Home » Vendas e Preços » VW Virtus está a caminho de acabar com o reinado do Chevrolet Onix Plus

Vendas e Preços

Gangorra da categoria

VW Virtus está a caminho de acabar com o reinado do Chevrolet Onix Plus

Baixa constante nas vendas tem feito o Chevrolet Onix Plus perder fôlego frente ao Volkswagen Virtus

3 min de leitura

Desde que foi lançado, o Chevrolet Onix Plus é o líder incontestável do segmento de sedans compactos. Mas parece que sua festa está prestes a acabar por conta da ascensão do Volkswagen Virtus. Se isso acontecer, será a terceira categoria liderada pela Volkswagen por um membro da família Polo. 

A baixa do Chevrolet Onix Plus é uma conjunção de fatores. O modelo foi recentemente reestilizado, o que faz com que muita gente esteja esperando pela renovação visual para trocar de carro. Outro ponto é que a crise de imagem causada pela correia banhada a óleo tem feito muita gente fugir dos modelos da GM no Brasil.

Como o Volkswagen Virtus não usa esse tipo de sistema e ganhou um forte fôlego quando foi reestilizado, ele vem galgando vendas para cima do rival. Em junho e julho, o modelo da Volkswagen liderou a categoria. Mas, no acumulado do ano, o Chevrolet segue à frente, segundo dados da Fenabrave.

Volkswagen Virtus 170TSI parado de frente e lateral com muro de pedra ao fundo
Volkswagen Virtus 170 TSI [Auto+ / Rafael Déa]

De janeiro a julho, foram vendidos 24.667 Onix Plus contra 21.035 Virtus. A diferença é pequena e a Volkswagen precisa vender mais e que a Chevrolet desacelere as vendas do seu modelo para poder pleitear a liderança. Fora os dois modelos, existe também uma briga particular pelo terceiro lugar.

Segundo pelotão

Fiat Cronos e Hyundai HB20S disputam ferrenhamente a medalha de prata, com distância forte para os dois rivais de cima. Nos últimos meses, o HB20S tem feito vendas mais fortes que o Cronos, tanto que já o passou no acumulado do ano. São 17.569 unidades para o sedan coreano contra 16.445 unidades para o italiano.

Fiat Cronos Precision [Auto+ / João Brigato]

Já Honda City e Nissan Versa não se ameaçam. O Honda está estabelecido em quinto lugar com 9.927 unidades vendidas no acumulado e vendas constantes na casa de 1.500 unidades. Já o Nissan tem 6.3297 unidades acumuladas, mas dificilmente emplaca mais de mil unidades em um mês. Já o Toyota Yaris Sedan é só resto de estoque, pois ele morreu.

Sedans compactos mais vendidos do Brasil em julho de 2025

1. Volkswagen Virtus – 3.863 unidades
2. Chevrolet Onix Plus – 3.108 unidades
3. Hyundai HB20S – 2.638 unidades
4. Fiat Cronos – 1.894 unidades
5. Honda City – 1.565 unidades
6. Nissan Versa – 930 unidades
7. Toyota Yaris Sedan – 31 unidades

Qual sua aposta para o sedan compacto mais vendido do Brasil em 2025? Conte nos comentários.


YouTube video

10 comentários em “VW Virtus está a caminho de acabar com o reinado do Chevrolet Onix Plus”

  1. Alex Antonio

    Acabar com o “reinado” do Onix Plus não está tão difícil assim… A própria GM colaborou pra isso, mantendo a correia do djabo cozida no óleo. É o novo “PowerShift”; pegou má fama, já era.

    • Neri Antônio Seibel

      Acredito que o Virtus vai liderar o restante do ano..
      O onix so volta a liderança se mudar motor e sistema de correia banhada a Óleo.

  2. Gringo esperto

    A principal virtude do virtus é dizer que não usa correia dentada banha a óleo chega a ser ridículo. Um carro cheio de problemas que mais parece uma piscina ambulante, fora barulhos internos e suspensão problemática. Manutenção exorbitante. Só o óleo certo pra essa bomba norma vw 50888 chega a ser até 30% mais caro que qualquer um na concorrência. O povo é iludido com essa enxurrada de informações tendeciosas!!!

    • Agnaldo cruz

      Estou no segundo virtus primeiro 1.6 mais agora um confortline tsi… Só alegria 😍😂

  3. Andrey

    Penso que aa correia é um detalhe de consumo de economia de um dono ser dono mesmo pois a manutenção correta que faz o carro enquanto o Virtus é tiozão demais porém muita coisa faz ser mais caro tem que ver o que realmente o motorista vai usar no dia a dia e separar itens de serie e opcionais de acordo

  4. Daniel

    Mil vezes Chevrolet

  5. Odaciro Costa da Silva

    Tenho um volkswagen virtus msi 1.6 2020 que carro bom:
    Desempenho bom
    Mecanica barata ,comparada outros
    Responderem na velocidade vai até:260
    Espaço interno bom
    Espaço porta malas muito grande
    O meu tá agora com : 49.000 km
    A única coisa que poderia melhorar seria mais conforto em bancos
    Talvez se eu comprar um high line será melhor.

  6. Paulserk

    Correia no óleo sem dúvida tiro no pé. Não importa a garantia o carro ficou queimado. Dificilmente uma.pessoa que tem condições de comprar este tipo de veículo vai querer passar 240 mil km com ele. Provavelmente vai querer vendê-lo ou troca-lo após 60/70 mil. Aí vem a pergunta… “Quem no mercado de usados vai querer comprar um carro desses logo no momento em que as revisões estarão muito mais caras no concessionária e ficar refém até findar 240mil km?

  7. Ivone Fonseca

    Eu tenho um excelente Chevrolet Prisma LTZ 2013 modelo 2014. Todas as revisões feitas. Maravilhoso! 70.000 km rodados. Há anos dou Chevrolet, mas os novos modelos não têm sido melhores de mecânica e o interior é igualzinho ao meu. Dirigi e gostei do Renault Kardian. Muito moderno, leve ótimo de dirigir. Mas tem uma correia banhada em óleo… então, vou esperar. Estou muito bem de carro, apesar do ano!

  8. Isaac

    Já tive o Onix Plus Midnight e agora tenho um Virtus Highline, o único ponto que o Onix vence é em questão de barulhos internos. De resto o Virtus vence em tudo, anda muito mais, mais econômico, suspensão do Virtus é muito mais confortável e é mais estável também principalmente em curvas de alta velocidade. Sem contar o porta malas e o entreeixos maiores. A revenda do Onix é ridícula, nem Peugeot antigo é tão desvalorizado…

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar