A silhueta de SUV-cupê e a propulsão elétrica são as fortes tendências no mercado atual. De olho nesse cenário, a BMW uniu essas duas características no iX2 — a versão 100% elétrica da segunda geração do X2. Com preço inicial de R$ 463.950 na configuração xDrive30 M Sport, ele se posiciona entre o iX1 e o iX3 dentro da linha de SUVs elétricos da marca.
Muito antes dos atuais modelos elétricos do fabricante — como os SUVs iX1, iX2, iX e os sedãs i4 e i7 —, a BMW deu seus primeiros passos na eletrificação com o 1602 Elektro-antrieb, lançado em 1972. Desenvolvido especialmente para os Jogos Olímpicos de Munique, o protótipo utilizava um motor elétrico de aproximadamente 43 cv. No entanto, foi apenas em 2013 que a mobilidade elétrica da marca ganhou notoriedade global com o lançamento do BMW i3.
O BMW iX2 utiliza a plataforma UKL2, a mesma que sustenta o iX1 e o novo Mini Countryman Electric. Essa base compartilhada permitiu um crescimento significativo nas dimensões em comparação ao antigo X2 a combustão. O comprimento foi ampliado em 19,4 cm, enquanto a altura aumentou 6,4 cm e o entre-eixos ganhou 2,2 cm — mudanças que beneficiam o espaço interno e reforçam o porte do SUV elétrico.
Na prática, o BMW iX2 mede 4,55 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,56 m de altura e tem 2,69 m de entre-eixos. O porta-malas possui 525 litros de capacidade. Em comparação, o novo Mini Countryman Electric possui 4,44 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura, o mesmo entre-eixos de 2,69 m e um compartimento de bagagens com 460 litros.

Vida a bordo no BMW iX2
Com dimensões próximas às do Jeep Compass BlackHawk, que mede 4,40 metros de comprimento, o BMW iX2 — classificado como um Sports Activity Vehicle — acomoda confortavelmente até cinco ocupantes. Ao abrir a porta, o interior revela um ambiente praticamente idêntico ao do iX1, compartilhando também muitos elementos com as versões a combustão do X1 e do X2.
Como já é esperado em um BMW, a qualidade dos materiais, dos plásticos e da montagem dos acabamentos dispensa apresentações. Seguindo mais uma tendência do mercado, o interior do iX2 traz o quadro de instrumentos e a central multimídia integrados em um único conjunto visual. Ambos os displays são curvados, com 10,25 polegadas para o cluester e 10,7 polegadas para o multimídia.

Paralelamente ao pedal do acelerador, fixado diretamente no assoalho — uma característica distintiva dos modelos da Bayerische Motoren Werke —, o design dos bancos do iX2 também merece destaque. Não apenas pela posição de condução baixa, mas também pela maneira que envolvem o corpo, proporcionando suporte tanto nas costas quanto na região lombar.
Essa experiência é ainda mais aprimorada pelo volante de três raios, com aro grosso, que garante uma pegada firme. O interior do iX2 exibe um toque de minimalismo, com o seletor de marchas operado por uma pequena alavanca. O carregador de smartphone, posicionado na vertical e com sistema de travamento, também é uma característica prática. Para completar, o sistema de som assinado pela Harman-Kardon oferece uma excelente pureza sonora, com graves bem definidos.



Caimento suave do teto
Seja em modelos de marcas premium ou generalistas, todo SUV-Cupê apresenta o característico caimento suave do teto. No entanto, com 1,56 m de altura, os passageiros de estatura mais alta podem acabar esbarrando a cabeça no teto. Por outro lado, o entre-eixos de 2,69 m garante um bom espaço para as pernas, beneficiado pela ausência do túnel central.
Outros itens de comodidade e conveniência incluem o teto solar panorâmico e os bancos frontais, que oferecem funções de massagem, aquecimento e ventilação — recursos raros em modelos elétricos. O porta-malas do iX2 tem 525 litros de capacidade, ficando menor que o do X2 xDrive20i M Sport (560 litros) e maior que o do Mercedes-Benz EQA 250 (340 litros).


A cabine do iX2 possui todos os atributos para conquistar uma boa parte dos consumidores de carros premium. Porém, do lado de fora, as opiniões se dividem. O grande duplo rim na dianteira, combinado ao desenho da traseira, gerou reações distintas. Alguns apreciaram o visual arrojado, enquanto outros torceram o nariz para o design da carroceria.
De toda forma, o iX2 adota uma escola estilística disruptiva dentro da BMW, alinhando-se aos traços do iX1 e do iX. Um detalhe é o spoiler integrado à tampa do compartimento de bagagens, além do design das lanternas traseiras, que conferem um toque de personalidade. As rodas de 20 polegadas desta versão xDrive30 M Sport são equipadas com pneus 245/40 em ambos os eixos.


