A sigla RS é um ícone da indústria automotiva, representando tanto RennSport na Audi quanto Rally Sport na Chevrolet. Mas seu legado não é recente: surgiu em 1967, na primeira geração do Camaro, como um pacote voltado ao visual, diferenciado do Z28 e do SS, que priorizavam desempenho mais apimentado. Contudo, não é a primeira vez que a marca da gravata exibe a sigla RS no Brasil.
Ela já marcou presença no hatch Onix, nos SUVs Equinox e Blazer elétrico, na caminhonete Montana e, anteriormente, no Tracker. Agora, o RS segue no utilitário esportivo compacto, oferecendo uma versão a partir de R$ 190.590 transmitindo uma pegada esportiva.
A nova geração do Chevrolet Tracker chegou em meio à pandemia, em 2020, e tive a oportunidade de conviver com o SUV por um mês para avaliar seu potencial. Passados pouco mais de cinco anos, a linha 2026 está atualizada, com mudanças que seguem a nova escola estilística da Chevrolet, alinhando-se também à Montana, Onix, Onix Plus e aos SUVs maiores, Equinox e Blazer EV RS.

São cinco versões e a gama do Chevrolet Tracker inicia em R$ 119.990, Turbo AT, indo a R$ 190.590 nesta topo RS, mostrando grade do radiador e rodas exclusivas, além de detalhes em tonalidade escurecida, assim como um interior em preto e vermelho, que pode não agradar a gregos e troianos.
O que mudou no Chevrolet Tracker
As grandes novidades do Chevrolet Tracker concentram-se na dianteira, agora com faróis divididos em dois andares. O conjunto superior abriga as luzes de circulação diurna (DRL) e de mudança de trajetória, enquanto o inferior concentra os faróis principais. Todos em LED e com acionamento automático em todas as versões, assim como as luzes de neblina.
O para-choque também é novo, e a grade do radiador vem em preto brilhante, com a gravata da Chevrolet trocando o dourado pelo preto. Na silhueta do utilitário esportivo compacto da Chevrolet, as rodas de liga leve exibem desenho exclusivo e calçam pneus de 215/55.


A traseira do Chevrolet Tracker ganhou mais personalidade com o aplique inferior do para-choque em preto brilhante, assim como as lanternas translúcidas, inspiradas no sedan compacto Onix Plus. A iluminação de posição e de freio é em LED, enquanto a gravata da Chevrolet segue escurecida, como na dianteira.
Nas medidas, a carroceria transmite 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. No antecessor, eram 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Ou seja, cresceu no comprimento, mantendo as demais dimensões da carroceria, que o caracterizam como um utilitário esportivo compacto.

Interior
Ao abrir a porta, as novidades do habitáculo do Chevrolet Tracker RS 2026 se concentram no painel, agora com um novo arranjo de telas. O quadro de instrumentos tem oito polegadas e se integra à central multimídia de 11 polegadas, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de conexão Wi-Fi. O ponto positivo está na facilidade de operação da interface. Ou seja, com poucos cliques chegamos onde desejamos.
O acabamento da cabine também evoluiu, especialmente na porção central do painel, agora macia e revestida em tecido. Detalhes em vermelho foram adicionados, presentes nas costuras e nos apliques próximos às saídas de ar. A mesma tonalidade também aparece em outras áreas do habitáculo. Só que essa tonalidade pode não agradar a todos os consumidores. Tudo é uma questão de gosto, não é mesmo?

O vermelho recobre parte das laterais das portas, assim como os assentos e encostos dos bancos. Nas portas traseiras, o revestimento não adota a cor, mas o entre-eixos de 2,57 m garante espaço confortável para pernas e joelhos de quem viaja na segunda fileira. O porta-malas oferece capacidade volumétrica de 393 litros, o que ajuda na hora de transportar as bagagens da família nas viagens de finais de semana.
De série, o pacote do Chevrolet Tracker RS 2026 é interessante ao incluir chave presencial, partida por botão, carregador de smartphone por indução, sistema de estacionamento semiautônomo, teto solar panorâmico — que reforça a sensação de maior contato com o exterior —, controlador de velocidade e acendimento automático dos faróis de LED.



