A nomenclatura Tremor é recente no Brasil, mas surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 2000 como uma série especial de seis mil unidades da Ranger com carroceria cabine simples. Se antes o foco era o uso urbano, o apelo fora de estrada chegou em 2019 com as versões F-250 e F-350, enquanto a F-150 Tremor desembarcou no mercado local no final de 2020.
As mudanças vão além da estética e dos adesivos alusivos à configuração, espalhados pela carroceria de quase seis metros de comprimento. Afinal, a Ford F-150 Tremor é puro temperamento, feita para encarar o off-road pesado. O preço começa em R$ 580.000, exatamente R$ 20.000 a mais que o das versões Lariat Chrome e Lariat Black, ambas tabeladas em R$ 560.000.
Com ares de poucos amigos, a engenharia aplicada, mesmo longe do olhar, mudou a caminhonete full size da Ford, produzida em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Ainda que tenha outro foco, não foge da briga contra Ram 1500 Laramie (a partir de R$ 584.990) e 1500 Laramie Night Edition (R$ 599.990), assim como a Chevrolet Silverado High Country (R$ 469.900).

Tudo começa pelo exterior, com a dianteira exibindo a grade do radiador em formato de colmeia e os faróis com máscara negra, além dos detalhes em laranja característicos da linha Tremor, que são presentes também na Ford Maverick Tremor (a partir de R$ 239.900). As rodas de 18 polegadas, pintadas de cinza, são fixadas por seis parafusos e calçadas com pneus de medida 275/70.
Ford F-150 Tremor e a engenharia aplicada
Paralelamente a isso, o desenho do para-choque frontal proporciona um ângulo de ataque de 28º, que facilita a transposição de obstáculos no fora de estrada, um valor superior aos 24,3º da configuração Lariat Chrome. Para completar, o ângulo central é de 21º e o de saída de 24,1º, contra 20º e 25,3º, respectivamente, da versão que aposta nos cromados.
Sui generis tanto no visual quanto nas capacidades, ao volante a condução também muda em relação às versões civis da família. Sob o capô, mantém o motor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado, acoplado à transmissão automática de dez marchas. Mas há diferenças na dinâmica por conta da nova geometria das suspensões.


Foram desenvolvidas molas e amortecedores exclusivos, bem como incluiu uma nova barra estabilizadora elevando a altura em relação ao solo para 277 mm ante 239 mm da F-150 Lariat Chrome e Lariat Black. Enquanto essas duas vão para o lado da maciez, na Ford F-150 Tremor a calibração é ligeiramente mais firme na absorção dos impactos.
Contudo, nas acelerações mais fortes, a dianteira não ergue igual à da Ford F-150 Lariat Chrome, que divide o mesmo conjunto da versão Lariat Black. Além disso, a arquitetura independente com braços sobrepostos à frente e eixo rígido atrás deixou melhor o controle da traseira nas curvas, mesmo quando a caçamba está descarregada.

Ford F-150 Tremor é para desbravar o fora de estrada
É um colosso com 5,88 m de comprimento, 2,08 m de largura e 1,96 m de altura, mas que se comporta de forma mais colada ao piso em relação às demais configurações da gama F-150. E até frente aos modelos da Ram e da Chevrolet. Na Ram 1500 Laramie, por exemplo, a suspensão pneumática é ajustável em cinco modos (Entry/Exit, Aero, Normal, Off-Road 1 e Off-Road 2).
As rodas de 18 polegadas podem ser menores que as de 20 polegadas da Lariat Chrome e da Lariat Black, mas são calçadas com pneus General Grabber todo o terreno, de medida 275/70. Mesmo com a banda de rodagem de sulcos profundos, eles não incomodam ao rodar no asfalto entre 60 e 70 km/h, enquanto o perfil 70 contribui para a absorção dos impactos.


Da mesma forma, os pneus colaboram com o trabalho das suspensões no off-road, elevando o controle dinâmico em pisos de baixa aderência, seja na terra ou na lama, além de favorecerem a transposição de obstáculos. Em contrapartida, na estrada, a 120 km/h, é perceptível um ruído de rolagem sobre o asfalto transmitido à cabine em comparação ao conjunto de medida 275/60 que equipa a Lariat Chrome.
Embora tenha altura em relação ao solo quase 40 mm superior à das irmãs de plataforma T3, a Ford F-150 Tremor mantém o mesmo nível de ruído aerodinâmico ao rodar entre 100 e 120 km/h. A direção, assistida eletricamente, é mais direta graças à nova manga de eixo, e não transmite as irregularidades do piso às mãos do motorista.

