A era da eletrificação veio para ficar. Por sorte, o público pode escolher entre modelos elétricos, semi-híbridos, híbridos plug-in ou os híbridos convencionais. Desse modo, existe opção para todos os gostos. Caso você queira ser diferentão, pode já optar por um modelo movido apenas a bateria. E se gosta de chamar a atenção nas ruas, eu tenho uma opção para te indicar: o Peugeot e-2008 GT, versão elétrica do SUV compacto francês.
Contudo, o modelo importado (que é o carro de passeio mais caro da marca francesa em seu portfólio brasileiro) tem apenas duas condições que fazem você pensar duas vezes antes de estacioná-lo na garagem. Mas, vamos deixar de enrolação e aperte os cintos, garanto que ele pode te surpreender como fez comigo.
Olhem para mim!
Se tem uma coisa em que o Peugeot e-2008 GT brilha é no design. Mesmo em se tratando de um SUV compacto, ele tem porte encorpado. Na dianteira, se destacam a grade com aspecto tridimensional e com acabamento escurecido, o novo logo da montadora francesa e a ampla entrada de ar na parte debaixo do para-choque.

O capô é elevado e possui leves vincos nas laterais. Agora, a iluminação é um show a parte. Os faróis possuem iluminação dividida em três partes, são escurecidos e de LED. Já os DRLs de LED e em formato de garra de leão são os chamarizes. Ou seja, o conjunto transmite um ar agressivo ao SUV. Isso faz com que as pessoas olhem, esteja ele parado em um semáforo ou em um estacionamento.
A unidade testada era pintada de vermelho Elixir (metálica) e o teto era preto – tom indisponível na versão a combustão. Aliás, a imagem mais agressiva dele se espalha por toda a carroceira. Nas laterais, as capas dos retrovisores são pintadas de preto, as caixas de rodas e as saias laterais são demarcadas. Inclusive elas são de 18 polegadas e escurecidas. E nas laterais, existem vincos salientes no desenho.

Por outro lado, a traseira se diferencia no conjunto por transmitir um ar de carro futurista. A janela é levemente inclinada e há um pequeno spoiler integrado ao teto. As lanternas são escurecidas, possuem aspecto tridimensional e são interligadas. Ainda nesse sentido, a barra que as liga, possui bem ao centro o nome da montadora em destaque.
Tanto a tampa do porta-malas quanto o para-choque são mais salientes. O para-choque é escurecido e possui uma parte com acabamento cromado. Inclusive, o bagageiro acomoda 374 litros. Está abaixo da média do segmento, por isso, poderia ser um pouco maior.

Detalhe por detalhe
Já falando em tamanho, o Peugeot e-2008 GT conta com 4,30 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Quatro pessoas viajam com conforto no SUV compacto elétrico. Todos os bancos são revestidos de alcantara e têm desenho esportivo. Aliás, os dianteiros possuem aquecimento individual. O do motorista possui ajustes elétricos até para a lombar. Ambos abraçam os passageiros.
O volante traz regulagem de altura e profundidade. Além disso, a assistência é elétrica. Ele tem dois raios e é pequeno e te obriga a dirigir com ele mais baixo que o padrão. O volante tem ar esportivo, boa pegada, acabamento diferenciado e costuras em tom claro. O painel com sistema i-Cockpit 3D e mais o volante passam uma imagem de esportividade e você pode estranhar no começo, mas logo se adapta e até vira fã.



O acabamento do painel é macio ao toque, assim como nas portas. O interior tem acabamento escuro e há uma faixa central no painel que imita fibra de carbono. Existem costuras por diversos lados, o que chama atenção ao olhar. No console central, está o câmbio E-Toggle, que tem uma aparência bem diferente e acabamento cromado. Ao estacionar o 2008 elétrico, basta apertar o botão P e acionar o freio de estacionamento eletrônico.
Tem ainda o modo B, que altera a frenagem regenerativa. No console central, o acabamento é em preto brilhante e o apoio de braço abre e esconde mais um porta-objetos. O SUV elétrico ainda possui um seletor com três modos de condução. Na traseira, dois adultos e mais uma criança não viajam com conforto, sendo espaço traseiro um dos pecados do SUV.


O espaço para pernas assento central é levemente prejudicado, já que o túnel central é elevado. Inclusive, o trio da fileira traseira pode carregar dois celulares nas saídas USB. A Peugeot esqueceu de incluir saídas de ar-condicionado para o banco traseiro. Todavia, ela implantou uma possível saída para que os ocupantes não passem calor: instalou um teto solar panorâmico.


Mesmo com o teto solar, o espaço para cabeça na segunda fileira é adequado. Eu tenho 1,78 m de altura, e me acomodei bem nos assentos traseiros. As portas são um pouco pesadas, o que desfavorece a entrada e saída de passageiros com mobilidade reduzida. Aliás, eu raspei muitas vezes meu sapato na borracha inferior da porta do motorista, o que pode incomodar.
Desempenho do 2008 elétrico
O Peugeot 2008 GT chegou ano passado em solo brasileiro com alguns destaques. Um deles era o visual atualizado e pareado com a variante europeia. O outro chamariz era a motorização. Os engenheiros da Peugeot fizeram diversas análises e conseguiram implantar um ganho de 15% na potência do SUV em ao modelo pré-reestilização.


Dessa forma, agora ele conta com um motor elétrico posicionado na dianteira. O propulsor entrega 158 cv e 26,5 kgfm de torque. A bateria passou a ter 54 kWh de capacidade. A autonomia pelo Inmetro é de 261 km. Porém, na vida real o modelo supera este valor. Com 78% de bateria, ele tinha alcance de 284 km, por exemplo. O carregador trifásico de 11 kW permite recarga rápida de 80% em apenas 30 minutos, de acordo com a fabricante. Só que as estações podem ter até 100 kW.
Por ser elétrico, o 2008 nesta versão já não emite um ruído. Isso colabora para uma boa convivência no caótico trânsito de São Paulo. Inclusive, o capô possui manta acústica. O desempenho do Peugeot e-2008 GT pode mudar segundo algum dos três modos de condução: Eco, Normal ou Sport. O Sport é indicado para quem gosta de uma tocada mais viva, já que o acelerador fica mais sensível e as respostas imediatas.

O Normal serve para quem curte passear com o carro. Já o Eco, limita as respostas do motor e do acelerador em prol da economia de energia. Todavia, ao ativar este modo e subir uma ladeira, é bom ter paciência, já que o SUV parece quase morto. A velocidade máxima é de 150 km/h e ele precisa de 8,9 segundos para chegar aos 100 km/h.
Convivências do cotidiano
Já que se trata de um SUV, dá para enfrentar as lombadas, valetas e vias pavorosas de São Paulo sem tanto medo. Uma coisa interessante que percebi durante a avaliação do 2008 elétrico tem haver com sua suspensão. Na dianteira, ela é McPherson independente e atrás é por eixo de torção. É um conjunto firme e que dá vontade de ficar horas ao volante.
O Peugeot e-2008 GT é montado a partir da plataforma CMP. Ele é bem estável na rodagem e faz curvas de forma agradável. A plataforma do modelo é uma grande referência na categoria por conta da pegada esportiva. Fica nítido que ele aguentaria mais potência e torque do que tem. Que tal uma versão esportiva, Peugeot?

Além disso, a direção é levemente pesada, mas que combina com a pegada esportiva do modelo. A vantagem, é que a assistência elétrica fica bem leve na hora da manobra. Além disso, como o torque do motor elétrico é instantâneo, essa firmeza extra ajuda a manter tudo na trajetória.
Tem muita coisa


A lista de itens de série do Peugeot e-2008 GT chama atenção por ser ampla. Ele conta com quatro entradas USB, direção elétrica, seis alto-falantes, chave presencial, entre outros. Volante com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado digital e automático, GPS, painel de instrumentos i-Cockpit 3D e partida por botão se destacam.
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras com visão 360°, iluminação dianteira e traseira em LED, central multimídia e freio de estacionamento eletrônico saem de fábrica. Banco traseiro bi-partido, Isofix, Top Theter, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade vêm de série.



Já em segurança e itens ADAS, ele conta com sensor de fadiga, alerta de ponto cego, de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, airbags de cortina, frontais e laterais como chamarizes. Farol alto com auxílio, leitor de placas de trânsito, piloto automático adaptativo e alerta de correção e permanência em faixa, também são destaques. O alerta de ponto cego é sempre elogiável e o leitor de placas de trânsito é bem útil para evitar as temidas multas por excesso de velocidade.
Os faróis e lanternas possuem iluminação em LED e ajudam na condução noturna. Entretanto, acionar o piloto automático adaptativo requer tirar o olhar da dianteira para acessar uma haste ao lado do volante. Isso representa um certo perigo para o motorista. De um modo geral, o 2008 elétrico quer que seus passageiros viajem em segurança e cheguem vivos ao destino.



O painel de instrumentos com sistema 3D é uma surpresa bem agradável para quem gosta de tecnologia. Ele tem comandos fáceis e é personalizável. Ele fica mais alto que o volante e na direção do olhar do condutor, o que ajuda bastante. Aliás, quando o SUV é desligado, ele mostra o tempo do percurso e a quilometragem. Há um espaço próprio para porcentagem da bateria e o alcance restante. A central multimídia tem tela ampla, é tátil e comandos rápidos.
As câmeras possuem resolução boa e ajudam o motorista. A conectividade Android Auto e Apple Car Play é sem fio. O software é atual e por sorte existem diversos botões físicos para comandos do ar-condicionado. Contudo, acessar rapidamente os controles para ter o ar fresco podiam ser mais diretos, com um simples atalho ao ver o símbolo do dispositivo na tela. Isso reduziria o tempo gasto para controlar a temperatura.


Veredicto
Tem apenas duas condições que não fazem o Peugeot e-2008 GT fazer valer tão a pena. Uma delas é o preço. No configurador da marca, ele é vendido por R$ 259.990. Apesar de te dar visual chamativo, desempenho satisfatório, diversos itens de conforto e segurança é um valor salgado perante seus concorrentes.
Ele briga com Volvo EX30, que parte de R$ 229.950; BYD Yuan Pro, de R$ 182.800 e Yuan Plus, que sai por R$ 235.800. Já o outro fator que não faz o SUV compacto elétrico francês é a falta de infraestrutura para carros elétricos. Mas, este não é um problema dele e sim do governo brasileiro. No mais, caso você tenha como carregá-lo e quer entrar com o pé direito no universo elétrico, o e-2008 pode ser uma opção a se pensar.

Você teria um Peugeot 2008 elétrico? Conte nos comentários



Nunca vi uma concessionária da Peugeot com qualquer alternativa para carregamento dos seus carros elétricos. Na verdade nunca tinha visto qualquer propaganda sobre… A culpa é do próprio posicionamento da Peugeot. Não do governo.
Para andar na cidade, o carregador de tomada já é o suficiente. Não precisa comprar wallbox e ficar indo em outros lugares para carregar. Tenho um e2008 e sou apaixonado pelo carro e combustão se Deus quiser nunca mais.
Se tivesse condição, teria sem medo, pois já tive dois Peugeots e gosto muuiiittttoooo!
São bonitos, imponentes, possuem um ar de modernidade, não quebram, são econômicos, excelentes na estrada, a ergonomia atenua o cansaço de viagens longas… Vale muito à pena, exceto pela desvalorização imposta por alguns segmentos, com justificativas estapafúrdias.
O Peugeot a combustão já é problemático, imagina elétrico, sem falar na desvalorização da marca. É uma fria comprar um carro desse.
O pós venda é horroroso
Olha como essas montadoras dão tiro no próprio pé…se esse vermelho estivesse disponível na versão a combustão, eu já teria comprado o 2008..
Na minha opinião o Peugeot é um excelente carro. Possuo um 2008, estou bastante satisfeito. Motor e câmbio trabalham em sintonia perfeita. A suspensão é excelente, alia conforto e boa dirigibilidade, faz curvas como um verdadeiro esportivo. O interior é um show a parte, excelente ergonomia e conforto. A posição de dirigir é excelente. A qualidade de construção está acima da média, zero barulhos ou ruídos. Na relação preço benefício não vejo melhor alternativa no mercado.
Quer um simples carro, vá de Fiat, VW, Chevrolet, Ford. Quer ir além, vá de Peugeot. Quer mais (e tem bolso), vá de BMW, Mercedes. Fato !