Sucesso ou fracasso pode ser algo bastante relativo. Contudo, quando falamos de carros há uma fator básico que determina para que lado o modelo vai: número de vendas. Por isso, questionamos aos leitores na Pergunta da Semana que carros não mereciam ter sido o fracasso que foram ou que são.
Reunindo os modelos mais citados ou os com comentários mais curtidos, a lista revelou carros verdadeiramente bons que não tiveram sucesso. Vale ressaltar que as sugestões originais da nossa equipe de jornalismo incluíram Toyota Etios, Kia Rio e Volkswagen Taos – modelos que, obviamente, ficaram ausentes da lista final.
Citroën C4 Lounge
Citroën C4 Lounge (divulgação)
Todos os problemas que o C4 Pallas tinha, foram corrigidos no Lounge e, mesmo assim, ele não vendeu bem. O motor 1.6 THP é reconhecidamente bom, potente e até econômico, sem contar que o sedã era maior que a média da categoria e com ótimo acabamento. Mas a má fama da Citroën na época nunca deixou o C4 Lounge vender o tanto que merecia.
Fiat Bravo
Fiat Bravo [divulgação]No Instagram, Crystiano Souza descreveu perfeitamente o motivo do fracasso do Fiat Bravo: “por pura mancada da Fiat em não equipar o carro com câmbio automático”. Ainda que na época em que ele foi lançado, outros carros médios ainda tinham câmbio manual vendendo bem, a falta de um automático para o Bravo foi sua sina. E não, o Dualogic não conta.
Peugeot 3008
Peugeot 3008 GT Pack [Auto+ / João Brigato]Com acabamento superior a todos os SUVs médios de preço e porte semelhante, além de um bom conjunto mecânico, o Peugeot 3008 nunca vendeu como merecia. O SUV é bonito, bem completo e com preço interessante, mas a falta de divulgação por parte da Stellantis fez com que o modelo ficasse um tanto quanto esquecido no mercado.
Renault Fluence
Renault Fluence [divulgação]Sucessor do já injustiçado Renault Megane, o Fluence foi um dos últimos carros franceses de verdade que a marca trouxe para cá. Ele usava o mesmo conjunto mecânico do Nissan Sentra, apelando para a confiabilidade japonesa. Era enorme por dentro, mas o acabamento era um tanto quanto simples. Vendeu muito menos do que merecia.
CAOA Chery Arrizo 6
CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]Com acabamento bom, motorização interessante e preço mais baixo que a média da categoria, o CAOA Chery Arrizo 6 precisava só de alguns ajustes para ficar páreo aos rivais. Contudo, a fama do Toyota Corolla e a estratégia fraca de divulgação do modelo fizeram com que ele ficasse apagado, mesmo sendo o segundo mais vendido da categoria às vezes.
Quais outros carros foram fracassos enormes, mas não mereciam? Conte nos comentários.
>>5 carros fracassados que o brasileiro já esqueceu que existiam
14 comentários em “5 carros que não fazem sentido serem um fracasso”
Foi o que exatamente o que disse no caso do arrizo 6 pro carro que era bem melhor e mais bonito que o sem graça do gsx o povo do quis saber do gsx nem mesmo o hybrid que corrigiu os defeitos da pro combustão vende!!!
Peugeot 3008 é um absurdo, o SUV mais bonito do mercado e o mais completo. Falo com propriedade, pois tenho uma Compass e um 3008. O Peugeot 3008 é infinitamente superior ao Compass…em TUDO.
O maior erro da Peugeot foi sua política de preço, do tipo “jogar lá em cima. Se pegar, pegou” Carro é excelente, mas muito caro. E, hoje, com a entrada dos chineses no mercado, constata-se claramente isso. Tanto que o. modelo 2020 (ainda vendido), já baixou exatos 100 mil, desde o lançamento.
