Briga de SUVs de entrada

Renault Kardian vs. Fiat Pulse | Comparativo

Na briga dos SUVs compactos com cara de hatch aventureiro, o estreante Renault Kardian desafia o líder Fiat Pulse

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Já faz um certo tempo que alguns hatches compactos aventureiros tem sido promovidos a SUVs compactos com um toque a mais de plásticos e tecnologia. Categoria liderada por Fiat Pulse, ganha agora o estreante desafiante Renault Kardian. E mal deu tempo do francês chegar às lojas que o chamamos para o embate.

De um lado, Renault Kardian Premier Edition, versão topo de linha do modelo estreante que sai por R$ 132.790. Do outro, Fiat Pulse Impetus, de R$ 131.990, uma versão abaixo da esportiva Abarth, que não se encaixaria no embate. O modelo das fotos é um Pulse Drive, cedido por nossos parceiros da Localiza.

Ele está presente apenas de maneira ilustrativa, visto que, para o comparativo será considerado o Impetus, que tem lista de equipamentos semelhante e também é servido por um motor 1.0 três cilindros turbo flex. O Drive, vale lembrar, tem motor 1.3 e bem menos equipamentos.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Escolhas divergentes

Renault e Fiat optaram por estrear seus motores 1.0 três cilindros turbo em Kardian e Pulse. Para ambas as marcas, foi a primeira aplicação e um propulsor que, no caso da Fiat, rapidamente se espalhou pela linha e que deve ter resultado semelhante na Renault.

Tecnicamente ambos são bem parecidos: o Pulse entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, ao passo que o Kardian traz 125 cv e 22,4 kgfm. Ou seja, vantagem de um na potência, do outro no torque. O Renault usa caixa de dupla embreagem com seis marchas, ao passo que o Fiat vem com CVT de sete marchas simuladas. 

Como resultado, o Fiat Pulse tem entrega de torque mais linear, com motor trabalhando em baixo giro o tempo todo, mas demorando um pouco a acordar por conta do comportamento típico do CVT. Já o Kardian encanta pelas trocas instantâneas e sempre espertas, fazendo o motor trabalhar mais vivo.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]
Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

No consumo, a Renault declara 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Fiat faz 12,1 km/l e 14,4 km/l, respetivamente. Com etanol são 9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada no Kardian contra 8,4 km/l e 10,3 km/l no Fiat. Ou seja, o novato leva a melhor na cidade, mas perde na estrada.

Dinâmicas diferentes

Na hora de dirigir, a pegada de cada modelo é completamente diferente. O Fiat Pulse é um carro mais neutro, trazendo uma direção bem leve, mas que ganha firmeza em alta velocidade. Além disso, é um carro robusto, enfrentando buracos sem medo e aguentando bem o uso severo.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Já o Renault Kardian pega para um lado mais esportivo. Ele faz curvas como um hatch, adornando pouco e mostrando muito chão. Além disso, a direção pode variar entre uma atuação molenga demais, até uma mais firme que proporciona uma pegada mais esportiva, ficando ao gosto do motorista.

Só que se o Pulse manda bem na terra, o Kardian vai melhor. O SUV da Renault herda a robustez de tanque do Duster e enfrenta cascalhos e terrenos ruins sem a menor dificuldade. É notável que eles dois se dão bem tanto em asfalto, quanto na terra, mas o novato é um pouco melhor.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Vale destacar também o isolamento acústico, que é melhor no Kardian do que no Pulse. Por outro lado, o Fiat isola muito melhor as vibrações do motor 1.0 três cilindros, enquanto o Renault vibra tanto que suas portas, ao serem abertas, vibram tão forte que é possível ver a olho nu o movimento causado pelo motor.

