Pergunte a qualquer apaixonado por carros se ele gostaria de passar uma sexta-feira dirigindo os modelos da divisão M da BMW no traçado do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. É uma pergunta retórica, porque em 100% dos casos a resposta seria sim. Mas dá para ir além, já que sentimos na pele do que é capaz o radical coupé M2 CS.
Na década passada, lembro que o BMW 1M (E82) me deixou de cabelo em pé, tanto pela capacidade de aceleração quanto pelos engates do câmbio manual de seis marchas. Um canhão de 340 cv e 45,9 kgfm, com tração traseira e relação peso-potência de 4,62 kg/cv, que o tornavam uma verdadeira obra de engenharia bávara.
Um integrante do seleto clã M da BMW nasce para entregar uma dirigibilidade que só a marca é capaz de proporcionar. Um pedigree presente no M2 das gerações F87 e na atual G87. Esse coupé, assim como outros esportivos alemães, não é para iniciantes, mas sim para motoristas experientes e com boas horas de voo em carros fortes e traseiros.

O que torna o BMW M2 CS (sigla para Competition Sport) ímpar é a dirigibilidade extrema, com mais potência e peso aliviado. Sob o capô, o motor M TwinPower 3.0 de seis cilindros em linha foi recalibrado para entregar 510 cv e 66,3 kgfm, sempre associado ao câmbio automático M Steptronic de oito marchas.
Foguete M Power em dimensões compactas
Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o BMW M2 CS mede 4,58 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,39 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. O peso foi reduzido em cerca de 30 kg em relação ao M2 tradicional, graças ao emprego de componentes leves, o que contribuiu para a relação peso-potência de impressionantes 3,33 kg/cv.
O corpo largo e próximo ao solo exibe apêndices aerodinâmicos de plástico reforçado com fibra de carbono, com destaque para o spoiler montado sobre a tampa do porta-malas de 390 litros no estilo ducktail. Além disso, o BMW M2 CS traz quatro saídas de escape e uma dianteira com grandes tomadas de ar.


O visual é clean e ao mesmo tempo intimidador, reforçado pelas rodas forjadas de 19 polegadas na dianteira, calçadas com pneus 275/35, e de 20 polegadas na traseira, envoltas por pneus 285/30. O desenho das rodas deixa à mostra os discos de freio carbono-cerâmico aplicados em ambos os eixos.
Colocando o BMW M2 CS em Interlagos
Saindo dos boxes do Autódromo de Interlagos, nos primeiros metros já é possível perceber o poder do motor seis cilindros em linha 3.0 turbo com injeção direta, sob a nomenclatura S58D30. O ronco característico desse propulsor da BMW surge com um timbre e notas capazes de fazer inveja a modelos de Stuttgart.
Ao ingressar na pista aplicando meio curso no acelerador, o BMW M2 CS responde de forma ríspida e ganha velocidade com facilidade, enquanto a transmissão ZF 8HP trabalha de maneira cirúrgica, como um bisturi. Rápida nas reações, ela parece antecipar os pensamentos na forma como sobe ou reduz suas oito marchas.

Não há sinais de hesitação, e o BMW M2 CS impressiona pelo comportamento voraz: acelera da imobilidade aos 100 km/h em 3,8 segundos e chega aos 200 km/h em 11,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 302 km/h. Só que tudo o que acelera, em algum momento precisa parar.
Vindo da Curva do Café em direção à reta dos boxes, o velocímetro ultrapassou os 200 km/h e, ao pressionar o pedal do freio, a velocidade caiu para algo próximo dos 100 km/h para fazer o S do Senna. Tudo isso sem qualquer tendência de dianteira ou traseira balançar, mantendo o carro completamente reto e grudado no chão. Além disso, a dianteira aponta com extrema facilidade.


Pé embaixo!
As retomadas de velocidade são tão rápidas quanto um projétil .40, e tudo isso vem acompanhado do plus da tração traseira, que torna a experiência de condução do M2 CS sui generis. Algo único, comparável ao BMW M3 Competition ou ao Porsche 911 Carrera T-Hybrid.
Sem qualquer eletrificação, é um carro puro, com ajustes específicos de molas, amortecedores e direção, o que assegura uma dinâmica afiada. Assim como o M3, o M2 CS é um carro bruto, que transmite uma sonoridade gutural ao apertar o pedal da direita. É viciante e ainda 0,2 segundo mais rápido que o M2 tradicional. Aliás, ele cravou o tempo de 7:25.5 minutos no traçado do Nürburgring-Nordschleife.

A direção assistida eletricamente é extremamente direta e contribui na condução. Em alguns momentos, é preciso aplicar um leve contraesterço, já que o carro solta a traseira com facilidade quando provocado e rapidamente volta aos eixos. Mas o BMW M2 CS cobra pela exclusividade: custa a partir de R$ 980.950, sendo mais caro que o M2 tradicional (R$ 673.950) e até do que o M3 Competition (R$ 892.950).
Na mesma faixa de preço do BMW M2 Competition Sport está o Porsche 911 Carrera, com valores a partir de R$ 980.000. A escolha fica com você: prefere a dirigibilidade tipicamente bávara ou a de Stuttgart. Paralelamente a isso, o BMW ainda oferece um pacote completo de conforto e conveniência associado a toda essa dirigibilidade explosiva.

Mimos do BMW M2 CS
O caráter esportivo aparece na ambientação interna com bancos M Carbon em couro Merino, volante em Alcântara com marcação às 12 horas, acabamento em fibra de carbono e teto revestido em Anthracite. Um característica do habitáculo é o BMW Live Cockpit Professional reunindo o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,9 polegadas.
Também há sistema de som assinado pela Harman Kardon, head-up display (HUD) que projeta no para-brisa informações importantes, como a velocidade, e recursos de assistência como o Parking Assistant. O esportivo bávaro também oferece controlador de velocidade adaptativo e faróis full LED, para citar.


Veredicto
O BMW M2 CS é a perfeita explicação do ditado de que, nos menores frascos, estão os melhores perfumes. Rápido e construído com a precisão da engenharia bávara, ele é viciante ao volante, seja pela sonoridade, seja pela forma como acelera e serpenteia nas curvas. Uma pequena joia que vale o que cobra.
Mesmo mais caro que o M3 Competition e na faixa de preço do Porsche 911 Carrera, ele é um carro que dificilmente se explica por palavras. É feito para ser guiado e sentido, tanto no uso cotidiano quanto em um dia de pista!

R$ 980.950
510 cv e 66,3 kgfm
3,8 segundos
302 km/h (limitada eletronicamente)
E você, o que achou do BMW M2 CS? Compraria ele ou optaria pelo Porsche 911? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Grudado no chão não,né? Esse carro é um perigo sem os controles ligados…