Novidades

Volkswagen Polo GTS chega por R$ 99.470

Hatch traz motor 1.4 TSI de 150 cv e visual exclusivo; Virtus GTS será lançado em fevereiro

Volkswagen Polo GTS (Auto+)
Volkswagen Polo GTS (Auto+)

Finalmente ele está entre nós! A Volkswagen lançou hoje o novo Polo GTS, hatch que resgata a sigla icônica de modelos como Gol GTS e Passat GTS Pointer, modelos que marcaram os anos 1980 e 1990.

Apresentado na forma de conceito pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 ao lado do Virtus GTS (que será lançado em fevereiro), o Polo GTS – depois de pequenas revelações a conta-gotas pela Volks – chega ao mercado como a versão topo de linha e de apelo esportivo do hatch. O preço? Parte de R$ 99.470.

Volkswagen Polo GTS (divulgação)

Visualmente, o Polo GTS se diferencia pelos novos para-choques e faróis full-led com detalhe vermelho que se estende pela grade (visual igual ao do Polo GTI europeu), bem como novas rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/50, essas diferentes dos conceitos mostrados em 2018 no Salão. Atrás, a novidade fica para a lanterna de led herdada do Polo GTI e o escapamento com ponteira dupla.

Volkswagen Polo GTS (Divulgação)

Na cabine, o destaque fica por conta dos novos bancos esportivos com a sigla GTS gravada no encosto, fora o novo volante revestido em couro com costuras vermelhas e o logo da versão. O clima esportivo continua com os detalhes em vermelho nas saídas de ar, console central e na alavanca de câmbio. Bacana também é a tela de 8 polegadas da central multimídia que mostra a potência usada, pressão do turbo e força g.

Volkswagen Polo GTS (Auto+)

Já debaixo do capô é que a brincadeira começa: o Polo GTS traz o motor 1.4 TSI (o mesmo usado no Jetta, Tiguan e T-Cross) de 150 cv e 25,5 kgfm de torque que, segundo a Volks, permite o hot hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir 207 km/h de velocidade máxima. O câmbio é automático de seis marchas, ou seja, é a mesma transmissão do Jetta, mas com acerto mais esportivo segundo a marca.

Além do novo motor, o hatch recebeu uma calibragem específica para os amortecedores e molas, deixando o hatch mais firme do que a versão Highline, por exemplo.

De série, o Polo GTS virá com chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, painel digital configurável, 4 airbags, ar-condicionado automático, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, saídas de ar traseiras e seletor de modo de condução em 4 níveis: Normal, Sport, Eco e Individual. Há ainda sistema de frenagem pós-colisão, central multimídia com tela de 8 polegadas com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, sistema start-stop e volante em couro com aletas para trocas de marchas.

Volkswagen Polo GTS (Auto+)

O único pacote opcional contará com o sistema de som Beats Audio com direito a subwoofer e um amplificador, além de porta-malas com variador de espaço e rede – que vai custar R$ 2.400. As cores metálicas  cinza, prata ou azul estarão disponíveis cada uma custando R$ 1.570. Ou seja, com todos os opcionais (incluindo pintura metálica), o Polo GTS pula de R$ 99.470 para R$ 103.440.

Com o “espírito” dos saudosos Gol GTS e Passat GTS Pointer, o Polo GTS chega para ser um carro de nicho da Volkswagen. E aí, será que o hot hatch vale a pedida?

Veja mais:

>> Perua derivada do Volkswagen Arteon é flagrada

>> VW confirma nome Nivus para SUV-cupê derivado do Polo

>> Volkswagen Tarok tem imagens vazadas no INPI