Home » Destaque » Cronos CVT S-Design: preço de entrada e itens de top| Avaliação

Avaliação

Cronos CVT S-Design: preço de entrada e itens de top| Avaliação

Carro mais vendido da Argentina, Fiat Cronos finalmente recebe um bom conjunto mecânico aliado à transmissão automática

8 min de leitura

Por alguns anos o Fiat Cronos foi vendido no Brasil com opções ruins de despensa da embreagem. Os modelos automáticos de verdade usavam o beberrão e velho motor 1.8, enquanto o valente 1.3 aspirado convivia com a trágica transmissão automatizada GSR monoembreagem. Mas agora tudo mudou com o advento do CVT.

A Fiat trouxe do Pulse Drive a combinação de motor 1.3 Firefly à transmissão continuamente variável para criar o melhor conjunto mecânico que o Cronos já teve. Some isso ao conjunto de custo-benefício forte da versão S-Design e terá aqui o sedã compacto mais racional do mercado brasileiro. E detalhe: só ele e o Chevrolet Onix Plus turbo sem nome custam menos de R$ 100 mil.

Entrada top

O grande mote do Fiat Cronos S-Design é a lista generosa de equipamentos atrelada a um visual levemente esportivo. Ele toma como base a versão Drive e cobra R$ 3.710 a mais pelo pacote. Junte ao pacote Drive Plus para ter R$ 91.900. Sem esses itens, o Cronos Drive custa R$ 88.190, mas te garanto que o upgrade vale à pena.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
O Drive Plus kit agrega retrovisor elétrico com função tilt-down, câmera de ré, rodas de liga-leve de 15 polegadas, sensor de temperatura externa. Já o S-Design traz aerofólio traseiro, logotipos escurecidos, borrachão lateral, ar-condicionado digital, sensor de ré, volante revestido em couro, chave presencial e elementos cromados substituídos por preto.

A lista de equipamentos ainda é contemplada pelos itens da Drive, que apresenta controle de tração e estabilidade, airbags duplos, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de som no volante, vidros elétricos nas quatro portas, monitoramento de pressão dos pneus, banco com ajuste de altura e volante com ajuste de altura.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Só três itens fazem falta verdadeira. O Cronos precisava de mais airbags, nem que fossem apenas laterais de série. Além disso, os faróis apresentam luz de posição de LED, que deveriam ser mais fortes e funcionar como luz diurna, algo que ele não tem. Além disso, o volante com ajuste de profundidade faz muita falta, algo que está no Pulse só na versão top.

Cuidado com o tempo

Apesar da falha leve em ergonomia, o interior do Fiat Cronos é quase impecável. O acabamento é de qualidade bem acima da média da categoria, em especial quando comparado ao Chevrolet Onix Plus ou ao Volkswagen Virtus. Está próximo ao Nissan Versa, ainda que deva em alguns pontos.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
O couro do volante é de ótima qualidade, além de ter ótima empunhadura. Contrastando com a porta que não conta com sequer um pedacinho de tecido nessa versão. Os plásticos da cabine são ótimos, com bom encaixe, qualidade de textura elogiável e nada de porta-luvas desalinhado como no Pulse.

Só que ele já mostra sinais de idade. Primeiro por não ter sequer um espaço para colocar o celular. Dá para usar o porta-copos, que é pequeno e não cumpre sua função quando o celular está lá. Aliás, porta-copos do Cronos são todos pequenos e as portas não levam uma garrafa. Outro sinal de avanço do tempo é a central multimídia.

 

Apesar de ser fácil de usar e ter uma definição apenas ok, a tela é muito pequena e lotada de bordas. A área para Android Auto e Apple CarPlay fica reduzida pelos menus da parte inferior, o que a torna ainda menor visualmente. Enxergar o mapa pode ser difícil para algumas pessoas. Painel de instrumentos é analógico, mas o computador de bordo completinho compensa.

Há de elogiar, porém, o espaço traseiro. Os bancos dianteiros finos o tornam mais espaçoso que o Fastback, além de não ter área para cabeça atrapalhada pelo teto. É um sedã que recebe bem seus passageiros, mas não chega à vastidão de espaço que o Nissan Versa possui. Porta-malas leva bons 525 litros.

Encaixe perfeito

Desde o lançamento do Fiat Cronos, havia ficado claro que o motor 1.3 Firefly era o melhor disponível para o sedã. O 1.8 sempre foi muito fraco e o 1.0 só apareceu agora na “reestilização”. Bem entre aspas mesmo porque as únicas mudanças foram a adição de um segundo bigode na grade frontal e volante de Pulse.