Perde e ganha

A lista de equipamentos de Fiat Pulse Impetus e Renault Kardian Premier Edition é cheia de itens parecidos. Os dois contam com painel de instrumentos digital, chave presencial, ar-condicionado digital de uma zona, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos e faróis de LED com acendimentos automático.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Há ainda em comum itens como carregador de celular por indução ventilado, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, volante com ajuste de altura e profundidade, airbags duplos frontais e dois laterais, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e estabilidade.

Mas há também importantes divergências que, a depender da prioridade do motorista, o fará optar por um ou outro. Só o Kardian tem airbags de cortina, câmeras laterais e frontal, faróis com regulagem de altura, alerta de ponto cego, piloto automático adaptativo, start-stop e freio de estacionamento elétrico.

Renault Kardian vs Fiat Pulse [Auto+ / João Brigato]

Já o Pulse entrega sensor de chuva, farol alto automático, retrovisores com rebatimento elétrico e sistema de manutenção em faixa. Vale lembrar que ambos os modelos trazem teto com pintura contrastante, mas a gama de cores não traz muitas opções nos dois.

Filhos de quem são

Quando se fala em espaço interno, o Renault Kardian tem larga vantagem. O modelo tem mais espaco para ombros na traseira, além de entre-eixos 7 cm mais longo (2,60 m contra 2,53 m). Quem senta à frente, tem uma amplitude maior de ajustes para bancos e volante, permitindo receber melhor motoristas de várias estaturas.

Renault Kardian [Auto+ / João Brigato]

Um dos pontos que incomoda no Pulse é que a Fiat jogou os bancos muito para cima, além de ter feito elementos de plástico nas portas e elevado o capô para te forçar a ter uma sensação de SUV. Isso é algo que o Kardian não faz: ele é alto de fato e passa essa pegada pelo jeito da carroceria, não com truques (bem feitos) de design.

No porta-malas, outra vantagem para o Renault: são 410 litros contra 370 litros do rival — levando em consideração o método de medição da Stellantis, o qual da medida maior do que de fato o porta-malas carrega. Por isso, inclusive, a Renault divulga com esse método de medição e o real, que é de 358 litros.

Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

Caminhos diferentes

No interior, cada marca adotou estratégias diferentes para tentar seduzir o consumidor. A Fiat apostou em telas, trazendo um painel de instrumentos digital de boa definição, cheio de recursos e configurável em par com uma central multimídia enorme com tela de alta definição, fácil de mexer e completa.

A Renault, nesse caso, pecou. A central multimídia é terrível, com tela de baixa definição, lenta, com gráficos datados e que, no calor, pediu arrego durante o test-drive. O painel de instrumentos é relativamente ok, mas tem tela inclinada demais e com poucos recursos.

Já no quesito acabamento, o Renault tem leve vantagem. Ele tem mais couro nas portas que o Fiat, além de uma faixa de couro no painel e elementos luminosos ausentes no rival. O Pulse trabalha com texturas mais interessantes no painel que fazem a cabine parecer mais refinada e elegante. Mas há plásticos ruins.

No console central, o Kardian traz uma peça mais alta e envolvente, que ajuda na sensação de refino. Coincidentemente, ambos tem porta-copos removíveis os quais abrem espaço para um porta-objetos grande. Contudo, as duas pecas do Renault são maiores.

Veredicto

A diferença de preço entre Fiat Pulse Impetus e Renault Kardian Premier Edition é praticamente irrisória, assim como a discrepância de consumo, já que cada um leva vantagem em um terreno. A vitória do estreante, contudo, está no detalhe. Ele é um pouco mais espaçoso, um pouco mais robusto e um pouco mais divertido de dirigir.

Existem alguns equipamentos do Pulse que o Kardian deveria ter e vice-versa. Enquanto o Renault precisa urgentemente trocar essa central multimídia. Vai vender mais que o Fiat? Não por conta da enorme quantidade de concessionários da marca italiana e da pulverização para vendas diretas. Mas agora a Renault tem um produto competitivo no mercado — finalmente.

[Auto+ / João Brigato]

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