Curiosidades Destaque

5 montadoras que ressurgiram como o Palmeiras de Abel Ferreira

O Palmeiras conquistou mais um título brasileiro, depois de uma arrancada heróica, mas tem muita marca que também renasceu das cinzas
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras [reprodução]
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras [reprodução]
Compartilhar

O Palmeiras conquistou seu 12º título do Campeonato Brasileiro na noite da última quarta-feira (6). Comandado pelo português Abel Ferreira, o time paulista precisou fazer uma arrancada histórica para conquistar mais uma vez o troféu, já que o Botafogo liderou a competição durante boa parte do campeonato. 

Depois da crise causada pela eliminação da Libertadores, o Palmeiras se remontou para mostrar que de fato é campeão. Por mais que isto não tenha nada a ver com o mundo dos carros, embora Abel Ferreira seja um amante deste universo, é possível traçar um paralelo entre o ressurgimento do time alviverde com a história de algumas montadoras. 

Virada da Ford

Ford Ranger Raptor [divulgação]
Ford Ranger Raptor [divulgação]

Há dois anos, a Ford surpreendeu a todos quando anunciou que fecharia suas fábricas no Brasil. A notícia causou um choque, mas a eterna crise vivida pela fabricante, com a operação no vermelho há muitos anos, fez com que a empresa decidisse se tornar apenas importadora no mercado brasileiro.

Nesta semana, a Ford anunciou que deve encerrar 2023 com um crescimento de 40% em seu número de vendas. Além disso, a marca lançou diversos novos produtos no país, renovando completamente seu portfólio. A montadora ainda não pode dizer que conquistou um título, como o Palmeiras, mas ao menos parece ter mudado sua situação no Brasil.

Jeep queridinha

Jeep Renegade turbo sem nome [Auto+ / João Brigato
Jeep Renegade sem nome [Auto+ / João Brigato

Até o lançamento do Renegade, a Jeep era uma marca meramente coadjuvante no Brasil. No entanto, a então FCA (hoje Stellantis) percebeu que os SUVs eram os novos carros desejados do mercado, e decidiu apostar na Jeep. Desde então, a fabricante se consolidou no país, passando a ser uma das marcas mais vendidas e se tornando essencial para a Stellantis.

Volvo líder

EX30
Volvo EX30 [Divulgação]

Por várias vezes, Abel Ferreira precisou mudar a forma como o Palmeiras joga. Podemos dizer que a Volvo aplicou a mesma estratégia, passando a focar em veículos elétricos e em distribuir pontos de carregamento pelo país. Essa mudança de foco foi essencial para a empresa se reinventar e se tornar umas das marcas premium mais vendidas do Brasil, com direito a metas ambiciosas para 2024.

Ferrari dá a volta por cima

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

No início dos anos 1990, a Ferrari estava na maior crise de sua história. Com carros ruins e sem o mesmo prestígio dos tempos de glória, basicamente só a F40 se destacava no portfólio da empresa.

Foi quando Luca di Montezemolo assumiu a presidência e, depois de espinafrar os carros da fabricante, começou a trabalhar em grandes sucessos, como a F355 e a F550 Maranello, fazendo a Ferrari voltar aos trilhos para voltar a ser a marca de carros mais desejada do mundo. Assim como o Palmeiras, o sangue italiano faz a Ferrari passar por períodos complicados, mas sempre voltando ao seu lugar de glória.

Porsche salva por Boxster e Cayenne

Carros
Porsche Boxster [divulgação]

Não foi só a Ferrari que passou por problemas nos anos 1990. A Porsche correu um sério risco de fechar as portas, já que estava sem dinheiro e com carros obsoletos naquela época. A empresa então decidiu lançar um carro esporte menor e mais barato que o 911, com motor central e não traseiro. Foi assim que surgiu o Boxster, e posteriormente o Cayman, que fizeram um sucesso estrondoso e ajudaram a Porsche.

Alguns anos depois, já nos anos 2000, a Porsche decidiu ousar e anunciou seu primeiro SUV, o Cayenne. Mesmo com os puristas torcendo o nariz, o modelo segue em linha até hoje, e dá tanto lucro que fez a marca alemã voltar a ser uma empresa sólida e com dinheiro em caixa. Se o 911 ainda está entre nós, foi graças às vendas do Cayenne. Assim como o Palmeiras consegue se manter no topo com o dinheiro das revelações de sua base.

Quais outras marcas ressurgiram como o Palmeiras de Abel Ferreira? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Zeekr, do grupo Volvo, vai vender carros no Brasil

>> Flagra: BMW já testa o futuro iX3 nas ruas

>> Zeekr, do grupo Volvo, vai vender carros no Brasil

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa