Já estamos na beira de 2026 e nesse ano que passou, temos diversos carros que completaram 10 anos de Brasil. Todos os indicados nessa lista foram revelados para o público brasileiro em meados de 2015, ano em que houve o impeachment de Dilma Rousseff da presidência do país, as crises de refugiados no mundo, a Apple lançou o iPhone 6S e ainda estávamos na décima quinta edição do BBB.
Jeep Renegade

Aqui está um dos SUVs compactos mais importantes do Brasil e que celebrou tão forte sua primeira década que ganhou uma série especial comemorativa de 10 anos de Brasil. O Renegade nasceu para atazanar a vida de modelos como Renault Duster e Ford EcoSport, que reinavam na categoria mais quente do mercado atual. Visual quadrado, motor 1.8 aspirado ou movido a diesel e vocação off-road eram seus chamarizes.
Mesmo sofrendo críticas por seu desempenho, o SUV compacto da Stellantis conseguiu se tornar líder da categoria por dois anos. Desde então, ainda está na mesma geração e já mudou de visual duas vezes. Em uma delas, a de 2022, passou a usar o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e agora 176 cv. A próxima mudança vai afetar o interior.
Honda HR-V
![Honda-HR-V-LX manual [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/11/Honda-HR-V-LX-1_editedl-1200x720.jpg)
A primeira geração do SUV compacto japonês está entre os carros que completam 10 anos em 2025. Só que, diferentemente do Jeep Renegade, ele já mudou de geração. Versátil, o HR-V chegou para ser como um Fit mais parrudo e é um dos veteranos da sua categoria hoje.
Chegou com diversas versões e motor 1.8 aspirado aliado ao câmbio manual ou automático do tipo CVT. Fez muito sucesso e liderou seu segmento, mas hoje está mais caro, sofisticado e lida com diversos rivais. Hoje, o HR-V mais barato é o EX, que tem visual atual, diversos equipamentos de fábrica, mas também conta com as versões EXL, Advance e Touring.
Renault Oroch

Poucos se lembram, mas a Oroch é um dos carros que está há 10 anos no Brasil. A primeira caminhonete intermediária do país, é baseada no SUV compacto Duster. Mas, nem isso a fez ser um sucesso de vendas. Ela foi opacada pouco depois pela chegada da Fiat Toro, sua maior rival e é a que domina a categoria.
Visual robusto, motor 1.6 flex de 120 cv ou 1.3 turbo de 170 cv e pegada off-road são suas armas atuais para atrair a clientela. A Oroch pode acomodar 683 litros ou 680 kg de carga na caçamba. Só que sua vida está ameaçada agora que a Renault confirmou a produção da Niagara para o ano que vem.
Toyota Hilux

Quem explica o sucesso da Toyota Hilux? Simples: robustez de sobra, boa mecânica e fama inabalável da Toyota. Tanto que a caminhonete média está presente no Brasil na mesma geração há dez anos. Ainda que ela tenha passado por inúmeras reestilizações, segue firme e forte no primeiro lugar em vendas na categoria.
A nova geração da Toyota Hilux já foi lançada lá fora e mantém a parte central do modelo de 2015 e deve chegar em breve aqui no nosso mercado.
Peugeot 2008

Por fim, mais um SUV compacto que completa 10 anos de Brasil. A primeira geração do 2008 foi lançada no começo de 2015 e tinha muito o aspecto de perua mais altinha. Ao menos, vinha com diversos itens de série, como a central multimídia. Outros destaques eram seus motores. Ele podia ter o veterano 1.6 aspirado ou o chamativo 1.6 THP de 173 cv.
Aliás, esse último o deixava bem apimentado. Mesmo com design bem resolvido e diversos itens de série, nunca foi um sucesso expressivo de vendas. Todavia, agora ele é ofertado em sua segunda geração. Pegada futurista, diversos equipamentos de fábrica e adoção de motor 1.0 turbo flex de 130 cv são suas armas.
Quais desses carros que fazem 10 anos você mais gosta? Conte nos comentários


