Ter um carro automático é sinônimo de praticidade e conforto no dia a dia, principalmente na cidade, mas nem sempre essa escolha vem acompanhada de boas experiências. Algumas transmissões ficaram marcadas no Brasil por trancos, defeitos constantes e reparos caros, tornando certos modelos verdadeiras bombas.
O Auto+ separou cinco carros automáticos que devem ser evitados no mercado de usados. São veículos que, apesar de terem conquistado algum espaço em vendas, ficaram conhecidos pelos câmbios problemáticos, seja nos automatizados de embreagem simples, seja nos automáticos convencionais mal projetados. Antes de fechar negócio, vale conferir essa lista para não ter dor de cabeça.
Volkswagen i-Motion
![Câmbio I-Motion [divulgação~]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/cambio-i-motion_edited-1200x720.jpg)
O câmbio automatizado de embreagem simples da Volkswagen, chamado i-Motion, é um dos mais problemáticos já oferecidos no Brasil. Equipou modelos como Gol, Voyage, Fox, SpaceFox, Polo e até o Up!.
O sistema prometia conforto sem aumentar muito o preço, mas a realidade foi bem diferente. Trancos nas trocas, hesitação em manobras e falhas crônicas no atuador da embreagem. Além da dirigibilidade ruim, os reparos são caros e frequentes e se tornou um câmbio para ser evitado em qualquer negociação.
Fiat Dualogic/GSR

A Fiat insistiu por mais de uma década em seu câmbio automatizado Dualogic, que depois virou GSR. Ele equipou desde Palio, Punto, Idea e Linea até Argo, Mobi e até mesmo a Strada. O funcionamento sempre foi marcado por trancos nas trocas e respostas lentas, algo que prejudicava tanto o conforto quanto a durabilidade.
Para piorar, a versão GSR tinha falhas no sensor de seleção, que podiam colocar o carro em neutro sem aviso, causando recall. Na prática, o câmbio não entregava nem a suavidade de um automático de verdade nem a robustez de um manual.
Chevrolet Easytronic

A General Motors também apostou nos automatizados de embreagem simples com o Easytronic, presente em modelos como Agile e Meriva. E o resultado não poderia ser pior do que um câmbio lento, trancos constantes, trepidações em manobras e até travamentos inesperados.
Muitos proprietários relataram gastar mais de R$ 5 mil em reparos, enquanto outros optaram por converter o carro de volta para manual. O custo-benefício desse sistema simplesmente não existia, tornando ela uma das transmissões mais mal faladas.
Ford PowerShift

Quando a Ford lançou o câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift em Fiesta, EcoSport e Focus, parecia que seria uma revolução no segmento de compactos. Mas rapidamente o sonho virou pesadelo. O sistema sofria com superaquecimento, trepidações e até travamentos completos da transmissão.
A montadora foi pressionada por órgãos de defesa do consumidor e estendeu a garantia, mas a má fama pegou de vez. Hoje, quem encontra um usado com esse câmbio precisa redobrar a atenção, pois o risco de problemas caros é alto.
PSA AL4 (Peugeot e Citroën)

Nos anos 2000 e 2010, diversos modelos da Peugeot e da Citroën foram equipados com o câmbio automático AL4, presente em carros como 206, 307, C3, C4, Xsara Picasso e até o sedã 407. O problema era a simplicidade da caixa, com apenas quatro marchas, e sua durabilidade limitada.
Patinação em giros médios, consumo elevado e falhas no módulo eletrônico eram comuns. Muitas vezes era necessário reiniciar o gerenciamento ou trocar o módulo, o que custava caro.
E você, conhece ou possui algum carro com esses câmbios? Deixe seu comentário!




