O posicionamento da Nissan com o novo Kicks no Brasil foi bem corajoso. A fabricante japonesa pegou um carro desenvolvido nos EUA para brigar com SUVs médios como VW Taos e Honda ZR-V e o encaixou no segmento de compactos. Em tudo que você pode ver, ele é melhor que o antigo. Mas o Nissan Kicks Exclusive é realmente o carro para comprar?
Enquanto a versão topo de linha Platinum fica em indecorosos R$ 199.000, a versão Exclusive de R$ 184.790 parece mais convidativa. Por isso é que foi a elegida para a primeira avaliação do Auto+ com o novo SUV compacto. No final das contas, dá para entender o valor que a marca pede. Mas algumas decisões, por outro lado, são compreensíveis.
Vamos falar do motor?
Toda vez que saia uma reportagem sobre o novo Nissan Kicks, havia uma enxurrada de comentários negativos sobre o motor 1.0 três cilindros turbo. Mas creio que metade deles deve ter amnésia e não lembra que na faixa de preço do Exclusive temos Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross com o mesmo tipo de motor. No patamar do Platinum, não.
![motor Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-01-1320x743.webp)
Trata-se do mesmo três cilindros 1.0 turbo do Renault Kardian. São saudáveis 125 cv e 22,4 kgfm de torque, gerenciados por um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. A grande questão é que o Nissan Kicks virou um carro pesado. São 1.366 kg, praticamente 200 kg a mais que o antecessor e 100 kg a mais que um T-Cross.
Isso se deve a dois fatores. O primeiro é a plataforma CMF-B, que é uma variante de alto custo da RGMP do Renault Kardian. Outro ponto é que agora o Kicks tem medidas de SUV médio (e é vendido como tal nos EUA). São 4,36 m de comprimento, apenas 4 cm a menos que um Jeep Compass. Além de 1,80 m de largura. 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,65 m.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-24-1320x743.webp)
Como resultado, o novo Nissan Kicks acelera de 0 a 100 km/h em sofridos 12,4 segundos. Lembra do Kicks Play? Aquele que todos julgam ser manco com seu 1.6 dos tempos do March? Ele é mais rápido, chegando à mesma velocidade em 11,8 segundos. Mas essa não é a sensação.
Números e realidade
A performance do Nissan Kicks 2026 é bem boa em âmbito urbano. As acelerações são a contento e ele embala sem dificuldade. Já na estrada, a coisa muda. Fica parecendo que falta reduzir mais uma marcha ou que o fôlego se foi. Não é comum ver a rotação do motor subindo com tudo e o carro pouco se movimenta além do que já estava fazendo.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-09-1320x743.webp)
O câmbio pode ser um dos culpados também. Me surpreendeu o fato de que a Nissan trocou uma confiável caixa CVT por um dupla embreagem que é traumático para os brasileiros. Só que, em geral, esse tipo de transmissão é bem rápida nas trocas, o que não acontece com o novo Kicks.
Ainda que ele faça as trocas (ascendentes e descendentes) no tempo certo, o funcionamento do câmbio é lento. É nítido o desengatar de uma marcha para o engate de outra. Parece que, para garantir a longevidade da transmissão e não ter um Powershift nas mãos, a Nissan usou o acerto mais conservador no câmbio.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-22-1320x743.webp)
Esse acerto também visa melhorar o consumo. Oficialmente a Nissan revela que o Kicks faz 8,3 km/l na cidade com etanol e 9,9 km/l na estrada. Já com gasolina, o consumo urbano fica em 11,7 km/l e na cidade vai a 14,4 lm/l. Como no Kicks Play, os números com gasolina são bem melhores. Nos nossos testes com etanol, a média foi de 7,8 km/l, no entanto.
Bem nascido
A mesma sensação de refinamento de rodagem que o Renault Kardian passa, foi para o Nissan Kicks. Ele, de fato, parece um carro de categoria superior. O silêncio à bordo é algo muito latente nele, especialmente por conta do bom isolamento acústico vindo do motor e dos vidros.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-13-1320x743.webp)
O SUV roda bem em altas velocidades e com conforto. Mas a suspensão traseira é estranha. Talvez honrando seu nome Kicks, ele fica quicando a traseira em alta velocidade. A culpada também pode ser a exagerada roda de liga-leve de 19 polegadas com pneus finíssimos 225/45 R19. Com rodas de 18 polegadas, o conjunto ficaria melhor.
Com isso, temos o Kicks copiando todas as superfícies em que passa, tal qual um carro esportivo. Mas, como a suspensão é confortável, isso não se torna um penalizante para a sua coluna. Passageiros do banco traseiro, contudo, vão reclamar de sacolejo excessivo em ruas de paralelepípedo e até na estrada.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-20-1320x743.webp)
O volante, por outro lado, é muito bem acertado. Ele é mais neutro, não sendo excessivamente pesado ou leve demais. Na estrada, mantém o Kicks no lugar, enquanto nas manobras não se torna cansativo. Pontos para a marca pelo ótimo sistema ADAS e a correção de faixa sendo feita por pequenas vibrações no volante.
