Revoluções no segmento dos carros podem ser lentas ou de impacto gigantesco. Só que às vezes é preciso um empurrão para isso. No caso, um lançamento de peso tão gigantesco que é capaz de mexer com uma categoria inteira a ponto de torná-la algo totalmente diferente do que era antes.
Por isso, trouxemos cinco carros (tecnicamente são sete, mas você vai entender) que mudaram completamente o Brasil para sempre depois de seus lançamentos. Sabe quais são? Então confira.
BYD Dolphin
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]Há quanto tempo não se viam tantos carros se mexendo no Brasil por conta de um lançamento? O BYD Dolphin chegou em 2023 provando duas coisas. A primeira era que os elétricos estavam custando muito mais caro do que deveriam. A segunda era que o brasileiro queria um carro movido a baterias, só não achava justo ainda o que havia.
Jeep Compass
Jeep Compass [divulgação]Por muitos anos, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva mostraram ao brasileiro que um SUV médio poderia ser um sonho de consumo. Mas eles nunca venderam tanto quanto o Jeep Compass. Com produção nacional, acabamento de marca premium e o status que a marca da Stellantis construiu, ele fez a VW criar o Taos e a Toyota lançar o Corolla Cross.
Fiat Toro
Fiat Toro [divulgação]A Fiat Toro não foi só responsável por mudar o Brasil, como o mundo. O segmento de caminhonetes intermediárias só existe por conta dela – ainda que a Renault Oroch tenha saído antes, ela só existiu porque vazaram para a marca francesa o projeto da Toro. Por isso, até a Ford Maverick, que é um sucesso nos EUA, deve sua existência à essa brasileira.
Hyundai HB20 e Chevrolet Onix
Chevrolet Onix (divulgação)
O segmento de hatches compactos não tinha modelos cheios de tecnologia e muito menos se presava a dar bola para o câmbio automático. Mas dois carros que estrearam quase ao mesmo tempo mudaram tudo. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 trouxeram câmbio automático e central multimídia para as massas. Tempos depois, todos os copiaram.
Honda HR-V e Jeep Renegade
Honda HR-V EX [Auto+ / João Brigato]Existe o segmento de SUVs compactos antes e depois do lançamento de Jeep Renegade e Honda HR-V. Até a estreia deles, a categoria só tinha Ford EcoSport e Renault Duster. Dois modelos competentes, mas de acabamento terrível. Renegade e HR-V ditaram as regras que hoje todo SUV compacto segue e, como consequência, mataram os hatches médios.
Quais outros carros mudaram completamente o Brasil após seu lançamento? Conte nos comentários.