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Peugeot 3008 GT Pack dá quase para chamar de premium | Impressões

É difícil encontrar um SUV médio mais bonito que o Peugeot 3008. E também um generalista com cabine melhor que a dele

7 min de leitura

Desde que a Peugeot passou por uma reestruturação e mudança de imagem, a marca tenta se posicionar em um degrau intermediário. Acima das generalistas como Fiat e Citroën, mas abaixo das marcas de luxo como Alfa Romeo e DS (só para citar marcas do grupo Stellantis), a marca do leão quer ser quase premium. E com o novo Peugeot 3008 ela consegue isso.

Renovado no Brasil, o Peugeot 3008 agora se apresenta em duas versões: Griffe e GT Pack. Levamos a versão topo de linha de R$ 249.990 para uma volta rápida por um dia para testar a evolução do SUV médio. Será que ele tem os artifícios necessários para colocar a Peugeot no mesmo patamar de status que a Jeep?

Beleza na mesa

Se antes o Peugeot 3008 era o SUV médio mais bonito à venda no mercado, agora ele reafirma esse status. A reestilização mexeu bem na dianteira do modelo. Ele ganhou faróis afilados com prolongamento em LED estilo dente de leão, que segue a lógica visual do novo 208.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
A grade frontal sem bordas com pequenos pontos em cromo preto produz um elegante efeito em que dá elegância e esportividade ao conjunto. Perto dos faróis, rasgos na grade se assemelham aos bigodes de um gato, reforçando a inspiração felina da Peugeot.

A traseira pouco mudou, recebendo apenas lanternas full-LED com acabamento translucido quando desligadas. Na versão GT Pack, o SUV médio tem acabamento de cromo preto na régua do para-choque e também nos logotipos da marca.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Há de destacar também os volumes bem marcados da carroceria, que deixam o Peugeot 3008 com uma aparência mais robusta e esportiva. A linha de cintura alta combinada ao teto baixo acenam para os SUVs cupês, mas sem exageros. Ainda assim, deixa claro que é um modelo de pegada totalmente urbana.

Quase premium

Mas é no interior onde o Peugeot 3008 revela seu status de quase premium. Entre todos os SUVs médios de marca generalistas, é dele a melhor cabine disparada. Nem mesmo o elogiado acabamento do Jeep Compass consegue dar conta do visual elegante e da bela escolha de materiais da Peugeot.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Na versão GT Pack, o 3008 tem Alcântara cinza nas portas e parte do painel. Os bancos também recebem o revestimento aveludado em preto, que é complementado por couro também em preto. Toda parte superior do painel é revestida em material macio e o Peugeot ainda traz partes em metal para complementar o visual.

Há plástico? Sim, especialmente nas porções inferiores da porta e nas laterais do console central. É um plástico de qualidade, igual ao usado no novo 208 e que não destoa do conjunto. Pena que o 3008 não herdou o painel 3D do hatch compacto, apesar de usar uma bela tela de alta definição.

Como todo Peugeot, o destaque é o volante pequenino revestido em couro, o qual obriga o motorista a se sentar mais baixo e enxergar os instrumentos por cima dele. É preciso costume, mas isso cria uma sensação de esportividade ao volante do 3008, da qual será melhor descrita em breve.

Mimos

Como um carro que flerta com o segmento premium, o Peugeot 3008 precisa de alguns mimos para agradar aos passageiros. E ele os tem. Começa pela presença de massageadores nos bancos dianteiros, com direito a regulagem elétrica para o motorista. Luzes ambiente no entorno da cabine ajudam a deixar o clima mais refinado.

[Auto+ / João Brigato]
O SUV médio ainda tem carregador de celular por indução e um enorme console central refrigerado que mais serve como uma geladeira para até seis garrafas de 600 ml. A central multimídia é nova, com tela maior e fácil de mexer. Android Auto e Apple CarPlay ainda exige fio para conexão, ainda assim, é um sistema moderno.