Propulsão atômica
Quem ainda critica os carros elétricos provavelmente não teve a oportunidade de experimentar um. É hora de deixar de lado o preconceito, afinal, a aceleração proporcionada pelos modelos a eletricidade raramente é igualada por carros a combustão interna. E, embora movido a eletricidade, o BMW iX2 mantém a tradicional condução precisa e afiada que a marca oferece, sem abrir mão da performance.
Como um bisturi, o iX2 é aquele carro que não dá vontade de largar do volante tão cedo. Isso se deve à sua dirigibilidade e acelerações vigorosas, que permitem atingir os 100 km/h em apenas 5,6 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h. Além disso, o SUV serpenteia nas curvas, oferecendo uma experiência de condução magnífica.

A BMW escolheu trazer ao Brasil a versão iX2 xDrive 30 M Sport, equipada com dois motores elétricos — um em cada eixo — que somam impressionantes 313 cv e 50,4 kgfm de torque. Com uma relação peso-potência de 6,45 kg/cv e uma relação peso-torque de 40,08 kg/kgfm, esses números se traduzem em uma experiência de condução sui generis, típica dos modelos da marca.
Como sempre digo, não é necessário ter mais de 500 cv para se divertir ao volante. Mais do que potência e torque extremos, o fator crucial é o equilíbrio e a forma como esses dados são transmitidos para o chão, sem perder de vista a dinâmica nas curvas. E, nesse aspecto, a calibração do iX2 oferece uma condução envolvente e equilibrada.

O balé do BMW iX2
O BMW iX2 é um utilitário esportivo que proporciona prazer ao dirigir, com uma resposta instantânea. Ele acelera da imobilidade, ignorando seus 2.020 kg. Rápido no gatilho, também retoma a velocidade de forma eficiente, oferecendo boas doses de diversão ao volante.
Lembro-me que, em 2012, o BMW 1M me surpreendeu pela reatividade direta e pelo comportamento excepcional das suspensões. Avançando 13 anos no tempo, senti a mesma sensação ao dirigir o iX2 xDrive30 M Sport. Ou seja, mesmo sendo um modelo elétrico, a equipe de engenharia da BMW não se esqueceu de preservar a condução que sempre caracterizou a marca.

A direção assistida eletricamente do iX2 é rápida e direta, oferecendo esterço e retorno rápidos. As suspensões, por sua vez, absorvem e filtram muito bem as irregularidades do asfalto, sem transmitir batidas secas ou solavancos. O conjunto adota a arquitetura McPherson na dianteira e multilink na traseira, sendo ligeiramente mais firmes em relação às suspensões do X2.
Mesmo sendo mais firmes, as suspensões do iX2 estão longe de ser desconfortáveis, mesmo em nosso asfalto mal pavimentado. Além disso, o modelo contorna as curvas sem transmitir grande inclinação da carroceria, graças ao baixo centro de gravidade.

Modos de condução e abastecimento
O BMW iX2 pode mudar sua personalidade conforme o modo de condução selecionado. Entre as opções disponíveis estão o Efficient, o Personal e o Sport, sendo que o modo Sport permite ajustar individualmente as reações da propulsão elétrica e da direção. Além disso, o modelo elétrico da BMW oferece a possibilidade de ajustar a intensidade da regeneração de energia.
A regeneração de energia do iX2 pode ser configurada em quatro níveis: Adaptativa, Moderada, Baixa e Alta. No nível mais alto, o iX2 para completamente ao aliviar o pé do acelerador, permitindo a condução com apenas o pedal do acelerador (One Pedal Drive). Embora leve um tempo para se acostumar, essa funcionalidade acaba se tornando uma comodidade, especialmente para dirigir na cidade.

Assim como alguns modelos da Porsche, o BMW iX2 também conta com o famoso “botão da alegria”. A função Boost, acionada por uma aleta à direita do volante, configura o SUV-Cupê para entregar o máximo de desempenho. Mesmo em aceleração plena, o BMW iX2 não apresenta tendência ao sobreesterço ou subesterço, graças à tração integral sob demanda, que garante controle em todas as situações.
Embora sejam vigorosas, as acelerações ocorrem de maneira progressiva e essa característica também é aplicada a atuação dos freios, com discos ventilados na dianteira e na traseira. Sendo um elétrico o alcance é importante. E o iX2 percorre até 337 km, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.


De acordo com o fabricante, ao ser conectado a um Wallbox de 11 kW, a bateria de 64,8 kWh do iX2 é completamente carregada em 6,5 horas. Usando equipamentos de 22 kW, o tempo de carga diminui para cerca de 3 horas e 45 minutos. Em uma estação de carregamento de corrente contínua (DC) com até 130 kW, é possível carregar de 10% a 80% da bateria em apenas 30 minutos.
Veredicto
O BMW iX2 é um SUV-Cupê prazeroso de dirigir, oferecendo acelerações e retomadas de velocidade eficientes. Isso tudo sem perder a típica dinâmica precisa dos carros da BMW, graças ao ajuste refinado do conjunto de suspensões e direção, que garantem um comportamento dinâmico elogiável.
Se você quer entrar na tendência dos SUVs-Cupês e dos modelos elétricos, mas não se agrada do design do novo Mini Countryman, o iX2 pode ser uma excelente alternativa.

Qual a sua opinião sobre os modelos da BMW? Você prefere eles ou os carros da Audi ou da Mercedes-Benz? Escreva nos comentários!



