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Diferente de tudo!

Jeep Gladiator é o puro suco da robustez e não conhece limites | Avaliação

O Jeep Gladiator é uma caminhonete média que desconhece obstáculos, sem deixar de oferecer comodidades e desempenho oferecendo motor V6

10 min de leitura

Uma caminhonete é projetada para o transporte de cargas. Mas, quando exibe uma essência sui generis, torna-se um utilitário que parece ter saído diretamente do Jurassic Park. Assim é o Jeep Gladiator Rubicon que, à semelhança de outro modelo da marca, esbanja personalidade e, na ponta do lápis, custa o equivalente a duas Ford Ranger.

O primeiro Jeep Gladiator apareceu em 1962 e foi produzido até 1988, derivado do Jeep Wagoneer. A reintrodução da caminhonete ocorreu em 2019, baseada na arquitetura da quinta geração do Wrangler (JL). À venda em nosso mercado desde o primeiro semestre de 2022, a configuração única Rubicon atualmente custa R$ 499.990 na linha 2025.

Um valor que não mudou desde o lançamento e, embora seja um utilitário médio, o Jeep Gladiator Rubicon custa mais que duas Ford Ranger Black (iniciais em R$ 238.900) e praticamente o mesmo que uma Ranger Raptor (a partir de R$ 490.000). Ainda assim, sai mais em conta do que a Ram 1500 Laramie (R$ 584.990) ou a Ford F-150 Lariat (R$ 560.000), ainda que pertençam a segmentos diferentes.

Jeep Gladiator Rubicon azul parado de traseira com muro ao fundo
Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Se personalidade é tudo, a linha 2025 do Jeep Gladiator Rubicon recebeu algumas modificações de estilo a exemplo da nova grade frontal com as características sete fendas agora texturizadas em preto, molduras metálicas em cinza e contornos que acompanham a carroceria. Falando nisso: gostou da cor? Ela se chama Hydro Blue e também está disponível no Jeep Wrangler.

Design sui generis

É uma caminhonete que desperta curiosidade, seja quando está estacionada ou no trânsito. As linhas majoritariamente retas, somadas aos para-lamas abaulados, fazem o Jeep Gladiator Rubicon atrair olhares de crianças a consumidores mais experientes. Ao mesmo tempo, exigem atenção constante nas mudanças de faixa e nas manobras ao estacionar ou fazer balizas por conta do porte.

São 5,59 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura e 3,48 m de entre-eixos. Ou seja, o Jeep Gladiator Rubicon é maior de ponta a ponta que o Wrangler (4,78 m), superando-o também em altura (1,85 m) e no entre-eixos (3,00 m). Além disso, a caminhonete média aumenta a versatilidade ao oferecer uma caçamba de 1.000 litros e capacidade de carga útil de 674 kg.

Maior que as configurações de topo da Chevrolet S10 (5,40 m), da Ford Ranger (5,35 m) e da Toyota Hilux (5,32 m) na ponta da fita métrica, o Jeep Gladiator Rubicon exige um pequeno exercício para embarcar, por conta da altura em relação ao solo: são 268 mm, número que se aproxima dos 277 mm da Ford F-150 Tremor (R$ 580.000), uma opção focada no off-road.

Uma vez dentro, a sensação é de guiar no andar superior, com ampla visibilidade e aquele visual clássico do capô à frente dos olhos. O para-brisa mais vertical e os para-lamas abaulados podem ser vistos pelos retrovisores verticais. Não apenas diferente no visual: a posição de dirigir também é sui generis no Jeep Gladiator Rubicon, favorecida pelos bancos ajustáveis eletricamente.

Interior do Jeep Gladiator Rubicon
Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Jeep Gladiator é diferente em tudo

A visibilidade dianteira e traseira é boa, e o Jeep Gladiator Rubicon apresenta todos os comandos bem localizados à mão, contribuindo para a ergonomia. Além disso, permite retirar as portas, o teto e até rebater o para-brisa, como se fosse um grande Lego, transformando a caminhonete em um buggy e elevando à quinta potência a sensação de liberdade, semelhante à de uma motocicleta.

É uma caminhonete que mira o lado da exclusividade, difícil de encontrar no dia a dia, mas que satisfaz inclusive quem não precisa necessariamente transportar cargas ou objetos volumosos na caçamba. Ainda assim, entrega uma capacidade off-road ímpar, capaz de enfrentar terrenos difíceis sem esforço e dando risada dos trajetos do fora de estrada.

Essa vocação faz do Jeep Gladiator Rubicon a caminhonete média mais parruda à venda em nosso mercado. Aliás, vem equipado com o sistema de tração 4×4 Rock-Trac, que entrega o máximo de força em baixa velocidade, aumentando o controle e a quantidade de torque enviada às novas rodas de 17 polegadas, outra mudança estética da linha 2025, agora calçadas com pneus de uso misto na medida 275/75.

Apesar disso, os pneus rodam de maneira silenciosa na cidade e mesmo acima dos 100 km/h na estrada. O controle acústico ainda é assegurado pelos vidros dianteiros com isolamento acústico, em conjunto com espuma adicional aplicada no para-brisa, na capota e nas colunas B. Ou seja, mantendo do lado de fora os ruídos indesejados de ônibus, caminhões ou motocicletas com escapamento aberto.

Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Novidades a bordo

Além da posição de dirigir diferente de tudo e das caminhonetes médias à venda no Brasil, semelhante apenas à do Jeep Wrangler, a vida a bordo do Jeep Gladiator Rubicon foi aprimorada com a inclusão do multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, substituindo a antiga central de 8,4 polegadas.

Também há entradas USB-C e de 12V, e a comodidade foi elevada com os bancos dianteiros reguláveis eletricamente. Uma curiosidade está nos comandos dos vidros elétricos ao centro painel. Afinal, as portas podem ser retiradas. Só que é ao volante que essa caminhonete média se prova verdadeiramente sui generis, sendo um utilitário que você dificilmente deseja parar de dirigir tão cedo! Um mística facilmente explicada!

Enquanto o Wrangler emprega o propulsor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm, associado ao câmbio automático de oito marchas, o mesmo conjunto utilizado no Jeep Compass e no Commander Blackhawk, por exemplo, o Jeep Gladiator Rubicon segue a escola clássica ao apostar no V6 3.6, também casado à caixa automática de oito marchas, para produzir 284 cv e 35,4 kgfm.

É um conjunto que entrega uma sonoridade incomparável em regimes mais elevados, com aquele timbre mais agudo característico dos motores com seis cilindros dispostos em V. Embora seja o torque o principal aliado no off-road, os 284 cv fazem o Jeep Gladiator acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atingir 156 km/h de velocidade máxima.

Motor V6 do Jeep Gladiator Rubicon
Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Jeep Gladiator não tem atrasos

A mecânica V6 naturalmente aspirada possui duplo comando de válvulas, com variação na admissão, entregando respostas imediatas e de prontidão ao pedal do acelerador. O desempenho aparece sem atrasos, já que não há o turbolag (aquela demora na resposta antes de o turbocompressor pegar para valer), comum em motores sobrealimentados.

É um utilitário à moda antiga, que seduz pela forma como coloca o desempenho no chão e embala com disposição, garantindo ultrapassagens seguras na estrada e fôlego de sobra para encarar o fora de estrada mais radical. Aliás, o Jeep Gladiator oferece uma série de recursos capazes de superar as adversidades do off-road, com as mãos amarradas nas costas.

A manobrabilidade fica por conta do bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, que faz com que ambas as rodas girem na mesma velocidade, evitando perdas de tração e garantindo que a roda com maior contato com o piso receba a máxima quantidade de torque. Além disso, o Jeep Gladiator Rubicon conta com a desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira.

Esse recurso permite um aumento da articulação em mais de 30%, possibilitando que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e mantenha as rodas o máximo de tempo em contato com o piso, ampliando a capacidade de tração. Já o sistema Off-Road+, quando acionado, ajusta parâmetros como acelerador, trocas de marchas e controle de tração, elevando o desempenho em diferentes tipos de terreno. Os eixos são Dana 44.

Jeep Gladiator Rubicon azul parado de traseira com muro ao fundo
Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Puro heavy metal

Os emblemas Rubicon e Trail Rated não estão no Jeep Gladiator por acaso. Afinal, ele fez por merecer essas credenciais. Paralelamente às capacidades, outras particularidades aparecem nos quatro ganchos para reboque, assim como placas de aço instaladas para proteger o cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência de pedras. 

Também foi incorporada uma nova câmera frontal Off-Road à caminhonete média. Com um dirigibilidade esperta entregue pelo matrimônio do motor V6 ao câmbio automático, o Jeep Gladiator Rubicon ainda pode encarar áreas alagadas com até 76 cm de profundidade a 8 km/h, enquanto a capacidade de reboque é  3.138 kg, e a cabine equipada com drenos para escoar a água.  

Embora tenha fôlego de sobra para encarar a selva de pedra e o off-road, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo do Jeep Gladiator Rubicon é de 6,3 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. Para comparar, o Wrangler registra 7,2 km/l e 7,5 km/l, respectivamente.

Paralelamente às capacidades e ao travamento do capô, o Jeep Gladiator Rubicon não abre mão dos itens de conforto/conveniência. Entre eles, faróis full LED e lanternas em LED, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, comutação automática dos faróis, monitoramento de ponto cego, controlador de velocidade adaptativo, airbags frontais e laterais, sistema eletrônico anticapotamento e monitoramento da pressão dos pneus, para citar.

Trava de capô do Jeep Gladiator
Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Veredicto

O Jeep Gladiator Rubicon pode não ser barato com preço de R$ 499.990. Só que essa caminhonete média é o puro suco do heavy metal e a opção mais extrema para quem busca o uso no off-road sem concessões. Além disso, entrega um motor V6 naturalmente aspirado com disposição para não fazer feio tanto no asfalto quanto nas adversidades do fora de estrada.

Um utilitário médio para lá de parrudo, que ainda oferece itens de conforto, conveniência e não deixa de lado os assistentes à condução. E tem mais: possibilita retirar as portas e o teto, bem como rebater o para-brisa, ampliando a sensação de liberdade sobre quatro rodas, apesar de ser uma caminhonete média. Ou seja, uma opção realmente sui generis do teto às rodas.

Jeep Gladiator Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

E você? Compraria um Jeep Gladiator Rubicon ou prefere outra caminhonete média? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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