Dez marchas
O motor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado está acoplado à transmissão automática de dez marchas (10R80). Esse conjunto entrega 405 cv e 56,7 kgfm. São números de desempenho que não mudam em relação às F-150 Lariat Chrome e Lariat Black, assegurando potência e torque específicos de 80,4 cv/litro e 11,3 kgfm/litro, respectivamente.
Sem atrasos nas respostas ao pedal do acelerador e com o desempenho sempre à disposição, o ronco borbulhante das duas saídas de escape é um capítulo à parte. Alto e encorpado, muda de tonalidade em regimes médios, entregando força e garantindo um 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, mesmo com peso em ordem de marcha de 2.550 kg.

Na balança, é uma diferença de 80 kg sobre a Lariat Chrome, assegurando na Ford F-150 Tremor uma relação peso-potência de 6,30 kg/cv e peso-torque de 45 kg/kgfm. As marchas são passadas brevemente, sendo possível andar em trajetos urbanos com a sétima ou oitava engatada, enquanto na estrada a décima ajuda a diminuir a rotação e o consumo.
Equipada com um tanque de combustível de 136 litros, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Ford F-150 Tremor crava médias unicamente com gasolina de 6 km/l (cidade) e 7,5 km/l (estrada). Já as irmãs Lariat Chrome e Lariat Black, ambas registram 6,5 km/l e 8,5 km/l nas mesmas condições.


Ford F-150 Tremor é melhor no consumo?
A Ram 1500 Laramie trocou o V8 Hemi pelo seis cilindros em linha 3.0 sobrealimentado (425 cv e 64,8 kgfm), o que não agradou a uma parcela dos consumidores ao redor do mundo, levando a marca a trazer de volta o Voitão. No Brasil, essa full size segue à venda com o motor Hurricane e câmbio de oito marchas. No entanto, o consumo é melhor?
Embora tenha perdido o charme do ronco do V8 Hemi, as Ram 1500 Laramie e Laramie Night Edition fazem 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, mesmo a Laramie Night Edition equipada com rodas de 22 polegadas e pneus de medida 285/45. Ainda falando em consumo, a Chevrolet Silverado High Country utiliza um V8 5.3 acoplado a uma transmissão automática de dez marchas, desenvolvida em parceria com a Ford.

A caminhonete da Chevrolet entrega 360 cv e 52,9 kgfm, com consumo de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. Ou seja, mesmo com pneus todo-terreno mais parrudos, o consumo da Ford F-150 Tremor não fica distante das demais full size à venda no mercado brasileiro.
Além do gasto com gasolina, quem busca uma caminhonete desse porte também se interessa pela capacidade de carga e volumetria da caçamba. Nesse ponto, a área destinada ao transporte de cargas na F-150 Tremor possibilita 1.370 litros e 671 kg. Para comparar, a F-150 Lariat Chrome mantém o mesmo volume de 1.370 litros, mas suporta até 728 kg.
Caçamba para que te quero
Mas como a F-150 Tremor se sai diante das rivais do segmento? A caçamba da Ram 1500 Laramie comporta 1.200 litros e 557 kg, enquanto a da Chevrolet Silverado High Country é a maior, com 1.781 litros e 716 kg. No entanto, o acesso à área de carga da Ford F-150 Tremor é mais prático.
A porção central da tampa oferece uma abertura lateral semelhante à da Fiat Toro, facilitando a retirada ou carregar a caçamba, especialmente quando o reboque está engatado. Além disso, há o sistema Pro Power Onboard, com tomada dupla de 120V/20A, permitindo o uso simultâneo de até 2.000 W, seja para ligar um aquecedor, uma serra, uma geladeira, uma cafeteira ou até uma televisão.



Enquanto a condução é marcada pelo ronco do V8 5.0 Coyote e pelas trocas de marcha, a Ford F-150 Tremor oferece sete modos de condução, que ajustam os parâmetros de desempenho. Bem calibrados e distintos entre si, são eles: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-Road, Rock Crawl e Rebocar/Transportar.
Além disso, a caminhonete traz recursos específicos para o off-road. Um deles é o assistente de curva off-road, que reduz o diâmetro de giro (14,6 m) e auxilia no contorno de curvas fechadas, atuando apenas quando a tração está nos modos 4×4 ou 4×4 reduzida. A F-150 Tremor ainda possui os programas 4×2 e 4×4 Auto.

