Sucesso ou fracasso pode ser algo bastante relativo. Contudo, quando falamos de carros há uma fator básico que determina para que lado o modelo vai: número de vendas. Por isso, questionamos aos leitores na Pergunta da Semana que carros não mereciam ter sido o fracasso que foram ou que são.
Reunindo os modelos mais citados ou os com comentários mais curtidos, a lista revelou carros verdadeiramente bons que não tiveram sucesso. Vale ressaltar que as sugestões originais da nossa equipe de jornalismo incluíram Toyota Etios, Kia Rio e Volkswagen Taos – modelos que, obviamente, ficaram ausentes da lista final.
Citroën C4 Lounge
Citroën C4 Lounge (divulgação)
Todos os problemas que o C4 Pallas tinha, foram corrigidos no Lounge e, mesmo assim, ele não vendeu bem. O motor 1.6 THP é reconhecidamente bom, potente e até econômico, sem contar que o sedã era maior que a média da categoria e com ótimo acabamento. Mas a má fama da Citroën na época nunca deixou o C4 Lounge vender o tanto que merecia.
Fiat Bravo
Fiat Bravo [divulgação]No Instagram, Crystiano Souza descreveu perfeitamente o motivo do fracasso do Fiat Bravo: “por pura mancada da Fiat em não equipar o carro com câmbio automático”. Ainda que na época em que ele foi lançado, outros carros médios ainda tinham câmbio manual vendendo bem, a falta de um automático para o Bravo foi sua sina. E não, o Dualogic não conta.
Peugeot 3008
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]Com acabamento superior a todos os SUVs médios de preço e porte semelhante, além de um bom conjunto mecânico, o Peugeot 3008 nunca vendeu como merecia. O SUV é bonito, bem completo e com preço interessante, mas a falta de divulgação por parte da Stellantis fez com que o modelo ficasse um tanto quanto esquecido no mercado.
Renault Fluence
Renault Fluence [divulgação]Sucessor do já injustiçado Renault Megane, o Fluence foi um dos últimos carros franceses de verdade que a marca trouxe para cá. Ele usava o mesmo conjunto mecânico do Nissan Sentra, apelando para a confiabilidade japonesa. Era enorme por dentro, mas o acabamento era um tanto quanto simples. Vendeu muito menos do que merecia.
CAOA Chery Arrizo 6
CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]Com acabamento bom, motorização interessante e preço mais baixo que a média da categoria, o CAOA Chery Arrizo 6 precisava só de alguns ajustes para ficar páreo aos rivais. Contudo, a fama do Toyota Corolla e a estratégia fraca de divulgação do modelo fizeram com que ele ficasse apagado, mesmo sendo o segundo mais vendido da categoria às vezes.
Quais outros carros foram fracassos enormes, mas não mereciam? Conte nos comentários.
>>5 carros fracassados que o brasileiro já esqueceu que existiam
14 comentários em “5 carros que não fazem sentido serem um fracasso”
Foi o que exatamente o que disse no caso do arrizo 6 pro carro que era bem melhor e mais bonito que o sem graça do gsx o povo do quis saber do gsx nem mesmo o hybrid que corrigiu os defeitos da pro combustão vende!!!
Peugeot 3008 é um absurdo, o SUV mais bonito do mercado e o mais completo. Falo com propriedade, pois tenho uma Compass e um 3008. O Peugeot 3008 é infinitamente superior ao Compass…em TUDO.
O maior erro da Peugeot foi sua política de preço, do tipo “jogar lá em cima. Se pegar, pegou” Carro é excelente, mas muito caro. E, hoje, com a entrada dos chineses no mercado, constata-se claramente isso. Tanto que o. modelo 2020 (ainda vendido), já baixou exatos 100 mil, desde o lançamento.
Ah tem vários ainda que faltou na lista como o Honda Civic um carro aclamado pelos brasileiros, sonho de consumo de muitos porém agora terá q ser um usado e não zero km não que não tenha o 0km mas o valor é fora de série, tem o Nissan Tiida também puta carro espaçoso, confortável e cheio de itens de série na versão Top de linha SL, tem também a minivan Zafira da GM acabamento,conforto,itens como ar digital e teto solar e espaço são uns dos motivos de ter deixado sdds a Spin não chega nem perto da Zafira
O problema crônico do C4 Lounge (e de vários Citroen/Peugeot) é o ar condicionado. Ja tive o Pallas, o Lounge e o 2008, todos tiveram problemas no ar condicionado, inclusive ainda na garantia. Fora isso, são carros bastante superiores no conforto e acabamento da categoria
Carros franceses são fantástico, falta divulgação melhor dos produtos, e preço mais competitivos, que só poucos brasileiros tem recursos para comprar na atualidade
Tive um Bravo Dualogic Plus (comprado zero) era bem xoxinho mesmo, mas era bonito kk e tbm tive um C4 lounge (zero tbm) 2018/2019. O melhor carro q já tive, fazia em média 7km com etanol na cidade e era um foguete. Vendi em 2022 com 13 mil km.
O C4 Lounge realmente foi injustiçado. Tenho um thp 2015, o carro é excelente. Sou segundo dono, o anteiror era bem cuidadoso, e tenho mantido a rotina de manutenção preventiva. É um baita bólido.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Foi o que exatamente o que disse no caso do arrizo 6 pro carro que era bem melhor e mais bonito que o sem graça do gsx o povo do quis saber do gsx nem mesmo o hybrid que corrigiu os defeitos da pro combustão vende!!!
Kia Rio é lindo, bom carro e não deveria ter fracassado. Puro erro da Kia que está repetindo o erro com o Stonic.
Peugeot 3008 é um absurdo, o SUV mais bonito do mercado e o mais completo. Falo com propriedade, pois tenho uma Compass e um 3008. O Peugeot 3008 é infinitamente superior ao Compass…em TUDO.
O maior erro da Peugeot foi sua política de preço, do tipo “jogar lá em cima. Se pegar, pegou” Carro é excelente, mas muito caro. E, hoje, com a entrada dos chineses no mercado, constata-se claramente isso. Tanto que o. modelo 2020 (ainda vendido), já baixou exatos 100 mil, desde o lançamento.
Ah tem vários ainda que faltou na lista como o Honda Civic um carro aclamado pelos brasileiros, sonho de consumo de muitos porém agora terá q ser um usado e não zero km não que não tenha o 0km mas o valor é fora de série, tem o Nissan Tiida também puta carro espaçoso, confortável e cheio de itens de série na versão Top de linha SL, tem também a minivan Zafira da GM acabamento,conforto,itens como ar digital e teto solar e espaço são uns dos motivos de ter deixado sdds a Spin não chega nem perto da Zafira
Interessante a midia quase nunca lembrar da questao de comparar preços.
O problema crônico do C4 Lounge (e de vários Citroen/Peugeot) é o ar condicionado. Ja tive o Pallas, o Lounge e o 2008, todos tiveram problemas no ar condicionado, inclusive ainda na garantia. Fora isso, são carros bastante superiores no conforto e acabamento da categoria
C4 Lounge: beberrão por usar plataforma antiga.
Bravo: sem câmbio automático.
3008: muito caro, invadindo faixa d preço do Compass diesel.
Fluence: carro francês e feio.
Arrizo 6: carro chinês beberrão.
Tenho um c4 lounge THP Tendance 2016, estou há 5 anos sem nenhum problema, carro espetacular. Não entendo esse fracasso de vendas.
Carros franceses são fantástico, falta divulgação melhor dos produtos, e preço mais competitivos, que só poucos brasileiros tem recursos para comprar na atualidade
Peugeot 408 THP
Irmão gêmeo (plurivitelino) do Citroen C4 Lounge, foi igualmente injustiçado.
O 408 2.0 após 2014 também era um excelente carro. Até mais confiável que o THP. Mas é francês né ? Povo tomou birra.
Tive um Bravo Dualogic Plus (comprado zero) era bem xoxinho mesmo, mas era bonito kk e tbm tive um C4 lounge (zero tbm) 2018/2019. O melhor carro q já tive, fazia em média 7km com etanol na cidade e era um foguete. Vendi em 2022 com 13 mil km.
O C4 Lounge realmente foi injustiçado. Tenho um thp 2015, o carro é excelente. Sou segundo dono, o anteiror era bem cuidadoso, e tenho mantido a rotina de manutenção preventiva. É um baita bólido.