Quando vcs falam do câmbio powershift, nunca enaltecem a qualidade dos carros. Ficam só depreciando os mesmos, que por sinal são carros de categoria. Deu problema em vários? Sim, porém nos carros de hoje qual não tem problemas sérios? O câmbio powershift é excelente, para quem sabe usar e faz manutenção correta. Tenho um Focus 2017 já com 203 mil km e nunca deu qualquer problema. Sorte? Não, uso correto e manutenção em dia.
Parabéns falou tudo tenho um fiesta Titanium 2017 nunca me encômodo tudo certinho nas revisões
Qualquer problema nesses automatizados procurem o Profdicaixas de Porto Alegre, converte tudo de volta pra manual e zero problemas!
Perfeito, também tenho 1 2017 85mil km, só alegria motor maravilhoso ,dobra torque e potência troco bateria anualmente e higienizaçao da embreagem. Cada 40.milkm
Também concordo, só peru que fica repetir o que todos dizem.
Perfeito! Parabéns
Concordo com você Tenho um fiesta titanium 2014 e não tem defeito.
Fizemos a troca de óleo e toda revisão na concessionária…
Excelente câmbio e carro mto econômico e potente.
Vou enaltecer a qualidade dos carros. Os carros da Ford que usam câmbio powershift são luxuosos, bem acabados, muito confortáveis e cheios de tecnologia. Por isso, comprem seus irmãos com câmbio manual e sejam felizes, porque as estatísticas todas vão contra esse câmbio, apesar da qualidade do carro.
Esse carro na versão câmbio mecânico, é considerado um excelente carro mundialmente.
Ficaria top com um dsg ou cvt.
Esse câmbio aí é problemático sim se comparado a esses dois acima citados.
Manutenção tb é relevante, vc tem razão.
CVT tem dado muito problema…só buscar no Google…
Falou tudo Marcos. Não podemos generalizar… Todo carro bem cuidado vai longe…
Não os carros com PowerShift onde até a montadora já se pronunciou e trocou de fornecedor que era responsável pelo câmbio
A força da corrente se mede pelo elogio mais fraco, powershit é um péssimo câmbio, o fato de eu entrar no meio de um tiroteio, e não tomar um tiro, não torna isso seguro, o seu é uma excesso, muitos e muitos deram problema, outros muitos vão dar, e alguns podem não dar.
Quase 10 anos com essa bomba significa que vc não tem condições de trocar de carro, boa sorte!
Todos que teve como eu deu problema, Esse câmbio e uma bosta entra água caixa câmbio aquece pior câmbio!!
Levei um prejuízo de R$10.500,00
Discordo das críticas pois tive um grande Siena e pra ser sincero nunca deu problema no câmbio já a suspensão da Fiat que é ruim isso eles não falam só foca no câmbio pq alguns por mal uso ou falta de manutenção deu problema, deveriam focar no carro como um todo falar apenas do câmbio e deixar de lado o restante do carro não é uma crítica correta.
Nunca tive problema com o câmbio já a suspensão da Fiat e frouxa e a manutenção é mais cara que a troca do câmbio pra falar a verdade.
Não são automáticos!
que perda de tempo com esta matéria!
Tenho uma Palio Weekend 2009, hoje com 130.000 km, sem nunca dar problema. Funciona normalmente tanto no automático quanto no manual.
Se todos esses são ruins , qual seria o melhor então ? 😬🥺🥺🙄
O mesmo acontece comigo tenho um gransiena diálogo nunca me deu problemas só que têm uma coisa muito importante faço as revisões religiosamente no tempo certo .
O meu gransiena está com 124 mil kilometros está perfeito.
A maioria dos usuários não faz as revisões corretas e muito menos nas consecionarias acha que é só por gasolina e arrumar quando quebra aí tá o erro imperdoável.
Tenho um Fiat 500 Cult Dualogic 2015. Está com 77.000 km e nunca teve problema de câmbio. Depois que vc pega o jeito, ele anda bem e quase não dá tranco.
Tenho Fox i mation 2012 com 130 m.k até agora não tive problema mas sempra com revisão em dia .
Tenho um voyage 2015 canbio imotion o carro não dá tranco troca de marcha suave pra não ter pobrema tem que conhecer como é funcionamento do canbio torna o carro bem econômico a visa útil da embreagem e de 80 a 100 mi km tudo depende de como usar
Olha não coloco a culpa no câmbio…mas sim na cultura do Brasileiro como na época do Marea..que por falta de conhecimento da fiat …preferiram colocar culpa no carro…Enfim falam um monte de merda desses câmbios..mas não pelo câmbio mas pela falta de preventiva …onde até o fabricante fala que não precisa trocar oleo transmissão…” ISSO NÃO EXISTE” Precisa sim fazer a troca…para bom funcionamento…ai os tupiniquim se quer não leem o manual e muito menos troca o Óleo…Ai não a cambio que aguente… tenho um peugeot 2011/12 câmbio AL4 COM 270KM …FAÇO AS PREVENTIVAS DENTRO DO PADRÃO NUNCA TIVE PROBLEMAS…E AINDA VIAJO …ENTÃO SENHORES… QTA HIPOCRISIA.
Tenho um Voyage imotion. O carro é ótimo! Parece complô de pessoas que querem só o câmbio automático! Tenho ele desde 2013. Faço a manutenção corretamente, está com 174500 km. Não vou trocar tão cedo.
