Ao vivo
Home » Avaliação » BMW X3 30 xDrive é a porta de entrada do restaurante de luxo | Impressões

Avaliação

Carro de gente rica

BMW X3 30 xDrive é a porta de entrada do restaurante de luxo | Impressões

Depois de rodar cerca de 400 km, o Auto+ vai te contar as primeiras impressões sobre o novo BMW X3 30 xDrive M Sport, que custa R$ 515 mil

7 min de leitura

De olho em quem busca um SUV refinado e potente, a BMW resolveu lançar o X3 30 xDrive M Sport. Trata-se da variante mais mansa do X3 perante o M50. Nova identidade visual, porte encorpado e amplo espaço interno são chamarizes da nova versão. Além disso, ela acenou para a eletrificação e agora conta com conjunto semi-híbrido de 48V. Mas, como o SUV se comporta?

Sedutor

Uma das coisas que mais se destaca em todo o conjunto do BMW X3 30 xDrive M Sport é seu visual. Afinal de contas, ele passa a seguir a nova estética mais reta e minimalista da fabricante bávara. Na dianteira, o capô amplo traz vincos demarcados na parte central, fazendo com que o símbolo da marca se destaque.

BMW X3 30 xDrive M Sport vermelho visto de trás
BMW X3 30 xDrive M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

A grade de duplo rim tem tamanho mais comedido se comparado com o SUV elétrico iX. E ela tem contorno iluminado. Um destaque da sua parte interna é a aleta elétrica, a qual ajuda na refrigeração do motor. Ela aparece nessa parte superior e na entrada de ar na parte debaixo. A peça sobe e desce de forma automática.

O para-choque é saliente e tem apliques escurecidos. Dessa forma, passa uma imagem mais imponente. Os faróis de LED são amplos, iluminam bem e o farol alto não é ofuscante. As setas e DRL’s ficam em uma parte com desenho de “L”. Dos lados, o SUV premium dispõe de rodas de liga leve em dois tons. Elas têm 20 polegadas, pegada esportiva e a pinça de freio é azulada.

Janelas amplas e linha de cintura alta se destacam. Já na traseira, o desenho é encorpado tanto na tampa do porta-malas quanto no para-choque. Há um spoiler integrado ao teto. Aliás, ele é panorâmico e tem cobertura interna automática. As lanternas possuem formato em “Y”. As saídas de escapamento ficam escondidas. Como a proposta é familiar, ele leva cinco pessoas com conforto e o porta-malas tem 570 litros.

Bem disposto

A BMW é conhecida por fazer carros de pegada esportiva e o X3 30 xDrive M Sport não fugiu a regra. Ele une o motor 2.0 TwinPower turbo a gasolina de 258 cv e 40,7 kgfm de torque com um sistema elétrico de 48V. Por mais que tenha um conjunto elétrico, ele não pode ser chamado de híbrido convencional, como o Toyota Corolla.

Esse sistema eletrificado ajuda o SUV a reduzir o nível de poluentes e o consumo de combustível. A transmissão é a Steptronic automática de oito marchas. As trocas de marchas são imperceptíveis e o modelo possui diversos modos de condução. A tração xDrive é integral. Mas, é o recurso Boost que mais te atrai.

Motor do BMW X3 30 xDrive M Sport
Motor do BMW X3 30 xDrive M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Para acioná-lo, basta o condutor segurar por alguns segundos a aleta atrás do volante e pronto, o modelo vira um canhão. O recurso disponibiliza toda a potência e torque por 10 segundos. Deu para atingir 170 km/h com tranquilidade. O consumo da viagem estadual foi de 11,3 km/l. Segundo a montadora, o X3 30 precisa de 6,3 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 209 km/h.

Com o modo Sport ativado, o ronco do propulsor invade a cabine e te instiga a acelerar. As retomadas são vigorosas. A suspensão é bem calibrada e enfrenta buracos, valetas e ruas de paralelepípedo sem medo. O X3 30 não inclina tanto em curvas e transmite segurança aos passageiros. Tem sistema Start & Stop e que pode ser desativado. Contudo, para ativar/desativar é necessário mexer na multimídia, o que não é tão prático.

BMW X3 30 xDrive M Sport vermelho visto de lado
BMW X3 30 xDrive M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Dá para se acostumar facilmente

Internamente, o modelo chama atenção pelo refinamento. O acabamento pode ser marrom, preto ou branco. Existem diversas partes macias ao toque e o revestimento é de qualidade. O volante tem boa pegada, base reta, é revestido de couro e multifuncional. Logo atrás, estão as telas de painel de instrumentos integrada com a central multimídia e que são curvas.

Elas possuem boa resolução, são fáceis de ler e de mexer. O cluster traz velocímetro digital, rotação do motor, combustível restante e o item ADAS em funcionamento. Já a multimídia serve tanto para entreter os passageiros quanto mexer em funções básicas. A conectividade para Apple CarPlay e Android Auto é sem fio e tem GPS nativo.

Um chamariz do modelo é que os comandos do ar-condicionado para os passageiros dianteiros ficam nas respectivas portas e são touch. Fáceis de mexer, eles aumentam a sensação de requinte. O console central tem pegada minimalista e acabamento que mescla cromado e preto brilhante. Os bancos abraçam bem os ocupantes, possuem regulagem elétrica e até almofadinha para acomodar melhor as pernas.

A iluminação ambiente muda conforme o modo de condução selecionado e lembra a estética dos carros chineses, tendo um pé no exagero. A segunda fileira de assentos do BMW X3 30 xDrive tem saídas de ar-condicionado com regulagem de temperatura e tomadas para carregar os celulares. Mas, o túnel central incomoda o ocupante do meio.

Head-up display, alerta de colisão frontal, de saída de faixa e de fadiga são chamarizes. Ainda nesse sentido, o X3 de entrada traz assistente de descida, aquecimento dos assentos dianteiros, câmeras de boa resolução, com realidade aumentada e outros itens.

Assim, ele espera atrair donos de Audi Q5. Porém, ele peca em ter um porta-luvas pequeno, apesar de ser bem acabado, não ter retrovisor interno fotocrômico e cintos de segurança sem regulagem de altura.

Veredicto

Com o X3 30 xDrive, a BMW tem a faca e o queijo na mão. O SUV apresenta um visual que faz todos ao redor virarem o pescoço para vê-lo. O modelo conta com bastante potência e parte mecânica competente. E um ponto importante é que ela divulga que trata-se de um carro híbrido-leve, não seguindo outras empresas como a Stellantis.

O X3 de entrada tem força suficiente para te atrair e deixar o GLC e o Q5 de cabelos em pé. No entanto, ele assume que se inspirou nos chineses ao trazer iluminação ambiente chamativa, câmeras para todos os lados e que podem até tirar uma selfie. Hoje, uma unidade do SUV premium bávaro pode ser encontrado nas concessionárias por R$ 515.950. É um preço alto, que o modelo faz valer a pena.

BMW X3 30 xDrive M Sport vermelho visto lateralmente
BMW X3 30 xDrive M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Você compraria um BMW X3 30 xDrive ou prefere o Audi Q5? Conte nos comentários


YouTube video

3 comentários em “BMW X3 30 xDrive é a porta de entrada do restaurante de luxo | Impressões”

  1. Roberto

    O problema são os pneus runflat que deixam o carro duro e barulhento

  2. Paulo Roberto Xavier

    Com certeza,sempre gostei dos modelos refinados e a capacidade de entrega do que se propõe,esse ficou top. Parabéns a BMW.

  3. Mauro caminha

    Novo audi q5 mais bonito e potente e ainda mais barato.

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar