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Ainda bem que melhoraram

5 carros duramente criticados pelos brasileiros, mas que melhoraram com o tempo

Esses cinco carros foram bastante criticados pelos brasileiros, só que suas montadoras ouviram as reclamações e logo arrumaram os problemas

5 min de leitura

É muito comum as empresas lançarem um produto e em pouco tempo ele sofrer com reclamações e pedidos sobre melhorias. Essa situação é tão rotineira que afeta carros e montadoras. E são justamente eles que vão estrelar essa lista. Hoje, vamos conhecer cinco modelos que foram lançados, viveram e foram duramente criticados pela clientela.

Por sorte, as marcas ouviram as reclamações e logo implantaram melhorias. Nessa lista, só vai haver carros que ainda são fabricados. Traremos detalhes como visual e motorização. Assim, você pode conhecê-los um pouco melhor. Então, aperte os cintos e aproveite a leitura.

BYD Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini GS 2026 azul estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Um dos carros elétricos mais acessíveis do país chegou em 2024 e rapidamente caiu nas graças do público. O Dolphin Mini se destaca pelo visual futurista, pelo porte compacto, pois mede 3,78 m de comprimento e por ser amigo do meio ambiente. Contudo, ele sofreu um bom tempo com reclamações direcionadas à sua suspensão.

O modelo veio com calibração chinesa e não passava muita segurança tanto em cidades quanto em estradas. Batidas secas e instabilidade em velocidades altas povoaram as redes sociais. Porém, a BYD correu e logo implantou melhorias. Hoje, o Dolphin Mini segue firme e forte e é um dos elétricos mais vendidos do Brasil. Tem 75 cv, multimídia giratória, alcance de 280 km e custa R$ 119.990.

Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX [Foto: Auto+ / João Brigato]

Outro dos carros duramente criticados e que teve melhorias implementadas foi o Corolla Cross. O SUV médio japonês se destaca pela confiabilidade da marca, tem motorização híbrida convencional flex e a garantia vale por 10 anos. Entretanto, ele chegou com o freio de estacionamento com acionamento por pedal. Esse item era comum em caminhonetes antigas, não em um SUV na década de 2020.

Mas, esta não era a única crítica que o Corolla Cross recebia. Sua marmita de escapamento ficava aparente, já que era pintada de prata. A solução encontrada pela marca foi pintá-la de preto. Assim, a peça não fica tão destacada no conjunto. Ele pode ter motor 2.0 aspirado de 175 cv ou 1.8 híbrido flex de 122 cv, visual esportivo, teto solar e os preços variam entre R$ 188.990 e R$ 219.890.

Fiat Titano

E o pódio se fecha com a Fiat Titano. Ela é a primeira caminhonete média da marca e é derivada de um modelo da Peugeot e da Changan. A Titano chegou em 2024 e foi duramente criticada em relação ao motor 2.2 turbo diesel de 180 cv. Ele não era forte o suficiente para dar conta do recado. A suspensão também não foi poupada no início, tanto é que a rival da Toyota Hilux ficou conhecida como “Saltitano”.

Porém, tudo mudou recentemente. Ela segue com visual encorpado e agora o propulsor 2.2 turbo diesel entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque. A direção passou a ser elétrica, a suspensão passou por ajustes e agora tem pegada mais firme. Ela traz seis airbags, piloto automático, protetor de cárter e mais itens de série desde a versão mais básica. Além disso, os preços ficam entre R$ 233.990 e R$ 285.990.

Citroën C3, Aircross e Basalt

Os três atuais carros da Citroën foram duramente criticados, mas mudaram na linha 2026. O acabamento tinha muitas reclamações e agora a marca adotou superfícies macias ao toque, principalmente no painel. Tanto o C3 quanto o Aircross tinham reclamações sobre a chave, que antes parecia de moto. Agora, ela é do tipo canivete. E comando dos vidros elétricos só ouviam críticas, pois eles ficavam no console central.

Mas, o C3 é o único que segue sem correção, já que seus irmãos SUVs trazem os botões na porta do motorista e na dos passageiros. O hatch tem desenho quadrado e preços entre R$ 83.990 e R$ 109.990. Já o Aircross leva até sete pessoas e os preços ficam entre R$ 119.990 e R$ 152.990. E o Basalt tem desenho cupê e valores entre R$ 102.490 e R$ 126.990.

Chevrolet Onix

Por fim, o último dos carros duramente criticados e que foi melhorado com o tempo foi o Onix. Tanto ele quanto o Onix Plus estrearam com motor turbo com correia dentada banhada a óleo. Muitos motoristas reclamaram da qualidade da peça e até comentaram muitas vezes sobre desgaste precoce. É verdade também que muitos deles não faziam a manutenção correta.

Em alguns casos, o óleo usado para lubrificar era diferente daquele recomendado pela Chevrolet. Todavia, a marca se cansou das reclamações e trouxe uma importante melhoria em 2025. Além de deixar a dupla de cara nova e mais sofisticada, agora a correia é feita de material mais resistente e a garantia deles é de cinco anos. O hatch tem preços entre R$ 99.990 e R$ 130.990. Já o sedan custa entre R$ 106.990 e R$ 136.990.

Você já ouviu alguma crítica em relação aos carros listados? Conte nos comentários


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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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