Com 107 cv e 13,7 kgfm de torque, o quatro cilindros aspirado é bastante elástico e anda bem. É irônico que esse conjunto presente em Strada e Pulse não tenha se encaixado tão bem quanto no Cronos. Na picape, parece faltar força, no SUV parece desengonçado. O sedã tem seu estado de arte com performance a contento, ficando acima do justo.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Acelera bem para o que se espera de um sedã compacto aspirado, não devendo fôlego ou força quando precisa. Claro que não é um foguetinho como os rivais 1.0 turbo, mas não decepcionará. O consumo também é relativamente bom, marcando médias de 9,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol. Nos nossos testes, ficou com 10,7 km/l de média.

Essa boa administração entre consumo e performance vem do câmbio CVT. Ele é muito mais inteligente e esperto que o usado no Honda City. Há real simulação de sete marchas, não precisando enfiar o pé no acelerador para isso. Saídas de sinal mais fortes são acompanhadas de trocas suaves que eliminam totalmente o efeito enceradeira.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Já nos momentos em que o pedal da direita é apertado com delicadeza, o motor 1.3 apenas ronrona enquanto empurra o Cronos. As retomadas para jogar o giro para o alto são rápidas e o câmbio reage com esperteza. Novamente, é um acerto mais refinado e mais certeiro do que o mesmo conjunto aplicado em Strada e Pulse.

Espírito brasileiro

Sabendo ler o mercado como poucas marcas, a Fiat investiu em dois pontos cruciais no Cronos que se fazem necessários no Brasil: conforto e robustez. O sedã não tem medo de buracos, respondendo com uma suspensão que absorve bem os maus tratos, é macia boa parte do tempo, mas sem se comportar como um pudim nas curvas.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
A direção é extremamente leve nas manobras. Tão leve que você faz uma curva com o dedinho. Já quando ganha velocidade, assume firmeza necessária, sem ser pesada demais ou leve exageradamente. Só é um tanto quanto morta, não passando nenhuma sensação ao volante. Mas para um dono de sedã que quer conforto, está na medida.

Sólida, a carroceria chama atenção. Mas o isolamento acústico está somente dentro da média. Ele não roda como um carro mais caro, como faz o Honda City, mas sim como um compacto muito bem construído.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Dentro do segmento de sedãs compactos, se você quer transmissão automática só tem duas opções: Fiat Cronos ou Chevrolet Onix Plus. O italiano tem a vantagem de se apresentar em duas versões e ainda ter todo o apelo visual e de equipamentos do S-Design, o tornando um gigantesco custo benefício. Já o rival economiza tanto que nem nome a versão possui.

No Cronos, o motor 1.3 e o câmbio CVT encontraram seu estado de arte, rodando nitidamente bem melhor que em Pulse e Strada. Faltam itens de segurança e mais modernidade a ele, mas como a Fiat mudou o foco do sedã de ser um modelo sofisticado para ser o custo-benefício da categoria, está cumprindo sua função. E muito bem, aliás.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

 

YouTube video

>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação

>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação

>>Nissan Kicks Sense manual: sensatez e diversão andam juntas | Avaliação

YouTube video

22 comentários em “Cronos CVT S-Design: preço de entrada e itens de top| Avaliação”

  1. Jose Eduardo

    Sou fã de sedã, honestamente prefiro os que chamam médios, como o Sentra, Corolla e Civic, que na minha perspectiva, considerando os espaços domésticos e públicos são sedãs no minimo médio grandes, no entanto, alguns pequenos encantam como o onix sedã , o city de 1a geração e também o cronos, este todavia peca no estilo da dianteira. A posição do farol auxiliar e este “bigode invadindo a parte inferior do farolete , deixam o carro com um sorriso do coringa, quero dizer fica algo muito estranho e em resumo é um rebuscado estético onde a parte inferior pouco dialoga com a parte superior, dando um de resultado pavoroso. Se a Fiat copiasse o layout que esteve nos últimos up e estará no próximo virtus, ou mesmo fizesse o tradicional “v” central compondo entre a grade superior e a inferior e aplicasse um farol de formato trapezoidal, como no Nivus ou mesmo uma fita de led, como tem o onix ou na posição do 208 (que é de casa) , o carro ganharia em muito no seu design e tenho certeza que com as mudanças, como CVT, junto ao conjunto que possui muitas qualidades fariam o sedã pequeno que ficaria entre os líderes, sem impactar o fastback.

  2. BUNTY GAME

    Ótima análise sobre o Cronos CVT S-Design! O preço de entrada parece bem competitivo e os itens de série são impressionantes para a categoria. Estou curioso para saber mais sobre a eficiência do motor e como ele se comporta em estrada. Valeu pela avaliação!

  3. bunty game login

    Ótima análise! Fiquei curioso sobre o desempenho do Cronos CVT S-Design em comparação com outros modelos da mesma faixa de preço. Os itens de série parecem muito interessantes, especialmente para quem busca um bom custo-benefício. Vale a pena conferir!

  4. REMINI MOD APP

    Ótima análise! Fiquei curioso para saber mais sobre o desempenho do Cronos CVT S-Design. O preço de entrada parece atraente, mas gostaria de entender como ele se compara com os concorrentes na mesma faixa. Alguma recomendação específica?