Há ainda teto solar panorâmico com abertura da porção frontal. Por fim, o Peugeot 3008 traz porta-malas com abertura elétrica com sensor de proximidade – basta passar o pé na traseira para que a tampa se abra sem a necessidade de apertar botões.

 [Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Conhecidos da casa

Se na questão visual e de equipamentos, o Peugeot 3008 mudou, na condução não. E isso não é demérito. O SUV médio traz debaixo do capô o já conhecido motor 1.6 THP quatro cilindros turbo com 165 cv e 24,5 kgfm de torque. Inexplicavelmente ele bebe apenas gasolina, não sendo flex como o Citroën C4 Cactus ou o irmão menor 2008.

Se nos SUVs compactos o motor THP sobra, aqui no 3008 ele é um pouquinho além do suficiente. Tem boa performance, é econômico, mas os cavalos a mais extraídos na versão flex e o peso mais baixo dos SUVs nacionais faz diferença. O Peugeot não titubeia em arrancadas e acelerações mais fortes.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Ao mesmo tempo, consegue trabalhar com suavidade e giro baixo em regimes de direção mais pacatos. Sua transmissão automática de seis marchas também não parece tão bem calibrada quanto a dos modelos nacionais, mas tem trocas suaves e praticamente imperceptíveis. Não demora muito a fazer reduções e tem quase nenhum delay nas trocas manuais.

Posição e interação

Como era de se esperar pela posição mais baixa de dirigir e pelo volante pequeno, o Peugeot 3008 tem pegada esportiva na condução. A direção é rápida e direta, garantindo bom controle em curvas e estradas sinuosas. Já a suspensão, é mais firminha que o esperado em um SUV. Isso causa algumas batidas em solavancos e buracos, mas nada alarmante.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Na prática, o 3008 acaba se assemelhando mais a um hatch grande do que a um utilitário esportivo na direção. Ele contorna curvas rapidamente e com compostura, sem fazer a carroceria balançar ou jogar de um lado para o outro, como é típico entre os SUVs.

Apesar disso, o SUV se mantém confortável e com poucas vibrações em terrenos irregulares, como estradas de paralelepípedo. O bom isolamento do conjunto de suspensão faz com que ele pareça andar em um carpete boa parte do tempo.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Aproximar a Peugeot do segmento premium, sem descolar tanto do preço das generalistas, tem no 3008 seu resultado. Ele é um SUV com belíssimo design, gostoso de dirigir, mimos dignos de carros de marcas de luxo e um inigualável refinamento interno.

Basta apenas vencer dois obstáculos: o preço alto de R$ 249.990 cobrados pela versão GT Pack e o ainda insistente (e já saturado) preconceito do povo brasileiro com marcas francesas. Não vai ser o líder do segmento, mas é uma ótima alternativa urbana ao Ford Bronco Sport e a modelos caros de marcas generalistas como Honda CR-V Touring e Toyota RAV4 Hybrid.

Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]

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6 comentários em “Peugeot 3008 GT Pack dá quase para chamar de premium | Impressões”

  1. Renato Costa

    Tenho um Griffe Pack 2019 que paguei 167k; não faz sentido esse preço para mim, mas aos que tiverem interesse, é um carro simplesmente maravilhoso, recomendo para quem quer destoar da manada de Compass.

    • jti

      compass s esta por 200 mil pago nem a pau

  2. tulio pereira

    lindo demais

  3. Jorge Luiz Fagundes

    Até no Chile o 3008 já usa motor Hybrido na versão GT acima de 200HP, aqui no nossos Brasil só vem refugo. Uma pena ótimo carro mas com um motor muito fraco.

  4. Douglas Charles Cunha

    Queria saber quem inventou que estilo “dente tigre de sabres” é estilo “dente de leão”, já que ficam sempre para fora mesmo com o capô fechado. Se for para considerar pelo tamanho, deveria ser dente de tigre, já que são maiores que os do leão.

  5. Brand

    O que faz o brasileiro ter um pé atrás em relação a essa marca Francesa eh o pós venda deles, eh horrível, já tive um carro deles e sofri na pele com a péssima assistência desta marca.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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