Automobilismo

Verstappen vence em corrida tão morna quanto abertura da Copa

Última prova do ano, a corrida nos Emirados Árabes foi dominada por Verstappen e não trouxe grandes emoções

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]

Assim como aconteceu durante todo o ano, Max Verstappen foi novamente dominante e venceu o GP de Abu Dhabi sem grandes dificuldades. E tal como o primeiro jogo da Copa, que aconteceu logo depois, a prova árabe foi bastante morna e sem grandes emoções – exceto pelas despedidas do grid.

Desde o começo ficou nítido que os carros da Red Bull tinham um ritmo mais forte, com Max e Pérez abrindo uma boa vantagem logo nas primeiras voltas. Porém, a equipe dos energéticos preparou estratégias diferentes para seus carros: Max foi para uma parada só, enquanto Pérez foi para duas. 

E isso foi crucial para o resultado final, já que o mexicano ficou preso atrás de Hamilton e no fim não conseguiu alcançar Charles Leclerc, ficando em terceiro na corrida e no campeonato de pilotos, enquanto o monegasco da Ferrari foi o segundo na prova e entre os pilotos.

Sergio Pérez [divulgação]
Sergio Pérez [divulgação]

Danke Seb

Outro ponto que merece destaque é a despedida de Sebastian Vettel. O alemão foi apenas o 10º na prova, mas o resultado na pista foi o que menos importou. Tetracampeão do mundo, Seb se despediu da Fórmula 1 com uma grande carreira e na pista que deu a ele seu primeiro campeonato, em 2010. Um dos maiores vencedores da história da categoria, certamente fará falta no grid em 2023.

Quem também se despediu, mas não de forma definitiva, foi Daniel Ricciardo. O australiano fez sua última prova pela McLaren e pode virar piloto reserva da Red Bull em 2023, mas não estará presente como titular. Mick Schumacher e Nicholas Latifi também se despediram da Fórmula 1. Inclusive, esses dois protagonizaram uma batida bem estranha na corrida, com Mick sendo o responsável.

Lewis Hamilton [divulgação]
Lewis Hamilton [divulgação]

Melancolia da Mercedes

Até 2021, a Mercedes tinha vencido todos os campeonatos da era híbrida da F1. No ano passado, o de pilotos foi perdido para Verstappen, e neste ano nem mesmo o de construtores ficou com o time prateado. A única vitória foi conquistada em Interlagos, com Russell. Para completar, Hamilton não conseguiu terminar a última prova, por conta de uma quebra em seu carro, encerrando a temporada melancólica da equipe.

Agora a Fórmula 1 entra em recesso até meados de fevereiro, quando as equipes devem começar a mostrar seus carros. Mas corrida mesmo só em 5 de março, quando vai acontecer a primeira etapa de 2023 no Bahrein. E para ver a classificação do GP de Abu Dhabi, é só clicar aqui.

>> Réplica do F1 de Max Verstappen custa mais que um carro 1.0

>> Antes da F1, McLaren Senna quebra recorde em Interlagos

>> Rival de Tesla Model S, Mercedes-Benz EQE chega ao Brasil