Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros bem polêmicos, mas que vendem como água

Curiosidades

Eles não param nas concessionárias

5 carros bem polêmicos, mas que vendem como água

Você já deve ter ouvido algumas polêmicas sobre o mundo automotivo e sobre esses cinco carros e eles fazem um sucesso descomunal

5 min de leitura

O mercado brasileiro é repleto de carros e alguns deles são bem polêmicos e mesmo assim vendem como água, tanto no mercado de 0km quanto no de usados. Na maioria das vezes, os donos tiveram uma experiência negativa em relação ao veículo e logo transmitem ao próximo, o que gera desconfiança em torno do modelo.

Contudo, os automóveis dessa lista não quiseram saber desse importante fator e ainda seguem com vendas em alta, tanto é que alguns indicados lideram ou já lideraram seu respectivo segmento. Traremos detalhes de motorização e itens de série. Além disso, contaremos como foram suas vendas ao longo do mês de setembro, com base nos relatórios da Fenabrave.

Renault Kwid

Pensado para ser um veículo barato, o Kwid tem diversas soluções a fim de economizar ao máximo o dinheiro da Renault. Deve ser por conta disso que ele tem três parafusos nas rodas e até um limpador. No começo, ele enfrentou problemas de qualidade, como a queda da coluna de direção no colo do condutor. Porém, a marca correu e resolveu o problema. Hoje, ele disputa com o Fiat Mobi e Citroën C3 o posto de veículo mais acessível do país.

Tem versões a combustão flex com 71 cv e câmbio manual ou 100% elétrica de 65 cv e autonomia de 180 km. Traz de série desde a versão mais básica DRL’s em LED, monitoramento da pressão dos pneus e outros destaques. Os preços variam entre R$ 78.690 e R$ 99.990. No último mês de setembro, vendeu 5.349 unidades e já acumula ao longo do ano, aproximadamente 40.569 carros vendidos.

BYD Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini amarelo parado em frente a um portão branco e com árvores ao fundo
BYD Dolphin Mini [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Um dos carros bem polêmicos e que vende como água é o Dolphin Mini. Inclusive, ele é o modelo mais acessível da marca chinesa por aqui e será produzido na planta de Camaçari, na Bahia. Um dos motivos que fizeram o público torcer o nariz para ele foi seu conjunto de suspensão. O que acontece é que o sistema tem calibração para as ruas chinesas e não as brasileiras. Outro ponto tem relação com ser veículo chinês.

Parte dos compradores ainda ficam receosos sobre pós-vendas e cuidados, mas as marcas novas já aprenderam a lição e estão tentando melhorar. Tem motor de 75 cv, alcance de 280 km pelo Inmetro, seis airbags, central multimídia rotativa e freios a disco nas quatro rodas. Líder da categoria de elétricos baratos, ele vendeu 3.392 unidades em setembro e acumula 22.917 vendas neste ano. Seu preço é de R$ 119.990.

Jeep Renegade

Jeep Renegade Sport Altitude parado de dianteira em frente a um portão branco
Jeep Renegade Sport Altitude [Auto+/Rafael Dea]

Lançado em 2015, o Renegade é um dos SUVs compactos veteranos e que ainda é objeto de desejo de muitos clientes. Ele se destaca pelo desenho quadrado e a robustez mecânica da montadora. Contudo, ele foi apresentado com o motor 1.8 flex emprestado pela Fiat e que rendia tímidos 135 cv. O propulsor não tinha força suficiente para dar o ânimo ao modelo. Outro fator que pesou contra ele por muito tempo foi a não vocação das versões com tração 4×2.

Elas eram indicadas para rodar em ruas e estradas e não em vias aventureiras. Para isso, a Jeep o oferecia com motor turbo diesel de 170 cv e tração 4×4. No nono mês de 2025, ele vendeu 4.547 unidades e acumula até agora 32.151 carros vendidos. Tem propulsor flex de 176 cv, câmbio automático, tração integral, freio de estacionamento eletrônico e outros chamarizes. Mas, enfrenta rivais mais atuais. Os preços variam entre R$ 118.290 e R$ 182.990.

Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross XRX Toyota Corolla picape chega em 2027
Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]

O Corolla Cross é um belo exemplo dos carros bem polêmicos e que vendem como água. Apesar de adotar o nome do sedan em seu RG, ele tem diferenças que saltam aos olhos do público. Uma delas é a marmita do escapamento e que foi corrigida hoje, agora ela é pintada de preto. Porém, o item mais polêmico foi o freio de mão acionado no pé. Por sorte, a marca também arrumou este bola-fora.