Nova referência
Na categoria de SUVs compactos, sempre tivemos como referência de bom acabamento o Jeep Renegade e o CAOA Chery Tiggo 5X. O recém-chegado Omoda 5 também pode entrar nessa. Mas o Nissan Kicks se destaca com força. Basta pensar que, nos EUA, o comprador do modelo também pleiteia levar para casa um Jeep Compass. O sarrafo é bem mais alto.
![interior Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-05-1320x743.webp)
Com isso, temos material sintético imitando couro no painel na parte superior, enquanto uma régua intermediária de tecido macio dá um interessante contraste à cabine. Os dois materiais também são usados em sessões diferentes das portas dianteiras, enquanto somente o tecido aparece na porta traseira.
O console central tem uma faixa em couro, enquanto o material que reveste o volante é de excelente qualidade – acima do Sentra até. Ele tem ajuste de altura e profundidade além de vários botões físicos que facilitam a vida. Aliás, a Nissan dá uma aula a toda fabricante que acha que um interior moderno não pode ter botões. O Kicks tem tudo que precisa.
![central multimídia Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-04-1320x743.webp)
Entre as saídas de ar-condiconado temos botões para avançar ou retroceder a música, controle físico para o volume do rádio e até acesso rápido à câmera 360. Logo abaixo, rotores para o ar-condicionado digital de uma zona – um sistema bem melhor que o tabelier touch do Platinum. Belo acerto da Nissan.
A única coisa que poderia não ser em formato de botão é a manopla de câmbio. Visualmente os quatro seletores para as marchas são mais bonitos do que uma alavanca tradicional ou um rotor, mas a usabilidade é pior e cria uma área muito vazia no console. O botão de partida também fica muito enfiado no console central.

Play comigo
Outro ponto em que a Nissan evoluiu drasticamente no novo Kicks é na qualidade das telas. O painel de instrumentos totalmente digital tem tela de excelente qualidade, menus de uso fácil e é visualmente bem agradável. Ele tem algumas luzes de emergência e alertas separados, o que traz um charme extra. Só o barulho da seta é baixo demais.
Destaque positivo são os botões na parte superior da tela para controle rápido do brilho. Bem que ele poderia ser conjugado à central multimídia, que exige controle de iluminação na própria tela. Por falar nela, a central conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, é bem rápida e fácil de mexer. O layout é um pouco antiquado, contudo.



Agora, se há algo que o novo Kicks perdeu feio para o Play é o espaço interno. O novo modelo não é mais referência, ficando próximo ao Hyundai Creta nesse quesito. É convidativo aos que vão dentro dele, mas não será o carro que vai arrancar elogios pelo espaço de pernas como seu antecessor fazia.
O porta-malas, que só tem abertura elétrica no modelo topo de linha, carrega 445 litros. Um ponto positivo é o alçapão que divide o espaço em dois andares para que mais cargas sejam colocadas.

Itens de série
Uma versão atrás do topo de linha, o Nissan Kicks Exclusive só te fará sentir falta do Platinum se fizer muita questão de teto solar ou da cor vermelha. Sim, a marca japonesa, inexplicavelmente, deixou o tom de vermelho só para o modelo top. A lista de itens de série contempla itens como chave presencial, seis airbags e sistema de câmeras 360 graus.
Há ainda controle de tração e estabilidade, faróis full-LED com acendimento automático e assistente de luz alta, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de fadiga, sistema de manutenção em faixa, piloto automático adaptativo, freio a disco nas quatro rodas e frenagem autônoma de emergência.
![Nissan Kicks Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/nissan-kicks-exclusive-16-1320x743.webp)
Além disso, o SUV compacto traz vidros elétricos nas quatro portas, retrovisor elétrico com rebatimento automático, retrovisor central fotocrômico, ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga-leve de 19 polegadas, partida remota, autohold e carregador de celular por indução.
Veredicto
O Nissan Kicks ficou caro demais nessa nova geração, mas acompanha a tendência do mercado. Seus rivais estão em um patamar semelhante, mas a própria marca já aplica descontos bons nas concessionárias. Só que parte desse aumento se justifica pelo nível bem mais alto de automóvel que ele é em relação ao antecessor.
É um carro de construção e rodar muito mais sofisticado, além de acabamento primoroso. Ficou mais bonito, mas perdeu em espaço interno e continua fraco de performance como antes, só não é mais tão econômico. Mas se pensa em um SUV compacto, o Kicks agora é um dos melhores de sua categoria e faz muito rival parecer ainda mais caro que ele por conta da má qualidade que entregam.
Você teria um Nissan Kicks? Conte nos comentários.












Não gostei dele desde a primeira vez que o vi.
Já tive um kicks 2022,e agora comprei um 2026 advance e estou gostando muito.
Bom/boa dia tarde ou noite eu tenho um Nissan kicks 24 advance excelente carro se este novo não fosse tão caro eu trocaria fácil eu não me arrependo do meu
Ficou um carro muito bonito, com certeza compraria um…..
