É comum dizer que os carros vendidos no exterior são mais legais do que os brasileiros. Isso é até verdade em alguns casos, mas vez ou outra viramos o jogo. Esse é o caso da Fiat. Com centro de desenvolvimento fortíssimo no Brasil, temos liberdade total de criar modelos diferentes dos europeus por aqui, o que gerou alguns modelos de dar inveja à matriz.
Prova disso, é que a Fiat conseguiu fazer carros verdadeiramente legais aqui no Brasil, produzidos somente no nosso país e que nunca foram oferecidos na Europa. Conheça agora cinco exemplos de carros legais que a marca italiana produziu ou produz somente no nosso país.
Pulse Abarth e Fastback Abarth
![Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/04/Fiat-Pulse-Abarth-14-1200x721.jpg)
Nunca na história da Abarth houve um SUV feito pela marca, mas isso mudou por causa do Brasil. Até então acostumada a mexer com hatches, a Abarth fez seu primeiro SUV através do Pulse, que ganhou um irmão, o Fastback, logo em seguida. A dupla é também representa os carros Abarth a combustão mais potentes da história com 185 cv.
Toro
![Fiat Toro Volcano diesel [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/04/Fiat-Toro-Volcano-diesel-24-1320x791.jpg)
Modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a Chevrolet Montana devem sua existência à Fiat Toro. A marca italiana provou aqui no Brasil que havia espaço para picapes menores que as médias, feitas em um monobloco e com visual verdadeiramente bonito. Uma tacada de mestre que até hoje não entendemos o motivo de não ser feita na Europa.
Uno Turbo

Ainda que o Fiat Uno Turbo italiano tenha o mesmo motor 1.4 do modelo brasileiro, o nosso era mais legal. A reestilização aplicada no Brasil era mais agradável que a europeia e o bodykit usado por aqui deixava ele com cara de esportivo. Além disso, o nosso tinha suspensão independente na traseira. Mas só no Brasil o efeito escada no teto faz efeito no Uno.
Palio Weekend Adventure

Europeus adoram peruas e os SUVs estão na moda. Mas quem estava à frente de seu tempo e nunca foi lá para o outro lado do oceano? A Palio Weekend Adventure, ou só Weekend Adventure em seus últimos anos. A perua tinha visual aventureiro, construção robusta e bom porta-malas. Do jeito que os europeus gostam e que, anos depois, começaram a copiar seu estilo.
Tempra duas portas
![Fiat Tempra duas portas [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/11/fiat_tempra_turbo_2-door_br-spec_2_edited-750x450.jpg)
Brasileiros sempre tiveram um gosto bastante peculiar para os carros. Por muito tempo, ter um carro quatro portas era coisa de taxista. Por isso, a Fiat desenvolveu para o nosso mercado o Tempra duas portas. Combinado a um motor turbo 2.0 e visual mais esportivo, o modelo parecia uma tão desejada versão cupê do Tempra que nunca existiu lá fora.
Que outro carro legal da Fiat você se lembra? Conte nos comentários.



Fiat Marea turbo e Bravo tjet,são dois carros bem legais
O Marea nunca teve motor 2.4 na Europa. TIve uma Weekend 2.4 HLX com câmbio manual que era uma delícia de dirigir
Marea Turbo, Marea 2.4 Automático, Marea Weekend Turbo, Marea Weekend 2.4 Automática, Bravo T-Jet, Punto T-Jet, Linea T-Jet e, voltando ainda mais no tempo, Prêmio, que foi o meu primeiro carro, um carro compacto com muito mais espaço interno e porta-malas do que muito Sedan Compacto Premium ou Médio atuais.
Strada Cabine Estendida,Dupla,Dupla 3P,Dupla 4P, Automática e Turbo,Novo Uno,Novo Palio,Doblò Adventure,Idea Adventure
Ainda têm o compacto 500 Abarth e Cabrio que chegaram ao mercado brasileiro importados da Polônia e México.
Só uma correção, muito antes da Toro, a Honda têm nos EUA a picape monobloco, e a Maverick surgiu para concorrer com ela. Portanto a Stellantis não têm mérito nenhum sobre isso, até porque essa picape Toro jamais seria vendida nos Estados Unidos
Muito antes da Toro a Honda têm uma picape monobloco e a Maverick veio para concorrer com ela e jamais com a picape monobloco da Stellantis, que por sinal jamais seria vendida nos Estados Unidos.