Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros que ficaram muito piores ao mudar de geração

Curiosidades

5 carros que ficaram muito piores ao mudar de geração

Às vezes as marcas trocam seus carros bons por modelos nitidamente piores, como foi o caso desses cinco modelos estragados

5 min de leitura

Mudar para melhor é mais fácil, vamos admitir. Especialmente quando se trata dos carros, as marcas contam com as respostas de consumidores e da imprensa para fazer melhorias para a nova geração ou uma reestilização. Mas e quando as mudanças acontecem para pior…bem pior?

Esse é o caso dos cinco carros presentes nessa lista. Modelos amados pelo brasileiro, esses cinco pioraram muito na troca de geração. Mas por que será que esses modelos foram estragados por suas próprias montadoras?

Volkswagen Gol G4

Volkswagen Gol [divulgação]
Volkswagen Gol [divulgação]
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior. Todo o interior era feito em plástico duro e simplificado ao extremo, além do visual sem sal.

Isso se deu por conta da aparição do Fox, que fez o Gol ser jogado para o andar de baixo. Para equilibrar seus carros, a Volkswagen desceu o nível do veterano – tanto que recebeu o mesmo painel de instrumentos do Fox, que era terrível de ruim. Inclusive a chamada de geração 4 (mas era a segunda reestilizada novamente) foi a última da Parati.

Honda Civic

Honda Civic [divulgação]
Honda Civic [divulgação]
Ainda que tecnicamente foram aplicadas muitas evoluções entre a oitava geração do sedã médio da Honda (chamada de New Civic) e a nona, o modelo mais antigo é mais valorizado. O Civic 9 ficou careta, passou a beber bem mais e perdeu a tocada esportiva e dinâmica que fez a fama do Civic no Brasil.

Foi nessa época em que o Toyota Corolla fez a festa a assumiu a liderança para nunca mais sair de lá. Constantemente é possível ver unidades do New Civic sendo vendidas por um preço mais elevado do que o modelo mais novo. Ele tem potencial para ser um futuro clássico, ao contrário da nona geração.

Chevrolet Montana

carros
Chevrolet Montana (divulgação)

Sempre que uma marca substitui um carro, ou usa a mesma plataforma do modelo mais novo ou uma nova base mais moderna. Mas a Chevrolet não fez isso. Para tomar o lugar do Corsa de terceira geração, pegou a base do Corsa de segunda geração de 1994 para criar o Agile e a Montana.

Se não bastasse o retrocesso tecnológico, o Agile é, até hoje, considerado um dos carros mais feios produzidos no Brasil. A involução foi nítida, mas as vendas eram melhores do que as do Corsa por conta do custo mais baixo. A Montana passou pelo mesmo processo quando deixou de ser derivada do Corsa para se tornar parte da família Agile, retornando com a base da Pick-up Corsa.

Peugeot 207

Peugeot 207 [divulgação]
Peugeot 207 [divulgação]
Ainda que tecnicamente o Peugeot 207 seja uma pesada reestilização do 206, o modelo piorou nitidamente. Aliás, culpe o 207 pela má fama que a Peugeot ainda amarga hoje no Brasil, apesar de fazer pesadíssimos esforços (com resultados positivos) para reverter isso. O problema nunca foi o visual, mas sim a mecânica.

O Peugeot 206 nasceu com tempero bem europeu, ou seja, um carro durinho e esportivo. Ele sofria um pouco nas ruas brasileiras, mas nada extraordinário. Mas no 207, a suspensão foi amaciada e ficou mais frágil, causando crônicos problemas no conjunto. Além disso, o acabamento perdeu qualidade e apresentava constantes peças quebradas.

Hyundai i30

Hyundai i30 (divulgação)

Diferentemente dos outros carros, o Hyundai i30 melhorou em absolutamente tudo em relação ao modelo antigo. Mas por que ele então está nessa lista? Por só uma grande exceção desse processo de avanço: o motor. Na época da troca de geração, a CAOA trocou o consagrado motor 2.0 aspirado pelo 1.6 do HB20.

Parecia que a CAOA não havia aprendido após o fiasco do Veloster com mesmo motor. Um hatch médio com pegada mais esportiva e até, de certa forma, premium, não combina em nada com um motor de hatch compacto. Nem adiantou trocar pelo 1.8 depois, já que a má fama se instaurou. Além disso, menos unidades foram importadas e ele se tornou raridade.

