhões na fábrica fluminense, encerrando qualquer especulação sobre o fim da planta.

O presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, se reuniu com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e confirmou a continuidade das fabricações no local. Além disso, o executivo comunicou oficialmente o novo investimento no polo industrial, onde será fabricado o novo Citroën C3 Aircross.

Já revelado para a imprensa, o SUV de sete lugares ainda não teve a produção iniciada, mas isto deve começar em breve, de acordo com o grupo automotivo. Além dele, o local produz C3, C4 Cactus e o Peugeot 2008.

Citroën C3 Aircross Brasileiro [divulgação]

Local estratégico para a Stellantis

Além de anunciar essa nova rodada de investimentos no local, Filosa ainda ressaltou que a fábrica de Porto Real é estratégica para o grupo. Segundo o executivo, a fábrica faz parte do planejamento para o futuro da Stellantis, e também para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e acessível. Filosa ainda ressaltou que os equipamentos da fábrica estão atualizados e alinhados com as referências globais do conglomerado de fábricas.

Esse investimento servirá para completar a família C-Cubed no Brasil. O primeiro membro foi o Citroën C3, e em breve o C3 Aircross chega para ser o segundo lançamento. Haverá ainda um terceiro modelo, que já está em desenvolvimento e deve ser uma espécie de Fiat Fastback da marca francesa, com lançamento previsto para 2024.

Citroën C3X [reprodução/Autocar India]
Citroën C3X [reprodução/Autocar India]

No entanto, a fábrica fluminense não deve receber só modelos da Citroën no futuro. Como ela foi modernizada para produzir carros baseados na plataforma CMP, e como cada vez mais modelos da Stellantis vão utilizar esta base, Antonio Filosa ressaltou que o local está pronto para fabricar modelos das diversas marcas do grupo, o que expande as possibilidades para a planta.

>> Stellantis ainda não desistiu do Fiat Uno de luxo

>> Novos Peugeot 208 e 2008 híbridos chegarão em breve

>> 5 carros que são horríveis, mas verdadeiramente bons