Ah tem vários ainda que faltou na lista como o Honda Civic um carro aclamado pelos brasileiros, sonho de consumo de muitos porém agora terá q ser um usado e não zero km não que não tenha o 0km mas o valor é fora de série, tem o Nissan Tiida também puta carro espaçoso, confortável e cheio de itens de série na versão Top de linha SL, tem também a minivan Zafira da GM acabamento,conforto,itens como ar digital e teto solar e espaço são uns dos motivos de ter deixado sdds a Spin não chega nem perto da Zafira
O problema crônico do C4 Lounge (e de vários Citroen/Peugeot) é o ar condicionado. Ja tive o Pallas, o Lounge e o 2008, todos tiveram problemas no ar condicionado, inclusive ainda na garantia. Fora isso, são carros bastante superiores no conforto e acabamento da categoria
Carros franceses são fantástico, falta divulgação melhor dos produtos, e preço mais competitivos, que só poucos brasileiros tem recursos para comprar na atualidade
Tive um Bravo Dualogic Plus (comprado zero) era bem xoxinho mesmo, mas era bonito kk e tbm tive um C4 lounge (zero tbm) 2018/2019. O melhor carro q já tive, fazia em média 7km com etanol na cidade e era um foguete. Vendi em 2022 com 13 mil km.
O C4 Lounge realmente foi injustiçado. Tenho um thp 2015, o carro é excelente. Sou segundo dono, o anteiror era bem cuidadoso, e tenho mantido a rotina de manutenção preventiva. É um baita bólido.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Foi o que exatamente o que disse no caso do arrizo 6 pro carro que era bem melhor e mais bonito que o sem graça do gsx o povo do quis saber do gsx nem mesmo o hybrid que corrigiu os defeitos da pro combustão vende!!!
Kia Rio é lindo, bom carro e não deveria ter fracassado. Puro erro da Kia que está repetindo o erro com o Stonic.
Peugeot 3008 é um absurdo, o SUV mais bonito do mercado e o mais completo. Falo com propriedade, pois tenho uma Compass e um 3008. O Peugeot 3008 é infinitamente superior ao Compass…em TUDO.
O maior erro da Peugeot foi sua política de preço, do tipo “jogar lá em cima. Se pegar, pegou” Carro é excelente, mas muito caro. E, hoje, com a entrada dos chineses no mercado, constata-se claramente isso. Tanto que o. modelo 2020 (ainda vendido), já baixou exatos 100 mil, desde o lançamento.
Ah tem vários ainda que faltou na lista como o Honda Civic um carro aclamado pelos brasileiros, sonho de consumo de muitos porém agora terá q ser um usado e não zero km não que não tenha o 0km mas o valor é fora de série, tem o Nissan Tiida também puta carro espaçoso, confortável e cheio de itens de série na versão Top de linha SL, tem também a minivan Zafira da GM acabamento,conforto,itens como ar digital e teto solar e espaço são uns dos motivos de ter deixado sdds a Spin não chega nem perto da Zafira
Interessante a midia quase nunca lembrar da questao de comparar preços.
O problema crônico do C4 Lounge (e de vários Citroen/Peugeot) é o ar condicionado. Ja tive o Pallas, o Lounge e o 2008, todos tiveram problemas no ar condicionado, inclusive ainda na garantia. Fora isso, são carros bastante superiores no conforto e acabamento da categoria
C4 Lounge: beberrão por usar plataforma antiga.
Bravo: sem câmbio automático.
3008: muito caro, invadindo faixa d preço do Compass diesel.
Fluence: carro francês e feio.
Arrizo 6: carro chinês beberrão.
Tenho um c4 lounge THP Tendance 2016, estou há 5 anos sem nenhum problema, carro espetacular. Não entendo esse fracasso de vendas.
Carros franceses são fantástico, falta divulgação melhor dos produtos, e preço mais competitivos, que só poucos brasileiros tem recursos para comprar na atualidade
Peugeot 408 THP
Irmão gêmeo (plurivitelino) do Citroen C4 Lounge, foi igualmente injustiçado.
O 408 2.0 após 2014 também era um excelente carro. Até mais confiável que o THP. Mas é francês né ? Povo tomou birra.
Tive um Bravo Dualogic Plus (comprado zero) era bem xoxinho mesmo, mas era bonito kk e tbm tive um C4 lounge (zero tbm) 2018/2019. O melhor carro q já tive, fazia em média 7km com etanol na cidade e era um foguete. Vendi em 2022 com 13 mil km.
O C4 Lounge realmente foi injustiçado. Tenho um thp 2015, o carro é excelente. Sou segundo dono, o anteiror era bem cuidadoso, e tenho mantido a rotina de manutenção preventiva. É um baita bólido.