  5. 91 club apk

    Excelente análise do Cronos CVT S-Design! Fiquei impressionado com a relação custo-benefício e os itens de série que ele oferece. Parece ser uma ótima opção para quem busca conforto e tecnologia sem extrapolar o orçamento. Mal posso esperar para vê-lo nas concessionárias!

  6. JayaSlot

    Adorei a análise do Cronos CVT S-Design! O equilíbrio entre preço e itens de série parece bem atraente. Estou curioso para saber como ele se comporta em estrada. Alguém já fez um teste drive?

  7. Jaya Slot

    Excelente avaliação! Gostei muito de saber sobre os itens de série e o preço acessível do Cronos CVT S-Design. Parece ser uma ótima opção para quem busca conforto e tecnologia. Mal posso esperar para ver como ele se sai na prática!

  8. bDg Game

    Ótima análise! Gostei muito de saber mais sobre o Cronos CVT S-Design e os itens que ele oferece. A faixa de preço parece justa considerando os recursos. Estou pensando em comprar um, suas informações ajudaram bastante na decisão!

  9. BDG game signup

    Ótima análise do Cronos CVT S-Design! Fiquei impressionado com os itens de série e o preço de entrada. Com certeza vou considerar na hora de comprar um carro novo!

  10. Toca boca MOD apk

    Ótima avaliação! Fiquei impressionado com os itens de série do Cronos CVT S-Design, especialmente pelo preço de entrada. Vale a pena investir em um carro com tanto conforto e tecnologia! Alguém já teve a experiência de dirigir esse modelo?

  11. TOCA BOCA MOD APP

    Ótima análise do Cronos CVT S-Design! Fiquei curioso sobre o custo-benefício dos itens de série, especialmente em relação a concorrentes. Você poderia comentar mais sobre a performance dele na estrada?

  12. 19Club

    Ótima análise! Fiquei impressionado com o design do Cronos CVT S-Design e a lista de itens de série. O preço de entrada parece ser atraente considerando tudo que ele oferece. Estou ansioso para ver como se sai em desempenho e conforto!

  13. 19 CLUB LOGIN

    Excelente análise do Cronos CVT S-Design! Os itens de série parecem bem completos para o preço de entrada. Estou curioso para saber mais sobre a performance e o consumo de combustível. Vale a pena o investimento?

  14. 66 club Login

    Ótima análise! Fiquei impressionado com os itens de série do Cronos CVT S-Design. O preço de entrada parece justo, especialmente considerando a qualidade dos acabamentos. Mal posso esperar para vê-lo nas concessionárias!

  15. 66 club

    Adorei a análise do Cronos CVT S-Design! O preço de entrada parece bem competitivo, principalmente com os itens de série mencionados. Estou curioso para saber mais sobre o desempenho desse modelo. Obrigado pela avaliação detalhada!

  16. REJEKIBET

    Ótima análise! Adorei saber mais sobre o Cronos CVT S-Design. O preço de entrada parece competitivo, e os itens de série são muito bons. Estou considerando seriamente essa opção para meu próximo carro!

  17. Rejekibet Apk

    Ótima avaliação! A combinação de preço acessível e itens de série no Cronos CVT S-Design realmente chama atenção. Estou curioso para saber mais sobre o desempenho dele em estradas. Alguém teve a chance de testá-lo?

  18. tt789 app

    Ótima análise sobre o Cronos CVT S-Design! Fico impressionado com a relação custo-benefício e a lista de itens de série. Parece ser uma excelente opção para quem busca conforto e tecnologia em um sedã. Mal posso esperar para ver como ele se sai nas avaliações de desempenho!

  19. SUBWAY SURFERS MOD APK

    Excelente análise! O Cronos CVT S-Design parece oferecer um bom equilíbrio entre preço e itens de série. Estou particularmente interessado nas funcionalidades de tecnologia e conforto mencionadas. Vale a pena considerar na hora da compra!

  20. daman games

    Ótima análise! Fiquei interessado no Cronos CVT S-Design, especialmente pelos itens de série que oferecem um bom custo-benefício. Você poderia comentar um pouco mais sobre o desempenho dele em estrada?

  21. d06

    Ótima avaliação! Fiquei surpreso com o preço de entrada do Cronos CVT S-Design e os itens que ele oferece. Parece ser uma excelente opção para quem busca um carro com bom custo-benefício. Estou ansioso para saber mais sobre a performance dele na cidade!

  22. 101 Game Login

    Excelente análise! Adorei saber sobre os detalhes do Cronos CVT S-Design e seus itens de série. O preço de entrada parece competitivo, e os recursos oferecidos realmente chamam a atenção. Estou pensando em adquirir um, mas ainda estou em dúvida. Obrigado pelas informações!

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar