Ao vivo
Home » Destaque » VW Golf GTI pode vir ao Brasil mais barato que Civic Type R

Destaque

VW Golf GTI pode vir ao Brasil mais barato que Civic Type R

Festa de Honda e Toyota com Civic Type-R e GR Corolla pode chegar ao fim com a volta do Volkswagen Golf GTI

3 min de leitura

A guerra dos hatches médios esportivos parece que ganhará um novo membro no Brasil. Depois que a Honda trouxe o Civic Type-R e a Toyota passou a importar o GR Corolla, uma luz acendeu na Volkswagen. Prova disso, é que a marca cogita fortemente lançar o Golf GTI ou até mesmo o Golf R por aqui.

Em entrevista ao podcast do Motor1, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen Brasil, revelou que a marca está de olho nas movimentações das rivais e lembra com carinho do Golf. “O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar”, afirma Ciro.

Ou seja, para que Golf GTI ou até Golf R venham ao país, é preciso que o mercado indique que há real demanda por eles. “O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano”, indica o executivo sobre a possível data de lançamento dos modelos.

Volkswagen Golf GTI [divulgação]

Menos potência, menos preço

O interessante é que o Golf GTI poderia chegar mais barato que Civic Type-R e GR Corolla, hoje na faixa dos R$ 400 mil. Em todos os mercados em que os três são vendidos, o Volkswagen é mais barato. Mas isso vem com um custo: seu motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo entrega 235 cv, contra 304 cv do Corolla e 297 cv do Civic.

Isso porque a Volkswagen tem o Golf R para competir com os dois modelos mencionados. Ele tem também motor 2.0 TSI, mas eleva a brincadeira a 315 cv. Além disso, enquanto o GTI tem tração dianteira, o R é tração integral. Ambos trazem opção de câmbio manual de seis marchas ou DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Volkswagen Golf R [divulgação]
Volkswagen Golf R [divulgação]

A única dúvida é se o Golf voltará com câmbio manual, seguindo a receita dos rivais, ou se virá automático mantendo o que era feio antes. Na Europa, ele está prestes a ser reestilizado e há boatos sobre o fim da versão manual por conta de emissões de poluentes. Até o martelo ser batido no Brasil, o modelo reestilizado lá fora já terá sido revelado. 

Animado pela volta do Volkswagen Golf GTI ao Brasil? Conte nos comentários.

 

.

>>Ford vai usar SUV cupê da VW para ressuscitar um clássico

>>Volkswagen doará 40 carros elétricos para o Vaticano

>>Volkswagen produzirá motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil

2 comentários em “VW Golf GTI pode vir ao Brasil mais barato que Civic Type R”

  1. Antonio

    Claro que será mais barato, mas ao mesmo tempo será inferior em quase tudo. Lógico, não? Já o R de certeza que será mais comparável aos outros, em potência e não só, mas será bem superior em segurança e como “máquina “. Claro que tudo isso se reflete no preço. Em Portugal, o mais caro é o civic, práticamente igual ao VW, só que este vem com a caixa DSG de 7 mudanças. Eu tendo o R e digo que o que perde em velocidade final, ganha em segurança.

  2. João Gabriel

    Eu vejo que o GTI pode ser uma porta de entrada para quem nunca teve um hatch esportivo, e aí caso se acostume e ache que está na hora de aumentar a brincadeira, pode escolher o GR, o Type R ou R entre o Civic, Corolla e Golf.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar