Sucesso ou fracasso pode ser algo bastante relativo. Contudo, quando falamos de carros há uma fator básico que determina para que lado o modelo vai: número de vendas. Por isso, questionamos aos leitores na Pergunta da Semana que carros não mereciam ter sido o fracasso que foram ou que são.
Reunindo os modelos mais citados ou os com comentários mais curtidos, a lista revelou carros verdadeiramente bons que não tiveram sucesso. Vale ressaltar que as sugestões originais da nossa equipe de jornalismo incluíram Toyota Etios, Kia Rio e Volkswagen Taos – modelos que, obviamente, ficaram ausentes da lista final.
Citroën C4 Lounge
Citroën C4 Lounge (divulgação)
Todos os problemas que o C4 Pallas tinha, foram corrigidos no Lounge e, mesmo assim, ele não vendeu bem. O motor 1.6 THP é reconhecidamente bom, potente e até econômico, sem contar que o sedã era maior que a média da categoria e com ótimo acabamento. Mas a má fama da Citroën na época nunca deixou o C4 Lounge vender o tanto que merecia.
Fiat Bravo
Fiat Bravo [divulgação]No Instagram, Crystiano Souza descreveu perfeitamente o motivo do fracasso do Fiat Bravo: “por pura mancada da Fiat em não equipar o carro com câmbio automático”. Ainda que na época em que ele foi lançado, outros carros médios ainda tinham câmbio manual vendendo bem, a falta de um automático para o Bravo foi sua sina. E não, o Dualogic não conta.
Peugeot 3008
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]Com acabamento superior a todos os SUVs médios de preço e porte semelhante, além de um bom conjunto mecânico, o Peugeot 3008 nunca vendeu como merecia. O SUV é bonito, bem completo e com preço interessante, mas a falta de divulgação por parte da Stellantis fez com que o modelo ficasse um tanto quanto esquecido no mercado.
Renault Fluence
Renault Fluence [divulgação]Sucessor do já injustiçado Renault Megane, o Fluence foi um dos últimos carros franceses de verdade que a marca trouxe para cá. Ele usava o mesmo conjunto mecânico do Nissan Sentra, apelando para a confiabilidade japonesa. Era enorme por dentro, mas o acabamento era um tanto quanto simples. Vendeu muito menos do que merecia.
CAOA Chery Arrizo 6
CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]Com acabamento bom, motorização interessante e preço mais baixo que a média da categoria, o CAOA Chery Arrizo 6 precisava só de alguns ajustes para ficar páreo aos rivais. Contudo, a fama do Toyota Corolla e a estratégia fraca de divulgação do modelo fizeram com que ele ficasse apagado, mesmo sendo o segundo mais vendido da categoria às vezes.
Quais outros carros foram fracassos enormes, mas não mereciam? Conte nos comentários.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.