Automobilismo

GP de Miami tem atuação perfeita de Verstappen e novos erros de Leclerc

Largando em nono, Max precisou escalar o pelotão e adotar uma estratégia diferente para vencer o GP de Miami

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]

Max Verstappen foi o grande nome do GP de Miami, disputado no último domingo (7). Depois de ter largado em nono, o holandês fez uma estratégia certeira para superar o companheiro de Red Bull, Sergio Pérez, e cruzou a linha de chegada em primeiro mais uma vez no ano.

Além de vencer, chama a atenção o conhecimento que o bicampeão do mundo tem de seu carro. Afinal, ele conseguiu conservar bem os pneus com que largou, rodando por 45 voltas, das 57 realizadas, com o mesmo composto duro. Ao parar, perdeu a liderança para Pérez, mas por pouco tempo.

Com um ritmo muito mais rápido, além de pneus médios mais novos, Max partiu para cima de seu companheiro, que até resistiu, mas não conseguiu impedir o bote. Depois, o holandês disparou na ponta, vencendo o GP de Miami sem maiores intercorrências.

Max Verstappen [divulgação]
Max Verstappen [divulgação]
E por falar em intercorrências, foi uma corrida absolutamente tranquila. Não teve nenhuma intervenção do safety car. Nem mesmo uma bandeira amarela foi agitada, com os 20 carros concluindo a prova. Mesmo sendo uma corrida de rua e em um traçado veloz, todo mundo se comportou bem.

Leclerc repete erros no GP de Miami 

Quem não se comportou tão bem assim foi Charles Leclerc. O monegasco bateu em um treino livre na sexta-feira, voltou a cometer o mesmo erro na classificação de sábado, e ainda sofreu para superar a Haas na corrida. Com tantos erros, o futuro do piloto na Ferrari começa a ficar ameaçado, principalmente porque a equipe precisa de um primeiro piloto capaz de liderar o time mais vitorioso da história da categoria.

Charles Leclerc repete erros no GP de Miami [divulgação]
Charles Leclerc repete erros no GP de Miami [divulgação]
Quem também não teve um bom GP foi a McLaren. Seus dois carros terminaram em 17º (Norris) e 19º (Piastri), mostrando que a equipe precisa evoluir bastante para melhorar sua posição no campeonato.

Com mais uma vitória, Verstappen é o favoritaço para o título, que seria seu terceiro consecutivo. Pérez é um bom piloto, mas não consegue acompanhar o ritmo de seu companheiro, que ruma para ser um dos grandes da história da Fórmula 1. Paralelo a isso tudo, Alonso celebra mais um pódio, e, ao que tudo indica, ainda serão muitos outros durante o ano.  Clique aqui e veja como ficou as posições finais da corrida. 

>> Carlos Sainz pode deixar a Ferrari para abraçar projeto da Audi na F1

>> Citroën Ami tomba em curva da F1 por motorista achar que era o Senna

>> Chevrolet Cruze já tem data para sair de linha definitivamente