Entre apitão off-road e conforto interno
A aptidão para o fora de estrada da Ford F-150 Tremor é reforçada pelos protetores metálicos inferiores e pelo bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. A tecnologia inclui ainda o assistente Pro Trailer, que facilita as manobras e ajuda a controlar a oscilação do reboque.
Mas quem encara o off-road também busca conforto a bordo. Ao abrir a porta, o cheiro do interior não remete ao de jatos executivos, como acontece na Ram 1500 Laramie. Mesmo assim, merecem destaque os materiais e os acabamentos bem feitos da cabine da Ford F-150 Tremor.


A posição de dirigir é rapidamente encontrada e, assim como no exterior, detalhes em laranja aparecem também no interior. Eles estão presentes nas costuras e na inscrição Tremor bordada nos encostos dos assentos dianteiros e traseiros. Os bancos frontais contam com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos (dez posições para o motorista e oito para o passageiro), enquanto os traseiros possuem aquecimento.
Outras comodidades incluem os ajustes elétricos da coluna de direção, em altura e profundidade, e dos pedais de acelerador e freio. Assim como na Ranger Raptor, há seis comandos customizáveis no teto, que podem ser utilizados para acessórios, como luzes auxiliares ou reboque.

Mais facilidades
A alavanca seletora de marchas pode ser recolhida eletricamente, liberando espaço para que o apoio de braços se transforme em uma mesa, aumentando a versatilidade para anotações ou uso de notebook. A amplitude do habitáculo também é reforçada pelo teto solar panorâmico elétrico, que aumenta a sensação de contato dos passageiros com o meio externo e ainda coopera na amplitude.
O conjunto de telas exibe o quadro de instrumentos e o multimídia, ambos com 12 polegadas e boa visualização. Quem viaja na segunda fileira encontra ótimo espaço para pernas e joelhos, graças aos 3,69 m de entre-eixos. Valor maior que os 3,67 m da Ram 1500 Laramie, contudo, inferior aos 3,74 m da Chevrolet Silverado High Country.



Igual aos carros elétricos, a Ford F-150 Tremor pode ser conduzida no fora de estrada utilizando apenas o pedal do acelerador, facilitando a vida do motorista. O pacote de segurança ativa e passiva inclui oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos), câmera 360º, sendo a traseira com detecção de objetos, e monitoramento de pontos cegos com cobertura para reboque.
Também estão presentes os assistentes de manobras evasivas, manutenção e centralização em faixas, frenagem e detecção de pedestres, descida, cruzamentos, além do controlador de velocidade adaptativo com função Stop & Go.

Veredicto
Exibindo uma pegada distinta em relação às versões Lariat Chrome e Lariat Black, a Ford F-150 Tremor oferece maior capacidade no off-road, sem abrir mão da usabilidade e transmitindo o ronco icônico do V8 5.0 Coyote. Embora tenha quase seis metros de comprimento, a manobrabilidade faz com que pareça menor do que indicam os números da ficha técnica.
É uma caminhonete que ignora a condição do piso e impressiona pela performance fora de estrada, com destaque para a forma como as suspensões absorvem e devolvem os impactos, sem transmitir solavancos ou batidas secas. Além disso, a F-150 Tremor é mais acessível que a Ram 1500 Laramie e a 1500 Laramie Night Edition.

O que você achou da Ford F-150 Tremor? Compraria essa caminhonete full size preparada para encarar o fora de estrada? Escreva sua opinião nos comentários!





Pick-up do final do mundo 🌎 🤣🤣🤣
Só for do mundo da Ford.
Essa Pick-up não é hybrid
Não flutua, não tem navegabilidade em em água.
O tesla flutua e tem navegabilidade
O gwm e a ByD fazem bonito e ainda dão aulas a todas as outras.
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Parabéns pela excelente reportagem e detalhes nas explicações!
Sim, já comprei uma, estou muito satisfeito.
Já fiz 2 viagem rodei 6000 km. A média de 6.6km por litro Tem tudo que precisa nunca pikap muito satisfeito com a aquisição