Mas esse motor de liquidificador barato eu não compro…..
Minha sugestão é colocarem o motor turbo 1.3 do Duester.
Resumindo o antigo Kicks, o Kicks Play é uma compra bem mais racional e melhor no geral.
Erraram feio no novo Kicks e acertaram em outros pontos, o problema que perdeu a confiança e robustei do anterior ao adotar um motor 1.0 turbo 3 cilindros e tirado o CVT tradicional.
Agora é mais pesado e mais lento que o Kicks que já era lento 😅😂, o March 1.6 mandou um Oi rs, fazendo 0-100 em 9.3s e o CVT em uns 10s, além de ter o mesmo espaço interno do Kicks Play e em alguns pontos até mais como na altura e no Painel da frente, inclusive usando o mesmo banco de 120cm de largura.
A Nissan errou muito, o Kardian mesmo é uma compra bem mais custo benefício que o novo Kicks e claro o próprio Kicks Play vai ofuscar por um tempo o novo Kicks enquanto arrumam os seus problemas e claro o preço que ficou absurdo. Prevejo que logo vai ter um Kicks com o 1.3 turbo da Duster e infelizmente quem comprou o novo Kicks agora vai sofrer muito com a desvalorização.
o medo é a dupla embreagem, teria que ter um motor 140 km estou pensando de comprar uma que vc acha é um bom negócio?
Esse câmbio automatizado já tem vários relatos de problemas, no Nissan que é o carro mais pesado a utilizá-lo, é o que mais está dando dor de cabeça. Ou seja, por enquanto não.
Atualmente tenho o Advanced 1.6-2023/24. Planejei a compra do novo 1.0-2026/26 para 2026 mas já estava repensando e com esta matéria, desisto mesmo. O final tenta salvar o novo Kics mas o estrago está feito nos parágrafos anteriores!
Boa noite!, tenho um kicks 23 comprei 0 km está com 67 mil rodado, já apresenta problema na parte elétrica queimando lâmpada do nada, hoje 15/10/25 deixei na concessionária com problema no câmbio, tranco na saída e nas trocas de marcha, Eu não compraria kicks, faço app a médio prazo se mostra ruim
Só se tiver motor 1.3 o turbo
Sim, com certeza, eu tenho um kiks
e quando possível, vou trocar pelo modelo novo
Sei lá tenho um kardian achei o câmbio e o motor excelente,mas no novo kics poderia ser o motor 1.3 turbo
Meu irmão foi só conhecer. Fez um teste drive, se apaixonou pelo carro e deixou o cheque. Ele já tinha testado outros modelos e não gostou de nada. Não achei fraco. Anda muito bem.
Caro demais. Um Tiggo 7 ou até um 8 tem um custo benefício muito melhor , pelo mesmo preço, e não é 1.0 e não tem esse câmbio duvidoso.
Tenho um Sense 2023/2024. Estranho muito a fraqueza do motor, o sofrimento dele para subir ladeiras. E o barulho do motor? Tinha Hyunday e adorava o motor e silêncio. Gostaria do novo, é bonito e engloba várias facilidades faltantes. Mas mantidos esses problemas apontados e o preço exorbitante vou procurar o Honda: WR-V . Uma pena.
Muito caro pelo que oferece,jogaram o preço lá em cima pra ver se cola. Atualmente estão dando 20mil de desconto em todas versões, mais esse motor não ajuda.
Tenho um kicks 2018 agora com 45mil km e o único inconveniente que tive é com a suspensão dianteira, que parece frágil. O novo kicks errou feio ao perder sua raiz de confiança e robustez. Não gostei dessa mudança mecânica que considero um retrocesso e não um avanço tanto no câmbio como no motor de 3 cilindros, tudo por conta de redução de custos. Se não fosse isso ficaria com ele. Por isso, vejo o novo yaris Cross como melhor opção.
Tenho um kicks 2018 agora com 45mil km e o único inconveniente que tive foi a suspensão dianteira a considero frágil. O novo kicks se perdeu no seu aspecto de confiança e robustez do projeto anterior. Daí não vejo com bons olhos esse novo motor e câmbio que considero problematicos, tudo por conta de redução de custos. Se não fosse isso ficaria com ele. Por isso, vejo o novo yaris Cross como melhor opção.
Tenho um kicks 2018 agora com 45mil km e o único inconveniente que tive foi a suspensão dianteira a considero frágil. O novo kicks se perdeu no seu aspecto de confiança e robustez do projeto anterior. Daí não vejo com bons olhos esse novo motor e câmbio que considero problematicos, tudo por conta de redução de custos. Se não fosse isso ficaria com ele. Por isso, vejo o novo yaris Cross como melhor opção.
Carro de pai de pet
Sou proprietário de um novo Kicks, já viajei com ele e o novo câmbio dá agilidade e o motor mantém um bom ritmo, ficou bem mais rápido em retomadas. Ficou muito bom e espaçoso. Única coisa que me desagradou, foi a Nissan reduzir o valor em R$ 25 mil em dois meses, achei má fé da montadora. Não sei se continuo na marcar futuramente.