Curiosidades Destaque Novidades

Sabe como nasceu o carro anfíbio? Confira

Mistura de barco e jipe veio da Alemanha com a missão de atuar na segunda Guerra Mundial
Carro anfíbio foi usado em missões durante a segunda Guerra Mundial (Auto+)

Esse carrinho que você vê nas fotos causa torcicolos por onde quer que passe. Mas não é para menos, afinal, anda no asfalto, na terra e até na água! Nada comum nas ruas, essa mistura de barco e jipe trata-se de um Volkswagen Type 166, ou apenas Schwimmwagen – carro anfíbio, como é mais conhecido.

Na verdade, é uma evolução do Fusca, criada por Ferdinand Porsche, construído na Alemanha nazista, a pedido de Hitler, para atender as tropas alemãs em missões especiais durante a segunda Guerra Mundial.

Agora, faz mais sentido esse visual diferentão que ele tem. Afinal, seu uso tinha alguns propósitos bem específicos: fazer reconhecimento, entrar em combate e até navegar.

Itens exclusivos
Preparado para a guerra, o modelo reúne várias curiosidades. Um dos faróis, por exemplo, só tem iluminação para o chão – assim, aviões não conseguiam detectar o veículo. Na frente, dois tanques extras garantem a autonomia do modelo, pois, caso o principal fosse atingido por tiro, não haveria problema.

Para mais visibilidade, o vidro dianteiro é escamoteável. Tem remo, suporte de metralhadora na frente e atrás, limpador de para-brisa manual e hélice escamoteável para se locomover dentro da água. Uma lanterna bem ali, onde ficaria o porta-luvas, garante a leitura de mapas pelo navegador.

Ao final da guerra, a maior parte desses veículos estava bem danificada. Mas como ele nasceu pra aguentar qualquer tranco, continuou sendo utilizado por lá, para realizar outras missões, como atuar na polícia, no corpo de bombeiros e, também, por fazendeiros.

É difícil saber ao certo quantos exemplares do Schwimmwagen existam por aí – estima-se que apenas 125 no mundo todo. Aqui, no Brasil, estão três unidades, apenas. Mas somente essa que vimos aqui, de perto, está em perfeitas condições de uso. Graças ao proprietário, que cuida muito bem da relíquia.

O carro anfíbio que foi criado para guerrilhar e combater inimigos, hoje, tem uma missão muito mais tranquila e pacífica: chamar atenção por onde passa!

Abaixo, você confere o conteúdo em vídeo. Assista:

Veja mais:

>> Volkswagen Nivus entra em pré-venda nas próximas semanas

>> Lamborghini Sián agora em Lego

>> De volta no tempo: DeLorean DMC-12

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios