Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros mostrados em edições passadas do Salão do Automóvel e que sumiram rapidamente

Curiosidades

Você se lembra de algum dos indicados?

5 carros mostrados em edições passadas do Salão do Automóvel e que sumiram rapidamente

O Salão do Automóvel 2025 acontece até o fim de novembro. Vamos relembrar alguns carros mostrados nas edições passadas e que sumiram

4 min de leitura

O Salão do Automóvel voltou a ser realizado em São Paulo após sete anos de hiato. O evento, acontece entre 22 e 30 de novembro, e adianta os próximos carros do nosso mercado. Conceitos, versões especiais e projetos futuros fazem parte do cardápio. Mas, os brasileiros já conheceram alguns modelos, que até chegaram a vir, só que sumiram rapidamente.

Vendas fracas e dificuldades econômicas são alguns dos fatores que fizeram alguns carros a terem vida curta no Brasil. Então, aperte os cintos e prepare a nostalgia. Além disso, aproveite o tempo livre e vá até o Distrito Anhembi ver todas as novidades que o mercado brasileiro vai receber nos próximos anos.

Kia Rio

Kia Rio [divulgação]
Kia Rio [Divulgação]

Um dos carros que foi anunciado muitas vezes, mas que demorou a vir foi o Kia Rio. Ele era tão esperado por nós que ganhou um nome especial. O Rio chegou ao Brasil em 2020 e tinha como rivais o Volkswagen Polo, Toyota Yaris e outros hatches compactos. O modelo da Kia era um primo do Hyundai HB20, tanto é que usava o motor 1.6 aspirado de 130 cv.

Apesar de ter câmbio automático, visual atualizado para a época, central multimídia, câmera de ré e itens de segurança desde a versão básica, o Rio não caiu no gosto do público. Um dos fatores era seu preço, já que ficava entre R$ 68 mil e R$ 78 mil. Valores elevados, alta do dólar e baixa procura cavaram sua cova em novembro de 2021.

Peugeot Hoggar

Peugeot Hoggar [divulgação]
Peugeot Hoggar [Divulgação]

A Peugeot aproveitou uma das edições passadas do Salão do Automóvel de São Paulo para mostrar aos brasileiros a caminhonete Hoggar. Ela se apoiava no visual do hatch compacto 207 e queria rivalizar diretamente com a Ford Courrier e a Fiat Strada. Na edição de 2012, a marca francesa exibiu um protótipo da Escapade Quiksilver.

Ela queria atenção do público por meio do visual exclusivo com apliques escurecidos. Mesmo com ampla caçamba, a caminhonete Peugeot Hoggar não alcançou o sucesso esperado por aqui. O modelo não foi visto com bons olhos por quem precisava de um carro para o trabalho e durou apenas quatro anos.

Hyundai Veloster

Hyundai Veloster prata parado de lateral
Hyundai Veloster [Divulgação]

O Hyundai Veloster foi e ainda é chamativo por conta do visual diferente. Na propaganda, era apresentado com 140 cv. Só que, na prática, vinha equipado com um motor 1.6 naturalmente aspirado de 128 cv.

Isso juntamente com a história de ser o primeiro carro de três portas no Brasil, outra história bizarra, pois a Kombi foi o primeiro, deixaram a reputação do Veloster manchada. A Hyundai até mostrou a variante turbo na edição de 2014, porém, nunca comercializou.

Chevrolet Sonic

carros
Chevrolet Sonic [divulgação]

No Salão do Automóvel de 2012, a Chevrolet exibiu o compacto premium Sonic. Ele era oferecido nas versões hatch e sedan, posicionados abaixo do médio Cruze. A proposta era ser jovial e descolada. Os dois tinham motor 1.6 Ecotec de 120 cv, além de destaques visuais na grade do radiador dividida e nos faróis com lentes individuais.

Todavia, eles disputavam a atenção dos consumidores ao lado do Astra, Cobalt e até mesmo do Cruze. Isso fez com que a vida do Sonic no Brasil não durasse muito. Os dois pararam de chegar ao país em meados de 2014. Mas, muito em breve os brasileiros vão ter a chance de comprar um Chevrolet Sonic 0km. Afinal, é o futuro SUV da marca, que chega no próximo ano para rivalizar contra o Volkswagen Tera.

Suzuki SX4

Suzuki SX4 Mormaii [Divulgação]

A moda de SUVs subcompactos não é de hoje, já que os brasileiros conheceram um modelo desta categoria em meados de 2010. Um dos destaques da Suzuki à época era o SX4, um modelo com visual sóbrio e pegada aventureira. Ele nasceu em parceria com a Fiat e estava entre os carros acessíveis da marca japonesa por aqui.

O SX4 trazia motor 2.0 de 145 cv e podia ter câmbio manual ou automático e tração AWD. Ele chegou a ganhar leves mudanças e voltou ao Salão do Automóvel de 2012. Todavia, a baixa procura fez com que a montadora interrompesse suas vendas em 2015, com poucos anos de trajetória em nosso mercado.

Você se lembrava de algum desses carros? Pretende ir ao Salão do Automóvel 2025? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar