Curiosidades Destaque

5 carros que mudaram o Brasil depois de serem lançados

Existem lançamentos de impacto, mas nos tempos recentes, esses cinco carros foram capazes de mudar completamente o cenário
Hyundai HB20 Copa [divulgação]
Hyundai HB20 Copa [divulgação]
Compartilhar

Revoluções no segmento dos carros podem ser lentas ou de impacto gigantesco. Só que às vezes é preciso um empurrão para isso. No caso, um lançamento de peso tão gigantesco que é capaz de mexer com uma categoria inteira a ponto de torná-la algo totalmente diferente do que era antes.

Por isso, trouxemos cinco carros (tecnicamente são sete, mas você vai entender) que mudaram completamente o Brasil para sempre depois de seus lançamentos. Sabe quais são? Então confira. 

BYD Dolphin

BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]
Há quanto tempo não se viam tantos carros se mexendo no Brasil por conta de um lançamento? O BYD Dolphin chegou em 2023 provando duas coisas. A primeira era que os elétricos estavam custando muito mais caro do que deveriam. A segunda era que o brasileiro queria um carro movido a baterias, só não achava justo ainda o que havia.

Jeep Compass

Jeep Compass 2021
Jeep Compass [divulgação]
Por muitos anos, Hyundai Tucson e Chevrolet Captiva mostraram ao brasileiro que um SUV médio poderia ser um sonho de consumo. Mas eles nunca venderam tanto quanto o Jeep Compass. Com produção nacional, acabamento de marca premium e o status que a marca da Stellantis construiu, ele fez a VW criar o Taos e a Toyota lançar o Corolla Cross.

Fiat Toro

Fiat Toro [divulgação]
Fiat Toro [divulgação]
A Fiat Toro não foi só responsável por mudar o Brasil, como o mundo. O segmento de caminhonetes intermediárias só existe por conta dela – ainda que a Renault Oroch tenha saído antes, ela só existiu porque vazaram para a marca francesa o projeto da Toro. Por isso, até a Ford Maverick, que é um sucesso nos EUA, deve sua existência à essa brasileira.

Hyundai HB20 e Chevrolet Onix

Chevrolet Onix (divulgação)

O segmento de hatches compactos não tinha modelos cheios de tecnologia e muito menos se presava a dar bola para o câmbio automático. Mas dois carros que estrearam quase ao mesmo tempo mudaram tudo. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 trouxeram câmbio automático e central multimídia para as massas. Tempos depois, todos os copiaram.

Honda HR-V e Jeep Renegade

Honda HR-V EX [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V EX [Auto+ / João Brigato]
Existe o segmento de SUVs compactos antes e depois do lançamento de Jeep Renegade e Honda HR-V. Até a estreia deles, a categoria só tinha Ford EcoSport e Renault Duster. Dois modelos competentes, mas de acabamento terrível. Renegade e HR-V ditaram as regras que hoje todo SUV compacto segue e, como consequência, mataram os hatches médios.

Quais outros carros mudaram completamente o Brasil após seu lançamento? Conte nos comentários. 

>>Governo financiará carros híbridos da Volkswagen

>>VW processa concessionária por vender carros da Volkswagen

>>Carros gringos que deixam os brasileiros passando vergonha

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Alguns erros nessa reportagem.
    O maior é não citar o EcoSport, nenhum outro desses ditou um segmento como ele.
    Outro ponto, a Toro teve sua relevância nível Brasil, porém a Maverick não têm nenhuma relação com isso, é um conceito estadunidense território onde a atual Toro jamais chegará.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa