Alguns carros são praticamente definidos por seus nomes. Daquelas que são tão (ou mais) lembrados que suas próprias marcas. Só que as vezes essa força vem é da versão. E ela é tão grande que elas atropela o nome original e se torna independente, se transformando no nome oficial daquele carro.
Em alguns casos como os presentes nessa lista, a versão simplesmente substituiu o nome original do carro e tudo continuou como antes. Já em outros, o antigo nível de acabamento se tornou tão importante que foi separado em um carro completamente diferente. Confira agora esses cinco modelos.
Fiat Uno / Mille
![Fiat Mille [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/fiat_grazie_mille_1_edited-750x451.jpg)
Fiat Mille [divulgação]
Nascido como Fiat Uno Mille, a versão de entrada do hatch compacto foi a pioneira entre os modelos com motor 1.0 e lista de equipamentos extremamente enxuta. Aos poucos a Fiat foi dando mais atenção para a versão barata do Uno, que se tornou a única do portfólio do modelo pouco depois da chegada do Palio. Isso fez com que o nome Uno caísse em desuso, até que ele passou a ser chamado só de Fiat Mille.
Morreu em 2013 com a série especial Grazie Mille, que nada mais significava que um Muito Obrigado traduzido do italiano. Apesar de ser Fiat Mille em seu documento e na traseira, grande parte do público ainda continuou a chama-lo de Uno Mille. Isso ficou evidente quando a segunda geração, somente chamada de Uno, estreou em 2010.
Chevrolet Joy
![Chevrolet Joy Black [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/chevrolet_onix_joy_53_edited-750x451.jpg)
Assim, a nova geração do Onix (e o Onix Plus) seguiu como mais sofisticada e cara. Isso abriu espaço para que os antigos Onix e Prisma se tornassem Joy e Joy Plus. Até mesmo os faróis com luzes de posição em LED foram herdados pelos modelos de entrada da GM no Brasil.
Renault Stepway
![Renault Stepway [divulgação] Sandero](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/renault_stepway_405_edited-750x450.jpg)
Renault Stepway [divulgação]
O Brasil é o único mercado no mundo em que a Renault separou o Stepway do Sandero. Apesar de ainda ser a variante aventureira do hatch compacto, a marca francesa tenta convencer que o Stepway é um SUV, não um Sandero aventureiro. Mesmo que, na prática, ele seja só um Sandero de salto alto, não um SUV.
A ideia de tornar Stepway independente do Sandero se deu por conta da necessidade da Renault em criar versões para o modelo aventureiro. Assim, ele passou a ser comercializado com diferentes níveis de acabamento e maior abrangência de equipamentos e opções de transmissão. Isso foi bom pois tornou o Stepway mais abrangente que antes e sem a necessidade de ser o Sandero mais equipado de todos. O que foi ainda mais benéfico em 2022, já que o Sandero morreu e o Stepway ficou.
Chevrolet Classic
![Chevrolet Classic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/chevrolet_classic_21_edited-750x450.jpg)
Chevrolet Classic [divulgação]
A história do Classic mostra o quanto uma versão específica pode ultrapassar todas as barreiras de um carro o qual essa variante faz parte. Quando a segunda geração do Corsa surgiu em 2002, a GM resolveu manter o sedã antigo em linha com o nome de Chevrolet Corsa Classic. Até ai tudo bem.
O sedã de entrada da marca perdeu o nome Corsa em 2005 e seguiu somente como Classic, nome que já vinha sendo chamado popularmente há um certo tempo. Mas o destino e as vendas fizeram com que aquele que deveria ter sido seu sucessor morresse em 2012. Já o Classic, seguiu firme e forte, sendo reestilizado depois para só se despedir em 2016 por culpa da lei.
Citroën Aircross

Hoje o nome Aircross é usado por todo SUV da Citroën, mas já designou uma versão da minivan C3 Picasso. Ao contrário da Europa que tinha somente a versão civil do modelo, no Brasil a irmã do C3 começou sua carreira em versão aventureira para só depois trazer a Picasso para a família.
Contudo, quanto foi reestilizado, o modelo tirou o C3 do nome e passou a ser vendido somente como Citroën Aircross. Ganhou visual mais parrudo para se tentar passar como um SUV, mas não disfarçava as origens dos carros familiares da Citroën
>>Carsughi L’Auto Preferita elege HB20 e Fastback como carros do ano
>>5 carros desenvolvidos no Brasil e produzidos lá fora
>>5 características de carros da Europa que o Brasil não aceita



Faltou o arrizo 6 hybrid nessa lista Ele não se chama mais de arrizo 6 pro
Vale mencionar algumas tentativas meio fracassadas como: a Nissan de chamar o Versa antigo de “V-Drive” que convenhamos ficou deveras esquisito; a Fiat que resolveu abreviar Palio Weekend para “Weekend” em seu final de vida, mas que até hoje nunca vi ninguém chamando dessa forma.
Tive uma e só chamava Palio wekeend kkkkkkkkkk
Um que senti falta é o Ford Escort Hobby; quando mudou o modelo (sendo meio irmão do VW Logus), o modelo antigo passou a se chamar somente Hobby, isso lá pelos anos 90…
Acho q tem assuntos mais importantes.
E o Palio Weekend?