.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Que situação

Vendas da Tesla caem de maneira assombrosa em abril e BYD prospera

Depois de tantas polêmicas, Elon Musk começou a ver os resultados. As vendas da Tesla em abril na Europa caíram de forma assustadora

Tesla Cybertruck de frente com um muro de plantas vermelhas ao fundo
Tesla Cybertruck [divulgação]

Todas as polêmicas recentes que envolveram Elon Musk começaram a trazer retorno. As vendas da Tesla na Europa no último mês de abril assombraram qualquer especialista. A marca especializada em carros elétricos, acumulou queda em diversas regiões europeias. Surpreendentemente, a Suécia deteve um número bem negativo e que chamou atenção.

Na Alemanha, a montadora vendeu somente 885 carros no mês passado. Isso representa uma queda de 45,9% em relação ao mesmo período de 2024. O problema é que a região alemã é a única que detém uma instalação da marca em todo o território europeu. A fabricante conseguiu vender apenas 5.820 modelos neste começo de 2025 na Alemanha, um número surpreendente dada sua importância no setor automotivo.

Um dos motivos que podem explicar essa queda nas vendas da Tesla na região alemã, é que Elon Musk, CEO da marca, declarou apoio a um partido político de extrema direita pouco antes das recentes eleições federais locais. Musk ainda se aliou a Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos e também concordou com algumas medidas tomadas pelo político norte-americano, o que arranhou sua imagem pública de certa forma.

Tesla Model X [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]

Situação preocupante

Mas, não é apenas na Alemanha que as negociações de veículos da Tesla caíram no último mês de abril. No Reino Unido, a marca vendeu somente 512 unidades e teve queda de 62% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Bélgica, a queda foi de 55%; na França, ela teve retração de 59% e na Espanha, o declínio atingiu 36%, segundo o Carscoops.

Na Dinamarca, a redução chegou em 67% e na Suécia atingiu impressionantes 81%. Por outro lado, enquanto as vendas da Tesla caíram em diversos países europeus, outras montadoras especialistas em carros elétricos registraram aumento em suas vendas. A BYD, por exemplo, alcançou a marca de 1.566 veículos vendidos na Alemanha em abril deste ano.

Tesla Model Y reestilizado branco, com lanternas acesas, partes pretas e fundo claro
Tesla Model Y 2025 [Divulgação]

Desde o começo de 2025, ela já acumula 2.791 unidades vendidas na região. A MG, que futuramente voltará ao Brasil, também teve alta de 34% no último mês e a Polestar alcançou 47,1% de aumento das negociações de seus modelos e vendeu 303 automóveis durante o quarto mês de 2025.

O que você acha de todo esse momento preocupante da Tesla? Conte nos comentários