Automobilismo

Mercedes joga a toalha e já quer pensar em carro de 2024 da F1

Mesmo com apenas uma corrida disputada, a Mercedes acha que a diferença para as líderes é inalcançável e quer focar no próximo ano

Mercedes W14 [divulgação]
Mercedes W14 [divulgação]

A temporada de 2023 da Fórmula 1 só teve uma etapa até aqui, o GP do Bahrein, vencido por Max Verstappen. Acontece que o desempenho da Mercedes foi tão aquém do esperado que a equipe já pensa até em desistir completamente da temporada e focar no carro de 2024.

E, de acordo com o site espanhol The Objective, o plano da marca da estrela de três pontas é focar na Aston Martin. Como o seu próprio carro não tem chance de vencer corridas, ao menos nesta primeira análise, o jeito seria fornecer para a equipe de Fernando Alonso os melhores motores, para ver se o time não consegue triunfar e impedir o domínio absoluto da Red Bull.

No entanto, mesmo o desempenho da Mercedes tendo sido bastante decepcionante na prova bareinita, é sempre bom desconfiar do tom das notícias espanholas. Como Alonso está na Aston Martin, o pachequismo da mídia da Espanha tende a atingir níveis altíssimos.

Mercedes W14 [divulgação]
Mercedes W14 [divulgação]
E por mais que o José Zapico seja um jornalista altamente renomado, com ampla experiência na cobertura da F1, é sempre bom desconfiar. De qualquer forma, o jornalista diz no texto que a Mercedes vai aguardar as duas próximas etapas (Arábia Saudita e Austrália) para avaliar a situação de seu carro.

Caso não haja nenhuma perspectiva de melhora, a equipe de Lewis Hamilton e George Russell jogaria a toalha. A situação é preocupante, já que o próprio Hamilton disse que não foi ouvido quando disse que era preciso investir em outro conceito para o W14, já que a novidade das laterais estreitas do W13 não tinham funcionado em 2022.

Mercedes W14 [divulgação]
Mercedes W14 [divulgação]
Mesmo assim, a engenharia decidiu manter o conceito para 2023, mudando alguns pontos. E, como foi visto no último final de semana, quase nenhum efeito foi conseguido. Dessa forma, a Mercedes tem duas opções: ou desiste de vez, como diz a mídia espanhola, ou investe em uma atualização completa de seu carro para o quanto antes. 

>> Consórcio para carros: saiba quais modelos podem ser comprados

>> Flagra: Mercedes-Benz Classe A reestilizado roda em testes no Brasil

>> BYD Tan vs Mercedes-Benz EQB: a briga dos SUVs elétricos | Comparativo