Desde que a Peugeot passou por uma reestruturação e mudança de imagem, a marca tenta se posicionar em um degrau intermediário. Acima das generalistas como Fiat e Citroën, mas abaixo das marcas de luxo como Alfa Romeo e DS (só para citar marcas do grupo Stellantis), a marca do leão quer ser quase premium. E com o novo Peugeot 3008 ela consegue isso.
Renovado no Brasil, o Peugeot 3008 agora se apresenta em duas versões: Griffe e GT Pack. Levamos a versão topo de linha de R$ 249.990 para uma volta rápida por um dia para testar a evolução do SUV médio. Será que ele tem os artifícios necessários para colocar a Peugeot no mesmo patamar de status que a Jeep?
Beleza na mesa
Se antes o Peugeot 3008 era o SUV médio mais bonito à venda no mercado, agora ele reafirma esse status. A reestilização mexeu bem na dianteira do modelo. Ele ganhou faróis afilados com prolongamento em LED estilo dente de leão, que segue a lógica visual do novo 208.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-14_edited-750x451.jpg)
A traseira pouco mudou, recebendo apenas lanternas full-LED com acabamento translucido quando desligadas. Na versão GT Pack, o SUV médio tem acabamento de cromo preto na régua do para-choque e também nos logotipos da marca.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-7_edited-750x450.jpg)
Quase premium
Mas é no interior onde o Peugeot 3008 revela seu status de quase premium. Entre todos os SUVs médios de marca generalistas, é dele a melhor cabine disparada. Nem mesmo o elogiado acabamento do Jeep Compass consegue dar conta do visual elegante e da bela escolha de materiais da Peugeot.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-18_edited-750x450.jpg)
Há plástico? Sim, especialmente nas porções inferiores da porta e nas laterais do console central. É um plástico de qualidade, igual ao usado no novo 208 e que não destoa do conjunto. Pena que o 3008 não herdou o painel 3D do hatch compacto, apesar de usar uma bela tela de alta definição.
Como todo Peugeot, o destaque é o volante pequenino revestido em couro, o qual obriga o motorista a se sentar mais baixo e enxergar os instrumentos por cima dele. É preciso costume, mas isso cria uma sensação de esportividade ao volante do 3008, da qual será melhor descrita em breve.
Mimos
Como um carro que flerta com o segmento premium, o Peugeot 3008 precisa de alguns mimos para agradar aos passageiros. E ele os tem. Começa pela presença de massageadores nos bancos dianteiros, com direito a regulagem elétrica para o motorista. Luzes ambiente no entorno da cabine ajudam a deixar o clima mais refinado.

Há ainda teto solar panorâmico com abertura da porção frontal. Por fim, o Peugeot 3008 traz porta-malas com abertura elétrica com sensor de proximidade – basta passar o pé na traseira para que a tampa se abra sem a necessidade de apertar botões.
![[Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-9_edited-750x450.jpg)
Conhecidos da casa
Se na questão visual e de equipamentos, o Peugeot 3008 mudou, na condução não. E isso não é demérito. O SUV médio traz debaixo do capô o já conhecido motor 1.6 THP quatro cilindros turbo com 165 cv e 24,5 kgfm de torque. Inexplicavelmente ele bebe apenas gasolina, não sendo flex como o Citroën C4 Cactus ou o irmão menor 2008.
Se nos SUVs compactos o motor THP sobra, aqui no 3008 ele é um pouquinho além do suficiente. Tem boa performance, é econômico, mas os cavalos a mais extraídos na versão flex e o peso mais baixo dos SUVs nacionais faz diferença. O Peugeot não titubeia em arrancadas e acelerações mais fortes.
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Posição e interação
Como era de se esperar pela posição mais baixa de dirigir e pelo volante pequeno, o Peugeot 3008 tem pegada esportiva na condução. A direção é rápida e direta, garantindo bom controle em curvas e estradas sinuosas. Já a suspensão, é mais firminha que o esperado em um SUV. Isso causa algumas batidas em solavancos e buracos, mas nada alarmante.
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Apesar disso, o SUV se mantém confortável e com poucas vibrações em terrenos irregulares, como estradas de paralelepípedo. O bom isolamento do conjunto de suspensão faz com que ele pareça andar em um carpete boa parte do tempo.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-11_edited-750x450.jpg)
Veredicto
Aproximar a Peugeot do segmento premium, sem descolar tanto do preço das generalistas, tem no 3008 seu resultado. Ele é um SUV com belíssimo design, gostoso de dirigir, mimos dignos de carros de marcas de luxo e um inigualável refinamento interno.
Basta apenas vencer dois obstáculos: o preço alto de R$ 249.990 cobrados pela versão GT Pack e o ainda insistente (e já saturado) preconceito do povo brasileiro com marcas francesas. Não vai ser o líder do segmento, mas é uma ótima alternativa urbana ao Ford Bronco Sport e a modelos caros de marcas generalistas como Honda CR-V Touring e Toyota RAV4 Hybrid.
![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack-6_edited-750x450.jpg)
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![Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Peugeot-3008-GT-Pack_edited-1200x719.jpg)





Tenho um Griffe Pack 2019 que paguei 167k; não faz sentido esse preço para mim, mas aos que tiverem interesse, é um carro simplesmente maravilhoso, recomendo para quem quer destoar da manada de Compass.
compass s esta por 200 mil pago nem a pau
lindo demais
Até no Chile o 3008 já usa motor Hybrido na versão GT acima de 200HP, aqui no nossos Brasil só vem refugo. Uma pena ótimo carro mas com um motor muito fraco.
Queria saber quem inventou que estilo “dente tigre de sabres” é estilo “dente de leão”, já que ficam sempre para fora mesmo com o capô fechado. Se for para considerar pelo tamanho, deveria ser dente de tigre, já que são maiores que os do leão.
O que faz o brasileiro ter um pé atrás em relação a essa marca Francesa eh o pós venda deles, eh horrível, já tive um carro deles e sofri na pele com a péssima assistência desta marca.