>>5 carros que o brasileiro (chato) ama criticar, mas que são bons

>>Carros mais baratos: governo pode cortar impostos para reduzir os preços

>>Carros chineses são os mais exportados do planeta

YouTube video

11 comentários em “5 carros que ficaram muito piores ao mudar de geração”

  1. Henrique

    Para mim, os piores foram o Gol e o Agile.

    O caso do gol é até compreensível, devido ao posicionamento do Fox. Mas que é um carro ordinário, isso é fato!

    Aluguei um por alguns dias quando estive na Bahia, e o interior é desesperador.

    O caso do Agile é o melhor exemplo de cretinisse automotiva que já vi no Brasil. Esse carro é sem vergonha em todos os sentidos!

    • alfredosila

      É gosto o que pra vc é ruim para os outros pode ser bom vice e versa,eu não tenho do que reclamar do meu Agile, direção,ar, vidro, piloto automático,banco com regulagem de altura, volante com regulagem de altura, coisas que carros novos não oferecem,pra vc criticar um carro vc tem que ter ele e não ficar falando asneiras sem saber.

  2. Paulo César

    Pra começar que Gol nem trocou de geração desse jeito, só teve 3 gerações o resto é facelift e marketing de enganação.

  3. Leandro

    Esqueceram de mencionar o Kia Soul, por exemplo

  4. Rodrigo Santos

    Falar do Civic 9 geração pegou pesado. Carro excelente com visual e painel bem mais moderno. Quem entra num Civic de 9 geração e depois entra no de 8 sente a diferença.

  5. Peter Georg Rommel

    Quem tem Agile não o vende baixa manutenção mala grande , e se vocês repararem o formato da carroceria hoje e copiado por diversas fábricas , Fiat , e wolks a lem de estrangeiros . O carro não deu certo aqui pois foi produzido na Argentina, e aqui todos são preconceituoso. Não vendo o meu e não troco por nada , o meu já tem computador de bordo desde o lançamento hoje vê carros novos que nada tem .

  6. Jaum

    Esqueceu de falar do HB20 que ficou Horrível na atualização….

  7. Renato Ferdasi

    Discordo plenamente do Honda Civic. Se fosse fazer essa comparação ao modelo americano, poderia sim fazer sentido no quesito design.
    A Honda fez o que a Toyota também faz na linha Corolla, sendo um modelo arrojado em uma geração, outro modelo conservador em outra.
    Observe o Corolla G9 (2002-2008) e compara com a G10 (2009 – 2014), trata-se de uma nova geração, com uma releitura da geração anterior, melhorando alguns itens que atrapalhavam. A mesma coisa aconteceu com o Civic G8 (2007 – 2011) com a G9 (2012 – 2016). Melhoram o diâmetro de giro encurtando o entre-eixos, adotaram estepe temporário para privilegiar o porta-malas (449lts contra 340lts), melhoraram a visibilidade e aprimoraram o conceito de painel de dois andares.
    O nível de evolução do modelo, que começou contando com versões LXS, LXL e EXS, todos 1.8, traziam central de informações e computador de bordo integrado “iMid”, também passando informações do rádio integrado ao painel, também contava com câmera de ré em todas versões e se condicionado digital. Na linha 2014 foram introduzidos os modelos 2.0 nos modelos LXR (antes LXL) e EXR (antes EXS).
    Houve sim um salto técnico, até maior que o Corolla citado (G9 para o G10), mas o Corolla sempre foi bem vendido, então ninguém ousa falar nada sobre ele…
    O Corolla usa até hoje, em pleno 2023, na sua versão de entrada, ar-condicionado manual! Coisa que o Civic aboliu há mais de uma década atrás!

  8. Tulio

    Esse i30 pra mim Foi Ridículo
    Uma gambiarra do hb20! É um hb20 bombado só compara o carro é quase igual na traseira!

  9. Tulio

    Esqueceu da reestilização do Renegade que estreou ano passado pois de melhoras ali só tem a motorização!!! Pois não tem inovação nenhuma! Caparam o carro e o interior antigo

  10. Everton

    Faltou o HB20, as gerações 01 e 02 eram as mais bonitas, pelo menos esteticamente. Da 03 pra frente… Só ladeira abaixo.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar