SUVs são a moda hoje em dia, mas entre os modelos compactos é inegável que apenas dois aguentam o tranco de verdade: Jeep Renegade e Renault Duster. Conhecidos pela robustez, os dois nunca foram sinônimo de performance animadora ou até mesmo consumo de combustível. Mas olha que coincidência: em 2021 ambos ganharam motor 1.3 turbo.
O Jeep Renegade já passou pela avaliação completa aqui no site do Auto+ em versão 4×4 e agora chega a vez do Renault Duster. Ao contrário do rival, porém, ele não tem tração nas quatro rodas, mas entrega menos preço (R$ 133.990) e maior espaço interno. O conjunto mecânico, aliás, fez dele o melhor Renault à venda no Brasil.
Coração de Mercedes-Benz
Projetado em parceria com a Mercedes-Benz, o motor 1.3 quatro cilindros turbo estreou no Brasil no Classe A Sedan, migrou para os SUVs GLA e GLB antes de chegar aos Renault. Na marca francesa, surgiu primeiro no Captur e agora equipa Duster e Oroch em suas versões topo de linha.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-9_edited-750x450.jpg)
O Duster não vacila nas respostas, subindo a rotação na medida certa para ganhar velocidade no tanto que o motorista aperta o acelerador. Tudo com o benefício de não elevar desnecessariamente o giro do 1.3, causando gritaria e efeito enceradeira como muitos carros com esse tipo de câmbio.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-11_edited-750x450.jpg)
Por falar nisso, um alerta: no momento de maior desespero, a autonomia do Duster simplesmente some! Ao registrar a possibilidade de andar algo abaixo de 40 km com o combustível restante, o computador de bordo apaga e você que lute para adivinhar quanto ainda poderá rodar sem abastecer.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-10_edited-750x450.jpg)
Muito acima do Captur
Apesar de posicionado em preço abaixo do Captur, o Duster é superior em níveis tão nítidos quanto seu consumo exagerado. Enquanto o Duster turbo é vendido a R$ 133.990 na versão única Iconic, o Captur parte de R$ 142.990 em uma versão bem menos equipada, mas com o mesmo conjunto mecânico. Mas sobre isso falo adiante.
A superioridade do Duster em relação ao Captur está, em especial, na dinâmica. O Duster é robusto, tem suspensão voltada ao conforto, mas que encara a buraqueira sem a menor dificuldade. A atuação do conjunto é bem silenciosa e não dá barulho de fim de curso, mesmo quando abusada. Até nas curvas ele manda bem, mas não é um Sandero RS.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-14_edited-750x450.jpg)
Corretamente
Por falar em acabamento, esse é outro ponto favorável ao Duster. Não espere por superfícies macias como no Renegade, mas o que há lá dentro está correto. São plásticos duros, mas de texturas interessantes e encaixes corretos, dando uma sensação de maior cuidado que o Volkswagen T-Cross, por exemplo.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-23_edited-750x450.jpg)
Já o porta-malas é o maior da categoria com generosos 475 litros. Mas á espaço para melhorias. Os porta-copos são pequenos e rasos, fazendo com que garrafas virem com facilidade na cabine. Além disso, a quantidade de porta-objetos é escassa e há um redondo no meio do console central que não tem função alguma.
Além disso, o painel de instrumentos tem computador de bordo monocromático e com poucas funções – ainda que melhor que o painel digital de 2003 do Captur. A central multimídia tem tela de definição ruim e é bastante lenta nas operações. Merecia um tratamento melhor nesses dois pontos.
Do meio para cima
Ao custar R4 133.990, o Renault Duster Iconic turbo tem um paradigma interessante. É um SUV compacto topo de linha com preço de versões intermediárias. Isso traz vantagem a ele no quesito equipamentos. Mas esqueça qualquer tipo de assistência eletrônica ou algum mimo mais moderno que uma chave presencial por distância.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-3_edited-750x450.jpg)
Destaque vai para o sistema com quatro câmeras, que não formam uma imagem 360°, mas ajudam bastante nas manobras. Além disso, a versão Iconic turbo traz para-lamas alargados e um quebra-mato dianteiro com luzes auxiliares para o farol alto. Adicionam um toque extra ao visual bastante interessante do Duster.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-12_edited-750x450.jpg)
Veredicto
Três grandes atrativos tornam o Renault Duster uma compra bastante interessante na categoria dos SUVs compactos. Primeiro que ele é mais barato que a média do mercado ao oferecer uma versão de topo com preço de rivais intermediários. Segundo é o espaço interno e porta-malas, os mais generosos da categoria. Terceiro: robustez que só ele e o Renegade têm.
A versão Iconic turbo entrega performance que o Duster nunca contou, mas uma sede assustadora que faz dele um dos mais gastões do mercado – somado isso ao tanque pequeno e suas visitas ao posto de gasolina se tornarão frequentes. A falta de tecnologias mais modernas também é notáveis.
![Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/Renault-Duster-Iconic-turbo-7_edited-750x450.jpg)
>>Renault Kwid E-Tech estreia como carro elétrico mais barato do Brasil
>>Oroch 2023: agora turbo, encontrou seu lugar | Impressões
>>Se a Lada for tomada pela Rússia, Renault perderá (muito) dinheiro








Eita que estes carros estão bebendo d+
Esse consumo foi com qual média de velocidade?! Qual forma de direção: mais conservadora ou mais agressiva?! Essas informações são importantes para saber se o consumo é realmente alto ou não.
Tenho uma Captur 1.6, faz 14 na estrada e 8 na cidade com gasolina. Não troco ela por uma Duster com motor 1.3 turbo. Acho o acabamento bom, espaço suficiente para uso misto com família até 4 pessoas.
Se quer economia, é so comprar um Kwid.
O cara quer um carro robusto confortável confiavel com um dos maiores porta malas da categoria e quer que o carro faça 15 km litro na estrada melhor comprar um fiat mob ou um kwid…
A Kicks faz 17 na estrada…
Ollha cada vez mais as montadoras estao se aprimorando p q seus motores consumam menos gasolina e a renault anda p traz…
Por q acham q a honda deixou de fabricar o civic aqui no brasil.
Nao só o consumo mas um motor 1.3 turbo? Quanto tempo vcs acgam q esse carro roda sem ter q abrir motor?
Sempre pesquiso sobre automovel mas ultimamente aqui no brasil so tem porcaria descartável.
Nao tem um que preste.
Duster é o Duster de sempre. Em que pese o tapa no visual e algumas melhorias internas que recebeu, somado ao motor/câmbio modernos, continua o mesmo projeto antigo e de baixo custo by Dacia de sempre, derivado do Sandero.
É surreal pedirem 134 mil num (como é surreal preço de qualquer carro atualmente, sobretudo esses crossovers derivados de compactos que existem atualmente).
Meu honda fit faz 12,5 na cidade. E olha que moro em BH cidade das ladeiras.