Tenho um Fox I-Motion há 6 anos, já comprei usado, modelo 2014, nunca deu problema..obs..sou PCD, amputado braço esquerdo, só posso dirigir carro automático…
Tenho um New Fiesta 2016 1.6 16v powershift, é um excelente carro, o câmbio não dá um tranco, já estou com ele há 6 anos e nunca tive problemas.
Roberto, boa noite!
O meu é “irmao” do seu carro.
Sem problema algum com manutenção em dia.
Roberto, qti está Tabela FIPE dele?
Tive um Idea Aventure com Dualogic e foi bastante complicado! Não foi por falta de manutenção, pois de seis em seis meses, paro o carro para isso. Parava de funcionar do nada, tinha uma peça de plástico que vivia esquentando, a removi e liguei diretamente, funcionou… Mesmo assim, decidi trocar de carro, assim que alcançou a marca de troca.
Tenho um fiesta titânio 2015 excelente
Imotion de Up! É diferente. Tenho um e não me arrependo.
O consumidor Gasta Dinheiro, e não tem um produto de Qualidade?
Pior, muitas vezes até o Presidente, e a Diretoria sabem do problema, e mesmo assim lançam um carro?
Sinto, mas a palavra é roubo!!!
Os casos estão na imprensa, é só procurar.
Tenho um fox
Nunca deu problema.
Melhor impossível
Só saber usar.
Tive um Up! i-motion. Realmente ele da uma trancos na troca de marchae ladeiras ele fica meio “bobo”. Mas manutenção nunca teve. Durabilidade muito boa e manutenção zero.
Tenho um C3 ano 2013 de uso da esposa, automático. Já comprei sabendo da possível manutenção que realmente acusou erro em 55.000Km. A Manutenção foi a troca da solenóides de pressão e a troca do óleo da transmissão, não precisou abrir o cambio. E se precisasse o mecânico disse que acha peças fácil. Ele mesmo disse que bomba são os câmbios de Golf, dSG , Land Rover , que as peças são caríssimas. O nosso C3 o único defeito que bebe mais que um Maverick 8 cilindros.
Tive ecosport PowerPoint 2015 ficou comigo 2 anos nunca me deu problemas esses comentários deveriam ser para os usuários pois o carro não é eterno e se não tiver cuidados nenhum resiste!!!
Transmissão automática não é igual transmissão automatizada, por tanto, a Volkswagen ofertou a linha Gol e Voyage G7 com motorização 1.6 EA-211 com transmissão automática, a mesma utilizada em veículo Jetta,Passat e Tiguan, que são excelentes.
Esqueceu de citar que o AL4 foi desenvolvido juntamente da PSA com a Renault, e equipou também diversos carros da linha como Megane, Duster até pouco tempo atrás, e até mesmo o Sandero de primeira geração, e esses carros também devem ser evitados com esse câmbio!
O carro é bom quando o dono cuida, lembra que o carro é uma pessoa, então precisa de tudo que uma pessoa precisa, a palavra é check up ou manutenção, sempre.
Tenho uma Peugeot 207 SW Automática 2009 com o AL4. Com esse tive problema quando o carro chegou aos 100.000 km mas foi só trocar o módulo (R$ 1.200,00) que resolveu tudo. O maior defeito é ter apenas 4 marchas pois isso mais o peso do carro (1230 kg) faz o consumo ser bem elevado para um motor 1.6, principalmente dentro da cidade. De todo modo, não pretendo vender essa Peugeot pois está na família desde nova e com apenas 119.400 km rodados nesses 16 anos.
Tive Cross Fox 2014 só deu dor de cabeça do nada não engatava mais fiquei 3 anos Tive trocar embreagem Deus me livre tô fora
É quase uma lenda ou até mesmo um mantra entre mecânicos, condenarem alguns desses câmbios. Não posso falar por todos, mas com certeza posso falar pelo i-motion da VW que equipa minha Spcecross 2013. Nunca tive problema com ele. Meu carro está com 162.000 rodados, impecável e o câmbio perfeito. Acho que em muitos casos a culpa é da condução do veículo. Vejo absurdos enormes de motoristas que não sabem usá-los e aí com certeza, vai dar b.o. Geralmente falam que ao chegar aos 90.000 km começam os problemas; bom, o meu desafiou essa condição e talvez quem sabe quando atingir o dobro? Ou seja, aos 180 mil? E aí como disse a impichada presidente quem um dia infelizmente tivemos: dobramos a meta. 🤣
Tenho um Ecosport 2017 com 182000km rodados e já deu problema no câmbio duas vezes, ambas a Ford resolveu sem custos, esses problemas foram antes dos 80000, depois de resolvidos nunca mais deu problema.
Discordo das críticas pois tive um grande Siena e pra ser sincero nunca deu problema no câmbio já a suspensão da Fiat que é ruim isso eles não falam só foca no câmbio pq alguns por mal uso ou falta de manutenção deu problema, deveriam focar no carro como um todo falar apenas do câmbio e deixar de lado o restante do carro não é uma crítica correta.
Nunca tive problema com o câmbio já a suspensão da Fiat e frouxa e a manutenção é mais cara que a troca do câmbio pra falar a verdade.