O mercado brasileiro é repleto de carros e alguns deles são bem polêmicos e mesmo assim vendem como água, tanto no mercado de 0km quanto no de usados. Na maioria das vezes, os donos tiveram uma experiência negativa em relação ao veículo e logo transmitem ao próximo, o que gera desconfiança em torno do modelo.
Contudo, os automóveis dessa lista não quiseram saber desse importante fator e ainda seguem com vendas em alta, tanto é que alguns indicados lideram ou já lideraram seu respectivo segmento. Traremos detalhes de motorização e itens de série. Além disso, contaremos como foram suas vendas ao longo do mês de setembro, com base nos relatórios da Fenabrave.
Renault Kwid

Pensado para ser um veículo barato, o Kwid tem diversas soluções a fim de economizar ao máximo o dinheiro da Renault. Deve ser por conta disso que ele tem três parafusos nas rodas e até um limpador. No começo, ele enfrentou problemas de qualidade, como a queda da coluna de direção no colo do condutor. Porém, a marca correu e resolveu o problema. Hoje, ele disputa com o Fiat Mobi e Citroën C3 o posto de veículo mais acessível do país.
Tem versões a combustão flex com 71 cv e câmbio manual ou 100% elétrica de 65 cv e autonomia de 180 km. Traz de série desde a versão mais básica DRL’s em LED, monitoramento da pressão dos pneus e outros destaques. Os preços variam entre R$ 78.690 e R$ 99.990. No último mês de setembro, vendeu 5.349 unidades e já acumula ao longo do ano, aproximadamente 40.569 carros vendidos.
BYD Dolphin Mini

Um dos carros bem polêmicos e que vende como água é o Dolphin Mini. Inclusive, ele é o modelo mais acessível da marca chinesa por aqui e será produzido na planta de Camaçari, na Bahia. Um dos motivos que fizeram o público torcer o nariz para ele foi seu conjunto de suspensão. O que acontece é que o sistema tem calibração para as ruas chinesas e não as brasileiras. Outro ponto tem relação com ser veículo chinês.
Parte dos compradores ainda ficam receosos sobre pós-vendas e cuidados, mas as marcas novas já aprenderam a lição e estão tentando melhorar. Tem motor de 75 cv, alcance de 280 km pelo Inmetro, seis airbags, central multimídia rotativa e freios a disco nas quatro rodas. Líder da categoria de elétricos baratos, ele vendeu 3.392 unidades em setembro e acumula 22.917 vendas neste ano. Seu preço é de R$ 119.990.
Jeep Renegade

Lançado em 2015, o Renegade é um dos SUVs compactos veteranos e que ainda é objeto de desejo de muitos clientes. Ele se destaca pelo desenho quadrado e a robustez mecânica da montadora. Contudo, ele foi apresentado com o motor 1.8 flex emprestado pela Fiat e que rendia tímidos 135 cv. O propulsor não tinha força suficiente para dar o ânimo ao modelo. Outro fator que pesou contra ele por muito tempo foi a não vocação das versões com tração 4×2.
Elas eram indicadas para rodar em ruas e estradas e não em vias aventureiras. Para isso, a Jeep o oferecia com motor turbo diesel de 170 cv e tração 4×4. No nono mês de 2025, ele vendeu 4.547 unidades e acumula até agora 32.151 carros vendidos. Tem propulsor flex de 176 cv, câmbio automático, tração integral, freio de estacionamento eletrônico e outros chamarizes. Mas, enfrenta rivais mais atuais. Os preços variam entre R$ 118.290 e R$ 182.990.
Toyota Corolla Cross

O Corolla Cross é um belo exemplo dos carros bem polêmicos e que vendem como água. Apesar de adotar o nome do sedan em seu RG, ele tem diferenças que saltam aos olhos do público. Uma delas é a marmita do escapamento e que foi corrigida hoje, agora ela é pintada de preto. Porém, o item mais polêmico foi o freio de mão acionado no pé. Por sorte, a marca também arrumou este bola-fora.
Contudo, ele tem qualidades como a confiabilidade mecânica da marca e a versão híbrida com um consumo de fazer inveja em qualquer pessoa. A potência varia de 122 cv (na versão HEV) e chega em 175 cv (nas versões a combustão). Ele vendeu 7.282 unidades em setembro e no acumulado do ano, possui 51.973 vendas. Os preços variam de R$ 188.990 até R$ 219.890. Tem central multimídia, faróis de LED, sete airbags e mais itens desde a versão mais básica, a XR.
Chevrolet Onix

Um dos carros que já foi o mais vendido do Brasil por seis anos consecutivos não conseguiu escapar dessa lista. Mas, é bom pontuar que o Onix tem fama polêmica com as versões equipadas com o motor turbo e a correia banhada a óleo. Muitos relatos correm nas redes sociais e a marca já corrigiu o item na linha 2026 da variante hatch e sedan. Agora, a correia usada tem novo material e é mais resistente.
A fabricante espera vender mais unidades deles e atazanar rivais como VW Polo e Fiat Cronos. O hatch vendeu marcou 7.039 vendas em setembro e acumula até agora 54.931 vendas durante o ano. Seus preços variam entre R$ 99.990 e R$ 130.190. O sedan, chegou em 5.169 vendas no nono mês de 2025 e teve 34.468 carros vendidos até agora. A faixa de preço varia de R$ 106.790 até R$ 136.490. Visual atualizado e painel de instrumentos integrado com a multimídia são destaques da linha 2026.
Você teria ou tem algum desses carros polêmicos? Se sim, conte sua experiência com eles nos comentários



Não compraria nenhum deles. Motivos diversos. Casa qual com seus gostos e opiniões.
*Cada qual e não Casa…
Carro usado é uma boa opção, mas o melhor carro é o 0 km que podemos comprar a vista , fazer seguro e deixar a documentação em dia … Entendeu a lógica, mínimo custo de manutenção e daqui 3 anos troca-se por outro 0 km.
A BYD corrigiu a calibração da suspensão do BYD Dolphin Mini no modelo 2026
Tem alguns da lista que é realmente curioso como tem quem compre 😅😂, como Jeep Renegade e Onix, não faz sentido algum e mais estranho ser um dia mais vendidos.
Já Kwid da até para entender que vai pelo custo e em sua faixa de preço não sei qual é pior e provavelmente não é ele.
O Dolphin mini tb é pelo preço, mesmo sendo caro e tb não iria nele, afinal em sua faixa já tem carro melhor, mas em elétrico tem poucas opções nesta faixa. E o maior problema dele não é o carro e sim o pós venda.
Enfim nem sempre o melhor carro ou melhores são os mais vendidos, muitas vezes é o contrário, pessoal as vezes tem gostos estranhos e muitos leigos que compram sem pesquisar e acaba sendo de certa forma enganado.
80 mil num kwid e você diz que tem sentido???? Qual sentido pagar 80 mil num kwid pelo amor de deus!!!!!! Por metade você pega um usado 400% melhor que ele!!!
Não tenho nenhum desses citados.
Ja tive o onix e o renegade….
Nunca tive problemas com esses carros… acho que a defeito de qualquer veículo….está entre o banco e o volante!
A maioria não cuida, não tem o hábito da manutenção preventiva…e sim a corretiva. Opinião minha!!!
Eu gosto bastante do Renegade, quase comprei um e talvez no futuro compre, tenho um New Duster Iconic, não me dá problema e é um otimo carro, faltou falar de outros carros polêmicos como o Tracker com motor turbo fraco 1.0 e com 3 cilindros e correia dentada banhada a óleo, mas que ainda vende bem, embora tenha caído várias posições.
Eu gosto bastante do Renegade, quase comprei um e talvez no futuro compre, tenho um New Duster Iconic, não me dá problema e é um otimo carro, faltou falar de outros carros polêmicos como o Tracker com motor turbo fraco 1.0 e com 3 cilindros e correia dentada banhada a óleo, mas que ainda vende bem, embora tenha caído várias posições.