Existem vários carros que fazem sucesso entre o público comum que entra nas concessionárias, mas não necessariamente aparecem entre os mais vendidos do país no ranking geral. Especialmente porque a venda PJ é fortíssima por aqui. Mas o Volkswagen Tera conseguiu o feito de ir bem nas duas modalidades.
Ainda que o carro mais vendido do Brasil no varejo siga sendo o Hyundai Creta, o Volkswagen Tera também surpreendeu nos emplacamentos feitos para clientes que entram nas concessionárias para comprar seu carro. Tal qual no ranking geral que soma vendas PF e PJ, o Tera é o segundo carro mais vendido para clientes comuns.
Inclusive, a maior parte das vendas do Volkswagen Tera é feita nas concessionárias: 5.395 unidades foram emplacadas para clientes PF contra 4.767 unidades para clientes PJ. Na lista, ele é um dos mais equilibrados, enquanto Hyundai Creta, Honda HR-V e CAOA Chery Tiggo 7 são os modelos com maior representação de vendas voltadas ao varejo.

É interessante notar o comportamento do cliente brasileiro, que prefere carros mais caros e, em especial, SUVs. Dos dez carros mais vendidos do Brasil em outubro no varejo, segundo dados da Fenabrave, seis são SUVs, sendo dois compactos (Creta e Tracker), dois subcompactos (Tera e Fastback) e um médio (Tiggo 7).
Depois, temos os hatches com Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. A única caminhonete do top 10 é, simplesmente, o carro mais vendido do Brasil: a Fiat Strada. Essa geração da picape italiana, vale um adendo importante, mostrou uma surpreendente força entre clientes PF a qual a geração anterior nem sonhava em ter.

Carros mais vendidos do Brasil no varejo em outubro de 2025
1. Hyundai Creta – 5.480 unidades
2. Volkswagen Tera – 5.395 unidades
3. Honda HR-V – 4.870 unidades
4. Chevrolet Onix – 4.332 unidades
5. CAOA Chery Tiggo 7 – 4.100 unidades
6. Fiat Strada – 4.045 unidades
7. Chevrolet Tracker – 3.855 unidades
8. Volkswagen Polo – 3.729 unidades
9. Hyundai HB20 – 3.631 unidades
10. Fiat Fastback – 3.594 unidades
Qual sua aposta para carro mais vendido do Brasil no varejo? Conte nos comentários.