Bom de guiar?
A segurança dos até cinco ocupantes é garantida por seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alertas de ponto cego e de colisão frontal com frenagem de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Poderia oferecer ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, controlador de velocidade adaptativo e sistema de permanência em faixa.
Apesar de não incluir esses itens, o Chevrolet Tracker RS 2026 continua competente ao volante, sendo agradável de conduzir tanto na cidade quanto na estrada. As versões Premier e RS escondem sob o capô o propulsor 1.2 de três cilindros com turbo e, agora, injeção direta, adotada no final do ano passado, dando um fôlego extra ao SUV compacto.

A mecânica 1.2 trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, produzindo até 141 cv e 22,9 kgfm quando abastecida com etanol (0 a 100 km/h em 9,7 segundos e velocidade máxima de 190 km/h) Anteriormente, o SUV entregava 133 cv com o combustível vegetal, e essa atualização fez muito bem ao Chevrolet Tracker. Ou seja, ao volante mudou de personalidade e de comportamento!
Falando do consumo de combustível, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Chevrolet Tracker RS 2026 faz 7,7 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada), com etanol, subindo para 11,2 km/l e 14,1 km/l quando abastecido com gasolina. A emissão de poluentes do SUV compacto da Chevrolet é de 108 g/km.

A polêmica da correia banhada a óleo
Assim como os modelos Onix e Onix Plus, a linha 2026 do Chevrolet Tracker recebeu atualização na correia banhada a óleo do motor. Segundo o fabricante, o componente agora vem de outro fornecedor, mais resistente e robusto. O aumento no desempenho torna o Chevrolet Tracker RS 2026 ainda mais interessante ao volante. O propulsor de três cilindros transmite baixa vibração e oferece boa dose de fôlego desde os baixos giros.
Isso permite ganhar ou retomar velocidade com agilidade, além dos 1.265 kg (relação peso-potência de 8,97 kg/cv), cooperar no desempenho. Além disso, se beneficia do trabalho eficiente da caixa automática de seis marchas. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca lateral da transmissão. Embora o motor priorize as baixas rotações, somente em rotações mais altas que é possível escutar o característico ronco metálico do três cilindros.

As suspensões adotam arquitetura McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção na traseira, com bom acerto de amortecedores e molas, tanto na fase de compressão quanto na de distensão. Não há movimentos de queda da roda, e ao passar por lombadas mais pronunciadas ou buracos profundos, não ocorrem batidas secas. É um conjunto bem calibrado, que ajuda a deixar o Chevrolet Tracker conectado ao chão e ao motorista.
A direção assistida eletricamente é rápida tanto no esterço quanto no retorno. Alguns consumidores podem apontar os freios traseiros a tambor, mas o conjunto de frenagem está adequado à potência e ao torque do Chevrolet Tracker RS 2026. Já o ângulo de entrada é de 18,3º, enquanto o de saída oferece 27,7º. A altura mínima em relação ao solo é de 16,1 cm.


Veredicto
O Chevrolet Tracker RS evoluiu tanto no exterior, com design alinhado à nova escola estilística da Chevrolet, quanto na condução. A adoção da injeção direta no motor de três cilindros tornou o comportamento mais animado, elevando um degrau na experiência ao volante. Essa sensação é reforçada pelo trabalho eficiente do câmbio automático de seis marchas.
Trata-se de um utilitário esportivo compacto bem nascido, com bom espaço para até cinco ocupantes e porta-malas suficiente para as malas de viagens de final de semana, além das bagagens do dia a dia. O visual da configuração RS transmite esportividade, embora os detalhes em vermelho possam cansar com o tempo ou não agradar a parte dos consumidores que buscam um SUV compacto mais sóbrio.

O que você achou do Chevrolet Tracker RS 2026? Gostou do interior com os detalhes em vermelho? Compartilhe sua opinião nos comentários!