Contudo, ele tem qualidades como a confiabilidade mecânica da marca e a versão híbrida com um consumo de fazer inveja em qualquer pessoa. A potência varia de 122 cv (na versão HEV) e chega em 175 cv (nas versões a combustão). Ele vendeu 7.282 unidades em setembro e no acumulado do ano, possui 51.973 vendas. Os preços variam de R$ 188.990 até R$ 219.890. Tem central multimídia, faróis de LED, sete airbags e mais itens desde a versão mais básica, a XR.

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix Plus Premier 2026 estático
Chevrolet Onix Plus Premier 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Um dos carros que já foi o mais vendido do Brasil por seis anos consecutivos não conseguiu escapar dessa lista. Mas, é bom pontuar que o Onix tem fama polêmica com as versões equipadas com o motor turbo e a correia banhada a óleo. Muitos relatos correm nas redes sociais e a marca já corrigiu o item na linha 2026 da variante hatch e sedan. Agora, a correia usada tem novo material e é mais resistente.

A fabricante espera vender mais unidades deles e atazanar rivais como VW Polo e Fiat Cronos. O hatch vendeu marcou 7.039 vendas em setembro e acumula até agora 54.931 vendas durante o ano. Seus preços variam entre R$ 99.990 e R$ 130.190. O sedan, chegou em 5.169 vendas no nono mês de 2025 e teve 34.468 carros vendidos até agora. A faixa de preço varia de R$ 106.790 até R$ 136.490. Visual atualizado e painel de instrumentos integrado com a multimídia são destaques da linha 2026.

Você teria ou tem algum desses carros polêmicos? Se sim, conte sua experiência com eles nos comentários


YouTube video

9 comentários em “5 carros bem polêmicos, mas que vendem como água”

  1. Luciano

    Não compraria nenhum deles. Motivos diversos. Casa qual com seus gostos e opiniões.

  2. Luciano

    *Cada qual e não Casa…

  3. Antonio Rodrigues

    Carro usado é uma boa opção, mas o melhor carro é o 0 km que podemos comprar a vista , fazer seguro e deixar a documentação em dia … Entendeu a lógica, mínimo custo de manutenção e daqui 3 anos troca-se por outro 0 km.

  4. Marlus

    A BYD corrigiu a calibração da suspensão do BYD Dolphin Mini no modelo 2026

  5. Felipo Antonoff

    Tem alguns da lista que é realmente curioso como tem quem compre 😅😂, como Jeep Renegade e Onix, não faz sentido algum e mais estranho ser um dia mais vendidos.

    Já Kwid da até para entender que vai pelo custo e em sua faixa de preço não sei qual é pior e provavelmente não é ele.

    O Dolphin mini tb é pelo preço, mesmo sendo caro e tb não iria nele, afinal em sua faixa já tem carro melhor, mas em elétrico tem poucas opções nesta faixa. E o maior problema dele não é o carro e sim o pós venda.

    Enfim nem sempre o melhor carro ou melhores são os mais vendidos, muitas vezes é o contrário, pessoal as vezes tem gostos estranhos e muitos leigos que compram sem pesquisar e acaba sendo de certa forma enganado.

    • Marcus

      80 mil num kwid e você diz que tem sentido???? Qual sentido pagar 80 mil num kwid pelo amor de deus!!!!!! Por metade você pega um usado 400% melhor que ele!!!

  6. Helmar Couto

    Não tenho nenhum desses citados.
    Ja tive o onix e o renegade….
    Nunca tive problemas com esses carros… acho que a defeito de qualquer veículo….está entre o banco e o volante!
    A maioria não cuida, não tem o hábito da manutenção preventiva…e sim a corretiva. Opinião minha!!!

  7. César Augusto

    Eu gosto bastante do Renegade, quase comprei um e talvez no futuro compre, tenho um New Duster Iconic, não me dá problema e é um otimo carro, faltou falar de outros carros polêmicos como o Tracker com motor turbo fraco 1.0 e com 3 cilindros e correia dentada banhada a óleo, mas que ainda vende bem, embora tenha caído várias posições.

  8. César Augusto Ferreira

    Eu gosto bastante do Renegade, quase comprei um e talvez no futuro compre, tenho um New Duster Iconic, não me dá problema e é um otimo carro, faltou falar de outros carros polêmicos como o Tracker com motor turbo fraco 1.0 e com 3 cilindros e correia dentada banhada a óleo, mas que ainda vende bem, embora tenha caído várias posições.

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar